Arte no Brasil: força e influência do Neoconcretismo, com Rafael Vogt
Informações do evento
Sobre este evento
Conversas sobre Arte
Arte no Brasil: força e influência do Neoconcretismo
Com Rafael Vogt Maia Rosa
No projeto Conversas sobre Arte, diferentes convidados apresentam uma aula especial em torno da História da Arte. Organizado em seis edições, cada aula do ciclo aborda um recorte histórico distinto entre as expressões de arte, tratando de sua produção, principais nomes e movimentos, além de estabelecer a relação com o contexto sociocultural de cada período.
No quarto encontro do ciclo, o crítico de arte Rafael Vogt Maia Rosa parte do contexto do Neoconcretismo para estabelecer um paralelo com a produção da chamada Geração 80, refletindo também sobre o legado para a arte contemporânea, mesmo a arte em tempos de pandemia. Sairemos do Rio de Janeiro do final da década de 50, passando pela redemocratização do país para chegarmos aos dias atuais da produção de arte, tratando das repercussões estéticas de cada período.
Surgido no Rio de Janeiro no final da década de 50, o movimento neoconcretista teve entre seus protagonistas Lygia Clark, Hélio Oiticica, Sergio Camargo, Lygia Pape e Amilcar de Castro. Procurando novos caminhos, o Neoconcretismo considerou, na completude da arte, o expressionismo e a subjetividade como partes integrantes, além de tornar a participação do público um elemento da experiência artística.
Uma aula especial que coloca em perspectiva a beleza entre as manifestações da arte brasileira dos últimos 60 anos, que fazem parte da nossa história.
Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário e aproveita a atividade do início ao fim :)
Oferecemos certificado de participação para os inscritos que acompanham a atividade ao vivo. Solicite o seu escrevendo para instituto.ling@institutoling.org.br.
Sobre o professor:
Rafael Vogt Maia Rosa é crítico de arte, curador e pesquisador. Graduado em Linguística, mestre e doutor em literatura comparada pela USP, foi, entre 2010 e 2015, pesquisador e artista convidado na Yale University, nos EUA. Dentre suas curadorias, destacam-se “Abertura 1980:”, no Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, “Retratos” (2017), na Galeria Millan, “A Zona: Duke Lee, Baravelli, Fajardo, Nasser, Resende” (2009), com o poeta João Bandeira, no Centro Universitário Mariantonia da USP. Foi professor de teoria no bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, trabalhou na Fundação Bienal de São Paulo e no jornal Folha de S. Paulo. Realizou a exposição individual “Senhor das Nuvens”, com aquarelas e vídeos, na Galeria São Paulo flutuante, entre outubro de novembro de 2019, em São Paulo.
Informações gerais:
Período: 15 de dezembro
Dia da semana: terça-feira
Duração: 1 hora e 30 minutos
Horário: das 18h30 às 20h
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.