R$20

Audições Comentadas de Jazz | Ella Fitzgerald

Ações e painel de detalhes

R$20

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento
Audições Comentadas de Jazz| Ella Fitzgerald

Sobre este evento

Dona de uma extensão vocal única, Ella Jane Fitzgerald (1917 – 1996) se destacou entre o público devido a sua rara habilidade de transitar entre notas altas e baixas. Cantora e compositora, Ella ficou conhecida pela pureza de sua tonalidade, dicção, fraseado e entonação impecáveis. Sua habilidade de improviso a levaria ao domínio do scat, técnica que usa a voz como se fosse um instrumento musical, cantando sílabas avulsas em vez de palavras.

Ella Fitzgerald iniciou a carreira em 1934, quando ganhou um concurso de talentos no Apollo Theater, em Nova York, passando a fazer parte da banda de Chick Webb, músico de jazz que liderava uma big band de muito sucesso na época. No decorrer da carreira, Ella gravou mais de cem discos em diferentes estilos musicais, entre jazz e baladas. Dividiu o palco com grandes nomes do Jazz como Louis Armstrong e Dizzy Gillespie, e de cantores como Frank Sinatra e Bing Crosby.

Considerada uma das intérpretes supremas do Great American Songbook, consagrou sua carreira por quase 60 anos. Vencedora de 14 prêmios Grammy , recebeu a Medalha Nacional das Artes do presidente americano Ronald Reagan, e a Medalha Presidencial da Liberdade, do sucessor de Reagan, George H. W. Bush.

Em uma mistura de aula e discotecagem, o jornalista Paulo Moreira apresenta a trajetória da grande diva do jazz, Ella Fitzgerald. A atividade encerra com canja ao vivo da cantora da cantora Luana Pacheco e do pianista Luciano Leães, interpretando alguns clássicos da homenageada.

O encontro acontece ao vivo e on-line. Na compra do ingresso, você recebe o link da transmissão através do e-mail cadastrado. No dia da atividade, você também recebe lembretes via e-mail e assim não perde o horário e aproveita a atividade do início ao fim :)

Sobre o Audições Comentadas de Jazz: Todos os meses, um encontro dedicado ao Jazz. A cada edição, a homenagem aos grandes nomes do gênero. Histórias, curiosidades e memórias de quem dedicou a vida ao ritmo musical que atravessou as fronteiras dos Estados Unidos para ganhar o mundo. O jornalista Paulo Moreira promove uma verdadeira viagem no tempo para estimular uma noite de ode ao Jazz. A audição fica completa com as canjas musicais dos principais nomes da cena jazzística de Porto Alegre.

Paulo Moreira tem 39 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos na programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Atualmente, apresenta o mesmo programa na rádio online salvesintonia.com, mostrando o jazz de todos os tempos e as manifestações instrumentais dos artistas gaúchos, brasileiros e internacionais. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 20h às 22h, e tem reprises nos mesmos dias, das 7h às 9h.

Luana Pacheco é cantora, dona de uma voz doce e poderosa. Transita entre o jazz, a chanson e o blues. Iniciou a vida na música cedo, assim como algumas das divas que mais admira: Ella Fitzgerald, Edith Piaf, ZAZ, Patricia Kaas, Etta James, Elizeth Cardoso e Dinah Washington. Foi solista ao lado de orquestras como Unisinos Anchieta e Eintracht. Seu trabalho levou a música para lugares como Santander Cultural, Museu Ernesto Frederico Scheffel e Fundação Ecarta, além do Café des Deux Moulins, em Paris, na França, cenário do filme: "Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain".

Luciano Leães: Nas palavras de Bob Lohr, pianista do guitarrista Chuck Berry por mais de 10 anos, “Luciano é um dos mais surpreendentes músicos do rhythm & blues e teclados ao estilo de New Orleans.” Há mais de 5 anos o pianista brasileiro cumpre uma agenda regular de apresentações por bares, casas de espetáculos, eventos e grandes festivais no país e no mundo. Leães já dividiu o palco com artistas importantes do blues internacional, como Carey Bell, Magic Slim, Earl Thomas, Hubert Summlin, Larry McCray, Wee Willie Walker, John Primer, entre outros. Na posição de sideman (músico de apoio), Leães excursionou pelos Estados Unidos e Europa com a cantora Annika Chambers, ganhadora do Blues Music Awards 2019 como Melhor Cantora de Soul/Blues.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo