CARTAS DE UMA FILHA-MÃE-ARTISTA
Política de reembolso
Rito cênico de Ligia Kohan que problematiza, diviniza e humaniza o ser filha-mãe-artista.
Sobre este evento
Sinopse
Diante da abertura e disposição ao mergulho em si através do desbloqueio e assunção da sua arte, a atriz Ligia Kohan passou a escrever cartas a punho para sua mãe, no período da pandemia, revelando sentimentos contidos que precisavam ser re-experienciados e expressos, sobretudo com relação ao abandono da arte, à idealização da maternidade, aos mistérios do parto, à culpa, à invisibilidade da mulher, à realidade paradoxal de sonhos, alegrias e esgotamentos do maternar. Levando à sua complexidade emocional também de filha e à constituição do seu próprio espaço na família e no mundo enquanto mulher e artista.
As cartas resultaram nesse espetáculo solo autoral fruto do desejo genuíno da atriz em retornar aos palcos. Um grito diante da necessidade de desmistificar a santidade que envolve a figura materna e aceitar tanto sua própria imperfeição como a imperfeição da vida, nos levando a uma relação íntegra, numa complexa realidade de amar sem nada negar ou suprimir.
O espetáculo nos leva às profundezas da terra e de uma nova consciência feminina que urge reaprendizagem.
Sobre
Ligia Kohan é atriz, arte-educadora e arteterapeuta. Sua grande paixão sempre foi o teatro, mas o fluxo da vida a levaram para outros caminhos de grande honra, mas que, de certa maneira, a afastaram das artes cênicas num âmbito profissional.
Em meados de 2009 a atriz se questionou sobre os motivos que a levaram a parar de atuar.
“Me via mergulhada em processos artísticos alheios, lindos e intensos, mas sem ter a rica experiência de fazer conexões com meus processos”.
A maternidade, vivenciada tão intensamente por ela, parecia impossível de conciliar com seus sonhos.
Em dezembro do mesmo ano entrou num processo curto, porém intenso, o laboratório "CorpoVoz Em Criação", do SUA ARTE EM PRESENÇA, com Isabella Dragão, e tudo que estava contido ganhou espaço para transbordar!
Classificação:
Acima de 16 anos
Ficha Técnica
Concepção, roteiro e atuação: Ligia Kohan
Direção: Isabella Dragão
Fotografia: Anna Clara Hokama
Assistência: Danielle Viera
Gravação e locução: Chico Salem
Remixagem: Gustavo Lenza
Músicas: Daniel Moray e Nei Zigma
Iluminação: Jhones Pereira
Caracterização: Ligia Kohan e Isabella Dragão
Realização: Sua Arte em Presença