Arte e Tecnologia: Novas experiências de consumo de Cultura
Data e hora
Localização
Evento on-line
Evento on-line
Sobre este evento
Esse é o quarto e último módulo da primeira etapa da Formação em Arte + Tecnologia, com estudos sobre as novas experiências de consumo de cultura, construção de futuro. Serão abordados temas como novas narrativas, o consumo por meio digital e seus desafios, experiências remotas e suportes audiovisuais. Você terá uma visão geral sobre estas novas experiências de consumo de cultura, a partir das relações entre as diferentes manifestações artísticas e os suportes digitais.
Conheça as temáticas das aulas:
28/06 - Aula 1
Novas narrativas/Outras Narrativas, com o professor Dr. Eduardo Campos Pellanda.
Os suportes digitais que surgiram para o grande público no final da década de 70 com o Computador Pessoal (PC), sofreram uma rápida aceleração nas últimas décadas com as novas “telas” que começam a fazer parte do cotidiano da maior parte da sociedade ocidental. Os Smartphones, Tablets, Smartwatches, Games, Smart TV, Centrais Multimídia de Carros se uniram a um contexto em que as coisas também se conectam ao ambiente da Internet. A Internet of Things (IoT) rapidamente se espalhou por diversos tipos de objetos nas casas e ambientes públicos para interagir com usuários conforme os contextos. Talvez, o mais aparente desta categoria sejam os Smart Speakers, que popularizaram a interface da voz com assistentes pessoais. Por último, somamos ainda o contexto das cidades, cada vez mais Smarts, por termos tanto objetos urbanos com os indivíduos conectados transitando neste espaço. Todos estes ambientes de conexão nos levam a um contexto de ubiquidade da informação onde os indivíduos estão imersos em diferentes cenários tecnológicos. Esta disciplina propõe, então, entender como novas narrativas podem surgir a partir deste contexto ubíquo.
Dr. Eduardo Campos Pellanda é formado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS de Porto Alegre, Brasil. Mestre e Doutor em Comunicação pela mesma instituição. Professor de graduação e pós-graduação da Famecos-PUCRS onde também foi promovido para professor Titular por merecimento. Professor visitante do Mobile Experience Lab MIT/EUA onde também realizou dois períodos de pós-doutoramento. Foi membro do Advisory Board do GAMI (Global Alliance for Media Innovation WAN-IFRA). É fundador e coordenador do laboratório Ubilab de pesquisas aplicadas em ubiquidade comunicacional. Realizou pesquisas para corporações como HP, Grupo RBS, Bradesco, WAN-IFRA, TOTVS, Paim, Globo.com e Unicef.
05/07 - Aula 2
A Transferência do Manual para o Digital e os desafios do consumo por meio Digital, com os professores Dr. André Pase e Dra. Paula Puhl.
Introdução ao conceito sobre digital e as mudanças no consumo. Apresentação de tecnologias para visualização e desenvolvimento de ambientes virtuais e aumentados. Influência de fatores técnicos em experiências de consumo digital no cenário pós-PC. Exemplos de ambientes digitais (imersivos e não-imersivos) para a indústria criativa.
André Pase é Doutor em Comunicação Social. Pesquisador e professor da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Professor visitante no Comparative Media Studies/Writing do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Pesquisador do Ubilab, Laboratório de Pesquisa em Mobilidade e Convergência Midiática e coordenador do grupo de pesquisa Jogos e Entretenimento Digital Interativo - JEDI. TEDx speaker.
Paula Puhl é doutora e mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Professora adjunta na mesma Universidade e Decana Associada da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos. Possui pesquisas na área da Comunicação, com ênfase em imagem, identidade, realidade virtual e moda. Faz parte do grupo de pesquisa ViDiCa – Cultura Digital Audiovisual. E atualmente é professora de disciplinas sobre História da Arte e Moda, Identidade e Mercado, na Famecos/PUCRS.
12/07 - Aula 3
Experiências remotas & Suportes Audiovisuais, com o professor Dr. Roberto Tietzmann.
Apresentação dos conceitos-chave da relação com a imagem: contemplação, ação e imersão. Realidade virtual e mídias imersivas aplicadas a aspectos narrativos. Aproximações e afastamentos com o cinema e suas convenções de como contar histórias. Análise de estudos de caso.
Roberto Tietzmann é doutor em comunicação social. É professor adjunto e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS. Coordena o LABIm – laboratório de imagem digital e o grupo de pesquisa ViDiCa – Cultura Digital Audiovisual que tem como foco as conexões entre audiovisual e tecnologia.
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com apoio do Tecnopuc / PUCRS, patrocínio da Crown Embalagens, America Tampas e Fitesa.