Gratuito

Carlos Drummond de Andrade, com Diego Grando

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Aula on-line

Sobre este evento

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Ling apresentam:

Poesia no Ling: Carlos Drummond de Andrade

Todos os meses, um encontro dedicado à poesia

Quando nasci, um anjo torto

desses que vivem na sombra

disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens

que correm atrás de mulheres.

(...)

Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.

Porém meus olhos

não perguntam nada.

(...)

Meu Deus, por que me abandonaste

se sabias que eu não era Deus

se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo,

se eu me chamasse Raimundo

seria uma rima, não seria uma solução.

Mundo mundo vasto mundo,

mais vasto é meu coração.

(...)

(Carlos Drummond de Andrade)

No quinto encontro virtual do projeto Poesia no Ling, o homenageado é o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987). Considerado o maior poeta “no meio do caminho” da história da literatura brasileira, é também um dos destacados nomes da segunda geração do modernismo brasileiro (1930-1945). O escritor mineiro carrega consigo a liberdade linguística, o verso livre, o metro livre, as temáticas cotidianas e tem sua obra marcada por liberdade formal, bom humor e uma linguagem capaz de cativar qualquer pessoa.

Com um percurso literário que durou mais de 60 anos, sua carreira sustenta a publicação de mais de 30 obras no Brasil, entre antologias poéticas, livros de prosa e livros infantis.

Para falar sobre sua biografia e mais especialmente sobre sua produção, o escritor Diego Grando conduz este encontro, falando sobre a composição poética e a contemporaneidade na obra de Carlos Drummond de Andrade.

Sobre o professor: Diego Grando é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Possui Licenciatura em Letras pela UFRGS, é Mestre em Teoria da Literatura - Escrita Criativa pela PUCRS e Doutor em Estudos de Literatura na UFRGS. Também é poeta e já lançou os livros: Spoilers, Sétima singular, 25 Rua do Templo e Desencantado carrossel. Em 2019, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura - Poesia por seu livro Spoilers. Desde 2013 integra o elenco do maravilhoso Sarau Elétrico, em Porto Alegre.

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário da atividade. :)

• Oferecemos certificado de participação para os inscritos que acompanham a atividade ao vivo. Solicite o seu escrevendo para instituto.ling@institutoling.org.br. •

Ler poesia estimula a interpretação de textos, amplia nosso vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool, sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania - Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo