R$20

Audições Comentadas de Jazz | Louis Armstrong

Ações e painel de detalhes

R$20

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento
Audições Comentadas de Jazz| Louis Armstrong

Sobre este evento

Considerado a personificação do Jazz, Louis Daniel Armstrong nasceu em uma família muito pobre, em 1901. Apelidado de Satchmo, corruptela de satchel mouth (boca de sacola), começou a tocar aos 12 anos de idade na banda amadora do reformatório onde esteve, pelo porte de arma e o disparo tiros para o alto durante o réveillon de 1913. Trabalhou vendendo papéis velhos e carvão durante o dia e, à noite, tocava em casas noturnas e nas grandes barcas do rio Mississipi. Em 1922 foi para Chicago a convite de Joe "King" Oliver para se juntar a sua "Creole Jazz Band", onde ganhava o suficiente sem ter de atuar nos velhos clubes noturnos. Em 1925 voltou para Chicago e formou seu próprio grupo, o Louis Armstrong Hot Five, com o qual fez gravações consideradas clássicos do jazz até hoje, como Chicago Dixieland.

Com a voz grave e um estilo inconfundível de cantar, o canto se tornou a marca registrada do músico, tanto quanto o seu virtuosismo no trompete. Em 1964 ele atingiu o recorde de vendas com Hello, Dolly!, tirando os Beatles do primeiro lugar do Top 40 da Billboard. Louis Armstrong morreu em 1971, de ataque cardíaco, deixando para os apreciadores do jazz verdadeiras joias como as gravações What a Wonderful World, La Vie en Rose e Dream a Little Dream, entre tantas outras.

O jornalista Paulo Moreira, especialista apaixonado por jazz, apresenta esta aula especial sobre Louis Armstrong, finalizando a noite com a canja musical do trompetista Chico Gomes, que interpreta grandes clássicos do homenageado da edição.

O encontro acontece ao vivo e on-line. Na compra do ingresso, você recebe o link da transmissão através do e-mail cadastrado. No dia da atividade, você também recebe lembretes via e-mail e assim não perde o horário e aproveita a atividade do início ao fim. A atividade é gravada, ficando acessível por 30 dias.

Sobre o Audições Comentadas de Jazz: A cada edição, a homenagem aos grandes nomes do gênero no formato de uma aula discotecada. Histórias, curiosidades e memórias de quem dedicou a vida ao ritmo musical que atravessou as fronteiras dos Estados Unidos para ganhar o mundo. O jornalista Paulo Moreira promove uma viagem no tempo, em uma noite de verdadeira ode ao Jazz. A audição fica completa com as canjas musicais dos principais nomes da cena jazzística de Porto Alegre.

Curador e apresentador do projeto Audições Comentadas de Jazz, o jornalista Paulo Moreira tem 39 anos de carreira, na sua maioria dedicados à difusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos na programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Atualmente, apresenta o mesmo programa na rádio online salvesintonia.com, mostrando o jazz de todos os tempos e as manifestações instrumentais dos artistas gaúchos, brasileiros e internacionais. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 20h às 22h, e tem reprises nos mesmos dias, das 7h às 9h.

Chico Gomes: Sempre acompanhando do Trompete e Fluegelhorn, Chico Gomes é Bacharel em Música, com habilitação em Música Popular pelo Instituto de Artes da UFRGS. Participou das bandas Big band IA/UFRGS , Banda Jazzgig; Banda Anos Blues; Banda El Cocoloco(Salsa); Nicotine Soul(Soul music); Discovery(Disco music) e Orquestra Popular de Porto Alegre. Esteve junto com a Big Band do Instituto de Artes no Musical Chicago em apresentações no Teatro Renascença (2018), e Theatro São Pedro em 2019.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento on-line

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

{ _('Organizer Image')}

Organizador Instituto Ling

Organizador de Audições Comentadas de Jazz | Louis Armstrong

Entidade sem fins lucrativos voltada a investimentos em educação, cultura e saúde.

Salvar este evento

Evento salvo