R$1.100

"Capital Variations" – Workshop com Roballos & Naab

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

São Paulo

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Amigos que vão participar
Descrição do evento

Descrição

Para todos que desejam rever e aprofundar-se no estudo das proporções das Maiúsculas Romanas, desenvolver habilidades de desenho enquanto criam versões pessoais e flexíveis de composições com capitulares romanas.

Duração: 21 horas (1, 2 e 3 de Novembro, das 10h às 18h),
Nível: Intermediário,

O CURSO SERÁ MINISTRADO EM ESPANHOL e INGLÊS

Trabalhos realizados durante o workshop

Material Necessário

Cada aluno deverá trazer os seguintes materiais:

  • Papéis:
    - 5 folhas de Canson Mi-Teintes, 160g tamanho 50x70cm. Pelo menos 3 cores diferentes em tons médios e escuros (vermelho, verde, azul, bege, cinza, etc…),
    - 1 folha de Canson Mi-Teintes, 160g tamanho 50x70cm na cor preta,
    - 2 folhas de papel vegetal, tamanho A3,
    - 1 bloco de papel de rascunho A3 Canson XL Croquis 90g. Mínimo 25 folhas.

  • Ferramentas de escrita:
    - Lápis HB, 2B e 3B,
    - Lápis de cor macio: pelo menos 5 cores incluindo branco,
    - Pena quadrada/flat (round hand): tamanhos 2, 3, 4 e 5 (Mitchell ou Leonardt),
    - Penas Speedball B n. 3 e 4,
    - Cabo para pena,
    - Pincel redondo n. 4 (de baixa qualidade, apenas para misturar cores)

  • Tintas:
    - Sumi/Nanquim,
    - Guache de boa qualidade (Talens ou Winsor & Newton) nas cores Branca e duas outras cores à sua escolha (recomendamos Ultramarine Blue, Cadmium Red ou Crimson, Cadmium Yellow).

  • Ferramentas:
    - Tesouras, estilete ou bisturi de artesanato (x-acto ou similar), borracha, régua de 50cm, base de corte A3, pelo menos 3 potes para misturar tinta, pote para água, papel toalha, fita crepe, conta-gotas.

  • Material opcional:
    - Lápis de giz, giz pastel, lápis da série H, tinta walnut (extrato de nogueira ou nogalina), aquarelas, qualquer outra ferramenta de escrita que quiser utilizar (pincel de ponta fina, pincel flat, etc…).

Descrição do curso

Em seu livro Writing & Illuminating & Lettering, Edward Johnston escreveu “Quase todo tipo de letra que conhecemos é derivada das Capitulares Romanas, e chegou até nós por meio ou foi modificada por influencia da pena. E, portanto, ao tentar reviver lettering de qualidade, não podemos fazer melhor do que um estudo prático dos melhores exemplares e suas formas, aprendendo o mesmo tempo a apreciar as formas de seus arquétipos magníficos preservados nas inscrições Romanas”

O lápis nos ajudará a fazer uma revisão detalhada das proporções das maiúsculas da coluna de Trajano. Desenharemos os traços básicos primeiro, prestando atenção especial à qualidade através de exercícios de pressão com o lápis.

Faremos ajustes óticos finos de cada letra e buscaremos formas alternativas das maiúsculas romanas formais. Também vamos revisar o espacejamento através de vários exercícios curtos para treinar o olhar.

Na segunda parte deste curso, vamos nos aprofundar na história olhando para exemplos cristãos primitivos de capitulares. Uma série de exercícios curtos e estimulantes guiarão cada estudante no desenvolvimento de seu próprio catálogo de desenhos e formas maiúsculas alternativas. Isso dará a cada estudante uma base sólida para ir além das proporções tradicionais e desenvolver formas novas e pessoais, além de criar composições de maneira lúdica. Seguiremos então para exercícios de desenho baseados nas formas maiúsculas pesquisadas, com atenção especial à composição e espaçamento em uma palavra específica.

Vamos explorar variações de peso através da mudança de largura dos traços e experimentando com diferentes graus de êntase.

Pesquisaremos ligaduras em manuscritos históricos e experimentar com essas referências com um exercício lúdico. O estágio final desse workshop será uma série de exercícios rápidos de composição buscando flexibilidade e variações de letras maiúsculas de uma maneira descontraída.

O projeto final poderá ser feito com papel recortado ou uma composição com cores, utilizando uma ferramenta de sua preferência: Penas Speedbal B, Lápis de cor, etc…

Cada aluno chegará ao final do workshop com uma série de pequenas peças finalizadas de cada estágio.

A professora seguirá de perto o progresso de cada aluno, fazendo anotações e demonstrações em cada folha de exercício. Será entregue uma apostila com exercícios e exemplos, assim como uma apresentação técnica sobre as Capitulares Romanas e letras como desenho.

Sobre as professoras

María Eugenia Roballos

Nascida em Buenos Aires em 1969, formada em Design Gráfico pela Universidade de Buenos Aires em 1992. Trabalhou como designer gráfica em Milão entre 1993 e 1997 e durante esse período estudou caligrafia com mestres europeus e americanos. Desde então e até 2003 ela trabalhou como designer freelancer aplicando caligrafia aos seus projetos gráficos. Ela ensinou caligrafia na Universidade de Buenos Aires e foi uma das fundadoras do grupo Calígrafos de la Cruz del Sur. De 1995 até o seu fechamento, foi responsável pela seção caligrGráfica da revista de design tipoGráfica, escrevendo artigos e organizando conteúdos sobre o assunto. Foi convidada a ensinar em Milão e Bobbio em 2003, 2007 e 2010 e Abano em 2014. Em 2012 se tornou membro da equipe editorial da Universidade UCES em Buenos Aires. Tem ensinado o curso de introdução no mestrado de Tipografia na UBA em Buenos Aires desde 2009.


Betina Naab

Nascida em Buenos Aires em 1972. Estudou pintura no atelier de Roberto Parini, se formou em Design Gráfico na Universidade de Buenos Aires e se especializou em caligrafia na universidade Roehampton em Londres, Inglaterra. Seu primeiro contato com letras manuscritas aconteceu em 1998 em um workshop conduzido por María Eugenia Roballos em Buenos Aires. Em 1999 ela participou da Writing Beyond Words, a conferência anual de caligrafia nos Estados Unidos. Desde então ela tem participado de workshops com calígrafos reconhecidos mundialmente. Em 2000 foi convidada a participar do grupo Calígrafos de la Cruz del Sur, com quem ela havia participado de várias exposições e conferências. Em 2002 recebeu o Certificado em caligrafia prática na Universidade de Roehampton onde ela estudou com Margaret Daubney, Ewan Clayton, Hazel Dolby e Sue Hufton. É professora desde 1993 e já viajou para diferentes países como Japão, Itália, Inglaterra e outros para exibir seus trabalhos e ensinar workshops. Atualmente é a diretora do curso de Tipografia Experimental na graduação de Design Gráfico na Universidade UCES em Buenos Aires e tem ensinado no Mestrado em Tipografia na UBA desde 2009


Juntas formam o estúdio de caligrafia Roballos/Naab na cidade de Buenos Aires, Argentina, onde se especializam em serviços de caligrafia para diferentes áreas como design gráfico, eventos sociais, artes e outros. No estúdio elas mantém uma agenda intensa de cursos de caligrafai e fazem parte do corpo docente no Mestrado em Tipografia na Universidade de Buenos Aires.
Seus trabalhos foram exibidos em diferentes galerias de arte na Argentina e no exterior, além de publicações em diversos livros e revistas especializadas.
Juntas foram responsáveis pela organização de workshops de caligrafia no Tipos Latinos e são convidadas regularmente para palestras, demonstrações e workshops ao redor do mundo.

Para mais referências, acesse:
www.roballosnaab.com.ar
www.flickr.com/roballosnaab
www.instagram.com/roballosnaab
www.facebook.com/roballosnaab

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

São Paulo

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo