Gratuito

Charles Baudelaire, com Diego Grando

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Aula on-line

Sobre este evento

Poesia no Ling: Charles Baudelaire

Todos os meses, um encontro dedicado à poesia

A QUE ESTÁ SEMPRE ALEGRE

Teu ar, teu gesto, tua fronte

São belos qual bela paisagem;

O riso brinca em tua imagem

Qual vento fresco no horizonte.

A mágoa que te roça os passos

Sucumbe à tua mocidade,

À tua flama, à claridade

Dos teus ombros e dos teus braços.

As fulgurantes, vivas cores

De tuas vestes indiscretas

Lançam no espírito dos poetas

A imagem de um balé de flores.

Tais vestes loucas são o emblema

De teu espírito travesso;

Ó louca por quem enlouqueço,

Te odeio e te amo, eis meu dilema!

Trecho do poema A que está sempre alegre, censurado de As flores do Mal, de Charles Baudelaire.

No encontro de abril do projeto Poesia no Ling, vamos falar sobre a vida e a obra do poeta francês Charles-Pierre Baudelaire (1821 – 1867), em alusão ao bicentenário de seu nascimento. Crítico, tradutor, notório boêmio, Baudelaire foi um dos maiores poetas do século XIX e, sobretudo, aquele que influenciaria todas as gerações vindouras, inaugurando uma nova experiência estética na poesia. Precursor dos grandes poetas simbolistas, é considerado o fundador da poesia moderna.

Poeta das sensações, da sensualidade e da sinestesia, Baudelaire escreveu poesia durante a decadência do romantismo e a ascensão do realismo, em pleno período do Segundo Império Francês, sob o regime autoritário de Napoleão III. Poeta maldito, ficou famoso a partir do escândalo literário de seu livro As flores do Mal, que rendeu processo judicial, censura e a condenação por atentar contra a moral e os bons costumes.

Para apresentar a incrível trajetória desse poeta rebelde e intenso, lembrado e celebrado através dos anos, o também poeta, Diego Grando, compartilha leituras e reflexões em um painel aberto sobre a vida e a carreira do autor.

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário da atividade. :)

• Oferecemos certificado de participação para aqueles que acompanham a atividade ao vivo. Solicite o seu escrevendo para instituto.ling@institutoling.org.br. •

Sobre o convidado: Diego Grando é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Possui Licenciatura em Letras pela UFRGS, é Mestre em Teoria da Literatura - Escrita Criativa pela PUCRS e Doutor em Estudos de Literatura na UFRGS. Também é poeta e já lançou os livros: Spoilers, Sétima singular, 25 Rua do Templo e Desencantado carrossel. Em 2019, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura - Poesia por seu livro Spoilers. Desde 2013 integra o elenco do maravilhoso Sarau Elétrico, em Porto Alegre.

Ler poesia estimula a interpretação de textos, amplia nosso vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool, sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo - Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo