Audições Comentadas de Jazz - Charles Mingus

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Instituto Ling

João Caetano,440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Audições Comentadas de Jazz: Charles Mingus, com Everson Vargas Grupo

Sobre este evento

Em comemoração aos 5 anos de centro cultural, o Instituto Ling vai ofertar uma série de eventos gratuitos, entre eles a Audição Comentada de Jazz em homenagem a Charles Mingus.

Charles Mingus foi um importante baixista, pianista, bandleader e compositor no cenário da música americana do século XX. Durante sua trajetória musical, Charles Mingus tocou e gravou com músicos renomados como Charlie Parker, Miles Davis e Duke Ellington. Mingus ajudou a propagar o Hard Bop, subgênero do Bebop. Charles possui grandes sucessos como “Pithecanthropus Erectus”, “Goodbye Pork Pie Hat”, “Better Git It in Your Soul” e “Boogie Stop Shuffle”. Irreverente, excêntrico e genial, Charles Mingus é o homenageado da vez do Audições Comentadas de Jazz.

A canja musical ao vivo é comandada por Everson Vargas Grupo, interpretando grandes clássicos de Charles Mingus.

Confira como participar:

• O acesso ao auditório se dará mediante retirada de senhas que começarão a ser distribuídas, por ordem de chegada, uma hora antes da atividade.

• É permitida a retirada de no máximo duas senhas por pessoa.

Capacidade: 89 lugares

Sobre o Audições Comentadas de Jazz: Todos os meses, um encontro dedicado ao Jazz. A cada edição, a homenagem aos grandes nomes do gênero. Histórias, curiosidades e memórias de quem dedicou a vida ao ritmo musical que atravessou as fronteiras dos Estados Unidos para ganhar o mundo. O jornalista Paulo Moreira promove uma verdadeira viagem no tempo para estimular uma noite de ode ao Jazz. A audição fica completa com canjas musicais ao vivo, trazendo cantores e instrumentistas da cena jazzística de Porto Alegre.

O jornalista Paulo Moreira tem 38 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.

Everson Vargas Grupo é um trio formado pelos músicos e parceiros Everson Vargas (contrabaixo acústico e voz), João Maldonado (piano) e Giovanni Berti (percussão). Vargas já participou de espetáculos na América Latina e na Europa, tais como o Festival de Jazz de Madri (Espanha); o Festival Sul a Sud em Sanary (França); Festival Latinomúsica (Pelotas), Congresso Internacional de Salsa (Edição São Paulo), Revirada Cultural de São Paulo e Festivais de Jazz de Porto Alegre (PoA Jazz).

Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania, Governo Federal.

Informações gerais

Período: 05.12.2019

Dia da semana: quinta

Duração: 2h

Horário: das 19h30 às 21h30

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Instituto Ling

João Caetano,440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo