R$20

AULA VIRTUAL | A transformação dos zines

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento
Márcio Sno aborda a reinvenção das publicações independentes nas últimas duas décadas nesta aula online.

Sobre este evento

Com 27 anos de atuação no meio editorial independente, Márcio Sno faz um relato das transformações que os zines passaram, sob a ótica de quem participou (e participa) ativamente como editor, pesquisador e multiplicador.

A aula virtual apresenta a produção de zines no começo da década de 1990, totalmente analógica e voltada a divulgar artistas independentes, e os impactos sofridos pela chegada da internet, que quase dizimou a produção de zines impressos.

Serão abordados também os desafios vividos por editores que resistiram e precisaram se adaptar para se manterem vivos e ativos no cenário de publicações, principalmente com os novos recursos tecnológicos, a chegada das feiras, a profissionalização da produção. Estes profissionais se viram diante de dilemas como o “papel do papel” na era virtual e a comercialização sem perder a essência alternativa e independente.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Sala Tatuí está fechada desde meados de março. A aula "A transformação dos zines" será realizada na plataforma Google Meet (o link será enviado após a inscrição).

SOBRE O PROFESSOR

Márcio Sno é paulista, zineiro, jornalista, ilustrador, pesquisador, oficineiro e educador. Nos anos 1990 editou diversos zines e colaborou para muitos outros no Brasil e exterior, além de ilustrar para bandas e zines. A partir de 2005 passou a coordenar diversas oficinas de Zines, Brinquedos de Papel e Histórias em Quadrinhos. Entre 2011 e 2013 lançou três capítulos da série de documentários “Fanzineiros do Século Passado”, que já foi exibido em todo o Brasil e no exterior. Em 2015 lançou seu primeiro livro “O Universo Paralelo dos Zines” (Editora Timo), fruto de oito anos de pesquisa autônoma na qual apresenta a história dos zines, seu uso em propostas pedagógicas, o perfil dos editores e o meio onde está inserido, entre outras abordagens. Criador do personagem Encostinho, Marcio Sno constantemente lança zines com temáticas, formatos e tamanhos diferenciados, que vende nas diversas feiras de publicações independentes que participa. Por fim, idealizou e ilustrou em 2017 o livro “Haicobra” (Bambolê), com textos de Fabio Maciel e selecionado no Catálogo FNLIJ – Bolonha 2018.

Data e horário

24 de setembro

quinta-feira, das 19h às 21h

plataforma do encontro: Google Meet (o link será enviado por email aos participantes)

Investimento: R$ 20 (que servirá como crédito na loja virtual da Banca Tatuí. Válido somente para os participantes que comparecerem ao evento)

formas de pagamento: boleto bancário, depósito em conta ou cartão de crédito (é possível parcelar diretamente pelo Eventbrite)

política de reembolso: devolução total do valor desde que solicitado com pelo menos 7 dias de antecedência

mais informações: contato@salatatui.com.br

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo