R$20

AULA-DEBATE | Uma década de feiras de arte impressa: análises e caminhos po...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Sala Tatuí

Rua Barão de Tatuí, 302, sala 42

Vila Buarque

São Paulo, SP 01226030

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

A realização de feiras de arte impressa e publicações na cidade de São Paulo completam, em 2019, dez anos de ocorrência. Se a primeira edição da Feira de Arte Impressa do Tijuana, ocorrida em 2009, marca o início dessa movimentação, a Feira Plana, criada em 2013, marca a visibilidade das feiras e de suas artes para um público mais amplo. Nesse esteio, o arremate provocado pela emergência da Feira Miolo(s), cuja primeira edição ocorre em 2014 na Biblioteca Mário de Andrade, contribui para que esses três eventos entrem no calendário da cidade. Em paralelo, outras feiras vão surgindo em relação a essas, seja para se inspirar ou para se diferenciar.

Produzidos e consumidos por escritores, designers, ilustradores, editores e artistas visuais, dentre outros, os eventos buscam, segundo informam, apontar para modelos de criação e fruição artística que priorize um trato com as obras, por meio de produções não industriais, e que não estejam dependentes exclusivamente da presença em grandes livrarias, galerias e museus. Nesse esteio, as artes e publicações são valorizadas levando em conta seus aspectos materiais, considerados partes constitutivas das narrativas e não apenas enquanto suportes para determinados conteúdos.

Dessa forma, a aula-debate se propõe a pensar a configuração das movimentações das feiras nos últimos dez anos, situadas em um contexto mais amplo de modificações na vida social cujo impacto para o campo das artes é incontornável. Assim, as feiras serão discutidas tendo o contexto os últimos 30 anos e o que eles engendraram na paisagem social e artística não apenas nacional como também internacional.


SOBRE O PROFESSOR
Nathanael Araújo é graduado em Ciências Sociais (licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2016). No momento é doutorando em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (PPGAS/UNICAMP). Possui experiência nas áreas de Antropologia e de Sociologia, com ênfase em Antropologia e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado editorial, mercado de arte, livros, literaturas, estudos de gênero e sexualidade.
Pesquisador do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU e do Ateliê de Produção Simbólica e Antropologia (APSA), ambos da UNICAMP, onde também atua como editor da Proa: Revista de Antropologia e Arte.


Coordenadas
2 de agosto
sexta, das 19h às 22h
investimento: R$ 20 (que servirá como crédito na Sala Tatuí. Válido somente no dia e para os participantes que comparecerem ao evento)
mais informações: contato@salatatui.com.br

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Sala Tatuí

Rua Barão de Tatuí, 302, sala 42

Vila Buarque

São Paulo, SP 01226030

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo