Audições Comentadas de Jazz - Jaco Pastorius

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Instituto Ling

João Caetano , 440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Audições Comentadas de Jazz - Jaco Pastorius

Sobre este evento

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Ling apresentam :

Jaco Pastorius representa para o baixo o mesmo que Hendrix para a guitarra. Inovou, mudou os rumos, revolucionou. Michael Manring, Billy Sheehan, Les Claypool, Tony Levin e outros tantos mágicos do baixo foram influenciados por Jaco e se referem a ele com admiração. É quase universalmente reconhecido como um dos maiores baixistas da história do jazz. Dono de uma técnica brilhante e imaginação fértil, Pastorius fez o baixo elétrico saltar para a linha de frente e mostrou-se talentoso compositor. Controverso, impulsivo e intenso, Jaco Pastorius teve uma vida breve, mas deixou um enorme legado ao Jazz mundial. É por isso que ele merece uma noite de homenagem no terceiro encontro das Audições Comentadas de Jazz deste ano.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Sobre o Audições Comentadas de Jazz: Todos os meses, um encontro dedicado ao Jazz. A cada edição, a homenagem aos grandes nomes do gênero. Histórias, curiosidades e memórias de quem dedicou a vida ao ritmo musical que atravessou as fronteiras dos Estados Unidos para ganhar o mundo. O jornalista Paulo Moreira promove uma verdadeira viagem no tempo para estimular uma noite de ode ao Jazz. A audição fica completa com canjas musicais ao vivo, trazendo cantores e instrumentistas da cena jazzística de Porto Alegre.

Neste encontro, a canja musical ao vivo é comandada por Nico Bueno, interpretando grandes clássicos de Jaco Pastorius.

O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.

Nico Bueno é músico contrabaixista, produtor e integrante do renomado grupo Delicatessen. Possui 4 discos gravados e diversos prêmios - incluindo dois Prêmios da Música Brasileira e diversos Açorianos de Música. Como músico acompanhante, já participou em shows e gravações pelo Brasil e exterior, incluindo os principais festivais de jazz brasileiros. Tocou com nomes como Rafael Vernet, Kiko Freitas, João Donato e Chico Batera. Também se apresentou com os guitarristas americanos Phill Fest e Mat, a cantora britânica Rowena Jameson e o pianista francês Aymeric Frerejean. Nei Lisboa, Nenhum de Nós, Renato Borguetti e Luis Carlos Borges também fazem parte da trajetória de Nico. Premiado como melhor instrumentista do Festival de Música de Porto Alegre, também é professor de contrabaixo.

Informações gerais

Período: 23.07.2020

Dias da semana: quinta

Duração: 2h

Horário: das 19h30 às 21h30

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Instituto Ling

João Caetano , 440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo