Augusto dos Anjos, com Sergius Gonzaga

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Instituto Ling

João Caetano , 440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Poesia no Ling: Augusto dos Anjos, com Sergius Gonzaga.

Sobre este evento

O Instituto Ling está unindo-se aos esforços de toda sociedade para conter a escalada do COVID-19 (coronavírus). Neste sentido, estamos suspendendo as atividades da nossa programação até o dia 30 de abril. Dada a imprevisibilidade da situação, seguiremos acompanhando e mantendo nossos clientes e parceiros informados sobre novos desdobramentos.

Com isso, o Poesia no Ling - Augusto dos Anjos, previsto inicialmente para o dia 28.03, será reagendado. Em breve divulgaremos a nova data.

Agradecemos a compreensão!

Cordialmente,

Equipe Instituto Ling

___

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Ling apresentam:

Todos os meses, um encontro dedicado à poesia!

Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo um estudo da Universidade de Liverpool, sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

O segundo encontro de 2020 será sobre a poesia de Augusto dos Anjos (1884-1914). Considerado um dos poetas mais importantes do pré-modernismo, Augusto dos Anjos faleceu com apenas 30 anos, em decorrência de uma pneumonia. Em vida publicou um único livro, “EU”, em 1912, que continha 58 poemas. Seus textos chamam atenção pelo teor melancólico e seus termos científicos e médicos. Além disso, suas poesias contêm formas métricas rígidas e versos com características realistas. Pela sua forte obsessão pela morte, Augusto dos Anjos ganhou o apelido de “Poeta da Morte”.

Um pouco da poesia de Augusto dos Anjos, para aquecer:

Vês?! Ninguém assistiu ao formidável

Enterro de tua última quimera.

Somente a Ingratidão — esta pantera —

Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!

O Homem, que, nesta terra miserável,

Mora, entre feras, sente inevitável

Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!

O beijo, amigo, é a véspera do escarro,

A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa ainda pena a tua chaga,

Apedreja essa mão vil que te afaga,

Escarra nessa boca que te beija!

(Versos Íntimos, Augusto dos Anjos)

Sobre o professor: Sergius Gonzaga é professor da UFRGS desde 1978, um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci. Personalidade querida da cena cultural de Porto Alegre, foi diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004), Secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente é responsável pela Universidade Aberta e pela Coordenação do Livro da Prefeitura de Porto Alegre. Ministra palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino-Americana em diferentes cidades do país e do mundo.

Informações gerais:

Período: 15.04.2020

Dia da semana: quarta

Duração total: 2h

Horário: das 16h às 18h

Esta atividade é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Instituto Ling

João Caetano , 440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo