Arte e Tecnologia: Novas Tecnologias e as suas aplicações nas Artes
Informações do evento
Sobre este evento
Esse é o terceiro módulo da Formação em Arte + Tecnologia, com estudos sobre as novas tecnologias e suas aplicações no campo da Arte. Serão abordados temas como Gamificação e UI/UX, IA, Algoritmos, Machine Learning & Deep Learning e Manufatura Aditiva. Você terá uma visão geral sobre as novas tecnologias e seu impacto no desenvolvimento de produtos e serviços de economia criativa, a partir das relações entre as diferentes manifestações artísticas e a tecnologia.
Conheça as temáticas das aulas:
24/05 - Aula 1
Gamificação e UI/UX (User Interface / Experience), com Dr. André Pase.
Possibilidades e limites da gamificação. Gamificação como estratégia para mobilização em ambientes artísticos. Noções de experiência do usuário (UX) e interfaces (UI). Storytelling e interfaces na formação de UX. Relações entre jogos e arte.
07/06 - Aula 2
IA, Algoritmos, Machine Learning & Deep Learning, com Silvia Wanderlei Moraes.
Sobre a aula: EM ANDAMENTO.
Silvia Wanderlei Moraes: EM ANDAMENTO.
14/06 - Aula 3
Experiências remotas / Realidade Virtual e Realidade Aumentada, com Dr. André Pase.
Princípios das representações digitais. “Imersão” e interatividade. Video 360º e arte. Realidade Virtual e arte. Realidade Aumentada e arte. Relações entre dispositivos e expressão digital. Ferramentas para criação em 360, RA e RV.
Dr. André Pase é pesquisador e professor da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Professor visitante no Comparative Media Studies/Writing do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Pesquisador do Ubilab, Laboratório de Pesquisa em Mobilidade e Convergência Midiática e coordenador do grupo de pesquisa Jogos e Entretenimento Digital Interativo - JEDI. TEDx speaker.
21/06 - Aula 4
Manufatura Aditiva, com Filipi Damasceno Vianna.
Tipos de processos de fabricação por manufatura aditiva (impressão 3D). Como verificar se é possível imprimir uma peça, vantagens e desvantagens entre os diferentes processos. Resistência e durabilidade das peças fabricadas por impressão 3D. Como criar uma peça para impressão 3D. Novas técnicas de fabricação possibilitadas por impressão 3D.
Filipi Damasceno Vianna é engenheiro de Controle e Automação com mestrado em computação gráfica, atualmente cursando doutorado em ciência e tecnologia de materiais. É professor na PUCRS desde 2013 ministrando disciplinas relacionadas a fabricação digital e fabricação assistida por computador. Também é o Lab Manager do Tecnopuc FabLab FreeZone vinculado a rede internacional de FabLabs.
Inscreva-se também para os Eixos 1, 2 e 4:
Eixo 1: Consumo da cultura em tempos de transformação digital
Eixo 2: Negócios na economia criativa
Eixo 4: Novas experiências de consumo de cultura
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com apoio do Tecnopuc / PUCRS, patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa.