R$20

Audições Comentadas de Música Erudita | Villa-Lobos

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento
Audições Comentadas de Música Erudita | Villa-Lobos: meu tratado de harmonia é o mapa do Brasil

Sobre este evento

No segundo encontro das Audições Comentadas de Música Erudita os pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz irão explorar durante o encontro virtual, o processo criativo, a biografia e as peculiaridades da trajetória do músico, além de acompanhar ao vivo a execução de algumas das maiores obras do maestro brasileiro que foi considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas.

Villa-Lobos foi o pioneiro a buscar as raízes da música brasileira, percorrendo o país e registrando canções das mais remotas regiões. A música das festas, dos rituais primitivos, as danças do sertão, os ritmos de guerra dos indígenas, os sons das florestas e dos pássaros, foram por ele registrados em viagens aventureiras entre 1905 e 1913. Ainda jovem, tocando em orquestras teve contato com a música de grandes compositores europeus, e absorveu as tendências modernas em suas composições. Conseguiu amalgamar a brasilidade da nossa música às influências do modernismo europeu, assumindo um lugar de destaque na cena musical internacional. Com ousadia e dinamismo, criou a mais espetacular rede de coros escolares nas escolas públicas de todo o país. Sua obra é um especial testemunho de brasilidade.

Na compra do ingresso, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário e aproveita do início ao fim :)

Olinda Allessandrini é graduada com láurea em piano, pela UCS. Possui CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga e Araújo Vianna. Apresentou-se nos mais importantes centros culturais brasileiros e realizou recitais na Itália, Bélgica, Noruega, Chile, Bolívia e Uruguai, além de turnês pelos Estados Unidos e Alemanha.

Tiago Halewicz é pianista graduado em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS. É diretor da Casamundi Cultura e atua na área de Estudos Culturais. Mantém um trabalho multidisciplinar por conta de seu trabalho de cooperação internacional representado pela difusão da cultura polonesa no Brasil. Em 2015, recebeu a medalha de Honra da Ordem dos Cavalheiros da República da Polônia, concedida pelo presidente do país, Bronislaw Komorowski.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas

Classificação indicativa: livre

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo