Gratuito

Arte e Tecnologia: Novas Tecnologias e as suas aplicações nas Artes

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Descrição do evento
Evento on-line

Sobre este evento

Esse é o terceiro módulo da Formação em Arte + Tecnologia, com estudos sobre as novas tecnologias e suas aplicações no campo da Arte. Serão abordados temas como Gamificação e UI/UX, IA, Algoritmos, Machine Learning & Deep Learning e Manufatura Aditiva. Você terá uma visão geral sobre as novas tecnologias e seu impacto no desenvolvimento de produtos e serviços de economia criativa, a partir das relações entre as diferentes manifestações artísticas e a tecnologia.

Conheça as temáticas das aulas:

24/05 - Aula 1

Gamificação e UI/UX (User Interface / Experience), com Dr. André Pase.

Possibilidades e limites da gamificação. Gamificação como estratégia para mobilização em ambientes artísticos. Noções de experiência do usuário (UX) e interfaces (UI). Storytelling e interfaces na formação de UX. Relações entre jogos e arte.

01/06 - Aula 2 (terça-feira)

IA, Algoritmos, Machine Learning & Deep Learning, com Silvia Wanderlei Moraes.

Sobre a aula: EM ANDAMENTO.

Silvia Wanderlei Moraes: EM ANDAMENTO.

14/06 - Aula 3

Experiências remotas / Realidade Virtual e Realidade Aumentada, com Dr. André Pase.

Princípios das representações digitais. “Imersão” e interatividade. Video 360º e arte. Realidade Virtual e arte. Realidade Aumentada e arte. Relações entre dispositivos e expressão digital. Ferramentas para criação em 360, RA e RV.

Dr. André Pase é pesquisador e professor da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Professor visitante no Comparative Media Studies/Writing do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Pesquisador do Ubilab, Laboratório de Pesquisa em Mobilidade e Convergência Midiática e coordenador do grupo de pesquisa Jogos e Entretenimento Digital Interativo - JEDI. TEDx speaker.

21/06 - Aula 4

Manufatura Aditiva, com Filipi Damasceno Vianna.

Tipos de processos de fabricação por manufatura aditiva (impressão 3D). Como verificar se é possível imprimir uma peça, vantagens e desvantagens entre os diferentes processos. Resistência e durabilidade das peças fabricadas por impressão 3D. Como criar uma peça para impressão 3D. Novas técnicas de fabricação possibilitadas por impressão 3D.

Filipi Damasceno Vianna é engenheiro de Controle e Automação com mestrado em computação gráfica, atualmente cursando doutorado em ciência e tecnologia de materiais. É professor na PUCRS desde 2013 ministrando disciplinas relacionadas a fabricação digital e fabricação assistida por computador. Também é o Lab Manager do Tecnopuc FabLab FreeZone vinculado a rede internacional de FabLabs.

Inscreva-se também para os Eixos 1, 2 e 4:

Eixo 1: Consumo da cultura em tempos de transformação digital

Eixo 2: Negócios na economia criativa

Eixo 4: Novas experiências de consumo de cultura

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com apoio do Tecnopuc / PUCRS, patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento on-line

Salvar este evento

Evento salvo