Arte Na Sala de Aula
Arte Na Sala de Aula - Formação para Professores e Educadores
Data e hora
Localização
Instituto Ling
João Caetano , 440 Três Figueiras Porto Alegre, RS 90470260 BrazilSobre este evento
Com o objetivo de estimular abordagens que possam enriquecer a experiência em sala de aula e o processo de aprendizagem, o Instituto Ling promove programas de formação especialmente voltados aos professores da rede pública de ensino. São atividades totalmente gratuitas nas áreas de Literatura, História da Arte e Música, acontecendo de forma presencial no auditório do centro cultural.
Arte Na Sala de Aula
De maneira acessível e inspiradora, o curso oferece um amplo painel em torno da História da Arte, cobrindo o recorte histórico que compreende desde a Arte na Antiguidade até a Arte Contemporânea e a Brasileira. Ao longo de seis módulos temáticos, vamos nos encantar com as diferentes manifestações estéticas, entendendo de que forma o contexto de cada época acabou influenciando a produção de arte em períodos distintos. As aulas são ministradas por um time especial de professores, pesquisadores importantes de nosso estado, que conduzirão a turma pelos caminhos da expressão humana.
As aulas são presenciais e acontecem no auditório do Instituto Ling.
Conheça o programa e participe! Venha enriquecer os seus conhecimentos em um ambiente cheio de arte e cultura, com intelectuais que nos ajudam a uma melhor compreensão de nossa história. Uma bela oportunidade para fortalecer educadores e contribuir para a qualidade da educação brasileira.
Receberão certificado de participação aqueles que se inscreveram nos programas até o dia 03 de abril e tiverem no mínimo 75% de presença.
Interessados em participar como alunos ouvintes também são bem-vindos! Nesse caso, não é preciso inscrição prévia: chegue 15 minutos antes da aula e confira a disponibilidade de vaga, sujeita à lotação do auditório.
Programa:
Módulo 1 – Arte na Antiguidade – 04 e 11 de abril: Tânia Bian e Angela Wolf
Módulo 2 – Renascimento – 18 e 25 de abril e 02 de maio: Paula Ramos
Módulo 3 – Modernismo – 09, 16 e 23 de maio: Camila Schenkel
Módulo 4 – Arte no Pós-Guerra –6 e 13 de junho: Eduardo Veras
Módulo 5 – Arte Contemporânea – 20 e 27 de junho e 04 de julho: Bruna Fetter
Módulo 6 – Arte Brasileira – 11, 18 e 25 de julho: Gabriela Motta
Informações Gerais:
Qual o cronograma das aulas?
De 4 de abril a 25 de julho, totalizando 16 encontros.
Qual o horário das aulas?
Das 19h às 21h30.
Qual a carga horária do programa?
40 horas.
Quantas vagas serão ofertadas?
80 vagas.
Quem pode participar?
O programa é voltado especialmente para professores, educadores e estudantes universitários da rede pública de ensino que atuem diretamente com Educação (escolas municipais, estaduais e federais, ONGs e instituições dedicadas à Educação).
Não sou professor da rede pública. Existe a possibilidade de participar?
O projeto tem a maior parte das vagas reservada para rede pública, mas destinamos algumas vagas para o público em geral. No momento da inscrição basta selecionar o tipo de ingresso "inscrição público geral".
Acessibilidade:
Serão promovidas atividades que explorem a cultura surda com objetivo de instrumentalizar os professores com novas metodologias de integração com o público de deficientes auditivos.
Haverá descrição dos participantes e do cenário onde se encontram antes de iniciar a atividade.
O centro cultural oferece a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras. Por favor, informe sobre essa necessidade na confirmação da sua inscrição.
Como faço para chegar no Instituto Ling?
O Instituto Ling fica na Rua João Caetano, 440, no Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. Nosso prédio fica bem próximo à Terceira Perimetral, na Av. Carlos Gomes. Temos estacionamento e bicicletário no local. Você também pode consultar informações sobre o transporte público no site da EPTC ou pelo serviço Moovit.
Conheça os professores:
Tânia Bian coordena e ministra, junto com a professora Angela Wolf, a programação de Cursos Integrados de Artes da PUC-RS desde 1997. O interesse e o entusiasmo pela história “não-oficial” são características presentes em suas aulas, que oferecem perspectivas curiosas sobre a produção de arte em diferentes períodos. Entre as temáticas trabalhadas em seus cursos, destaque para a "História da Arte através dos Museus" e "Passo a passo da História Antiga". Juntas, organizam viagens culturais aos principais museus de Arte da Europa e do Oriente, atuando como guias visitantes autorizadas pelo Louvre, Orsay, Musei Vaticani, Prado, Villa Borghese, Thyssen-Bornemisza, Hermitage, Uffizi, British, National Gallery, Ryjksmuseum, Arqueológico de Atenas, Beaux-Arts da Bélgica, Kunsthistoriches de Viena e muitos outros.
Paula Ramos é historiadora da arte, crítica de arte e curadora. É professora do Instituto de Artes da UFRGS, atuando nos cursos de História da Arte e Artes Visuais, bem como no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFRGS), com Mestrado e Doutorado em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte (PPGAV–UFRGS). Pesquisadora, realizou o pós-doutorado na Fundação Alexander von Humboldt, Alemanha. Curadora de várias exposições de artes visuais, é também autora e organizadora de publicações no segmento da cultura, com destaque para A modernidade impressa – Artistas ilustradores da Livraria do Globo – Porto Alegre (Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016), livro agraciado com diversos prêmios regionais e nacionais, dentre os quais o Prêmio Jabuti.
Camila Schenkel – Professora e pesquisadora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde ministra aulas nos cursos de graduação em Artes Visuais, História da Arte e na Especialização em Práticas Curatoriais. Possui doutorado em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, área de concentração História, Teoria e Crítica da Arte, com estágio de doutorado-sanduíche no Departamento de Artes Visuais da Università di Bologna, Itália. Integra o Grupo de Pesquisa do CNPq "Percursos da fotografia na arte" e é coordenadora adjunta dos projetos de extensão "Histórias e práticas artísticas" e "Arestas: grupo de estudos em arte e mediação". Em 2017, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no PPGAV-UFRGS vinculada aos projetos "Arte contemporânea e sua documentação: uma questão interdisciplinar", coordenado pela prof. Mônica Zielinsky, e "A fotografia na arte contemporânea: diferença e micronarrativas", coordenado pelo prof. Alexandre Santos. Coordenou o Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo de 2012 a 2017. Participa de exposições individuais e coletivas desde o início dos anos 2000 e possui obras nos acervos da Fundação Vera Chaves Barcellos, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.
Eduardo Veras – é crítico e historiador da arte, trabalhando também como curador independente. Professor do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), no Bacharelado em História da Arte e na Licenciatura e no Bacharelado em Artes Visuais. É Doutor e Mestre pelo PPGAV/UFRGS, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Foi bolsista de pós-doutorado FAPERGS/CAPES também junto ao PPGAV/UFRGS. Atualmente pesquisa artistas em deslocamento (viagens, trânsitos, derivas, observações da paisagem), estabelecendo pontes, via anacronismo histórico, entre a contemporaneidade e a tradição. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Integra o Conselho Deliberativo da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB). Lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Arte em trânsito: viagens, derivas, deslocamentos. Coordena, com Luísa Kiefer, o projeto de catalogação da obra de Gisela Waetge.
Bruna Fetter – Professora e pesquisadora do Instituto de Artes da UFRGS. É Doutora em História,Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais desta mesma Universidade, onde também atua como docente. Vice-coordenadora do curso de especialização em Práticas Curatoriais (UFRGS), foi pesquisadora visitante na New York University. Atualmente é Diretora Cultural da Fundação Vera Chaves Barcellos. Curadora de diversas mostras, entre 2006 e 2007 coordenou a equipe de produção executiva da 6a Bienal do Mercosul. É membro da ANPAP, da ABCA e da AICA. Coautora do livro “As novas regras do jogo: sistema da arte no Brasil” (Editora Zouk, 2014), colaborou nas publicações “Artes visuais - ensaios brasileiros contemporâneos" (org. Fernando Cocchiarale, André Severo e Marília Panitz, FUNARTE, 2017), “Práticas contemporâneas do mover-se” (org. Michelle Sommer, Circuito, 2015) e “A palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais” (org. Lilian Maus, Panorama Crítico, 2014). Desde 2015 é conselheira do Instituto Yvy Maraey - Arte e Natureza. Também é membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA) e da Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas (ANPAP).
Gabriela Motta é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. Desenvolve, nessa instituição, pesquisa de pós-doutorado sobre as intersecções entre prática artística, crítica da arte e curadoria em artes visuais. (PNPD Capes/2016) Realizou a curadoria de inúmeras exposições de arte contemporânea, dentre as quais destaca-se a exposição CantosreV (Canto Verso), do artista Nelson Felix, cuja obra é o tema central de sua tese de doutorado, desenvolvida junto ao PPGAV da USP (2015). Colabora regularmente com veículos de comunicação e revistas acadêmicas publicando artigos e resenhas críticas sobre exposições de arte contemporânea, monográficas e coletivas.
Ficou com alguma dúvida ou questão?
Escreva pra gente! Mande sua mensagem para o e-mail instituto.ling@institutoling.org.br.
Esta atividade é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.