Gratuito

Cecília Meireles, com Ana Maria Lisboa de Mello

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Descrição do evento
Aula on-line

Sobre este evento

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Ling apresentam:

Poesia no Ling: Cecília Meireles

Todos os meses, um encontro dedicado à poesia

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa, tão fácil:

— Em que espelho ficou perdida

a minha face?

_____________

Cecília Meireles (Rio de Janeiro 1901 – Rio de Janeiro 1964).

Poema extraído do livro Viagem, publicado em 1939.

Cecília Meireles (1901-1964) é considerada um dos maiores nomes da literatura brasileira, tendo escrito tanto para o público adulto quanto para o infantil. Foi escritora, jornalista, professora, pintora e estimada uma das mais importantes poetas do Brasil. Ainda jovem, aos 18 anos, estreou na literatura com o livro "Espectros”. Com uma característica mais intimista, sua obra possui forte influência da psicanálise com foco na temática social. Na sua trajetória, é importante destacar o papel de primeira voz feminina de grande expressão na literatura do país, reunindo mais de 50 obras publicadas.

Embora seja mais conhecida por sua obra poética, Cecília também escreveu contos, crônicas, literatura infantil e sobre folclore. Sua atuação na área da educação não ficou restrita às salas de aula. A autora de tantos poemas também trabalhou como jornalista no "Diário de Notícias", contribuindo com textos sobre problemas na Educação. Reconhecida mundialmente, com obras traduzidas para diferentes idiomas, Cecília recebeu diversos prêmios, entre os quais Prêmio de Poesia Olavo Bilac, Jabuti e Prêmio Machado de Assis. Além de premiada escritora, realizou palestras e conferências sobre educação, literatura brasileira, teoria literária e folclore, em diversos países do mundo. Uma representante autêntica e dedicada da cultura brasileira, que enche a todos de orgulho.

Para compartilhar um pouco sobre a história e a produção de nossa homenageada, a professora Ana Maria Lisboa de Melo, especialista na obra de Cecília Meireles, divide leituras e reflexões.

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário da atividade. :)

• Oferecemos certificado de participação para aqueles que acompanham a atividade ao vivo. Solicite o seu escrevendo para instituto.ling@institutoling.org.br. •

Sobre a convidada: Ana Maria Lisboa de Mello é graduada em Letras - Português e Francês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Possui Mestrado e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, na Área de Teoria da Literatura. Fez estágios de pós-doutoramento na Universidade Stendhal - Grenoble III, na Sorbonne Nouvelle – Paris e na Universidade de Toronto. Lecionou na Universidade Federal de Goiás e na Universidade de Brasília, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária, criando a Revista Cerrados. Foi professora da UFRGS e da PUCRS, onde também coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras. É professora do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Ler poesia estimula a interpretação de textos, amplia nosso vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool, sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo - Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento on-line

{ _('Organizer Image')}

Organizador Instituto Ling

Organizador de Cecília Meireles, com Ana Maria Lisboa de Mello

Entidade sem fins lucrativos voltada a investimentos em educação, cultura e saúde.

Salvar este evento

Evento salvo