R$50 – R$70

Chegou a hora do TCC: como fazer um trabalho nota 10

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Lobo Centro Criativo

Capitão Cavalcanti, 35A

Vila Mariana

São Paulo, SP 04017000

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra ou até 2 dias antes do início do evento ( o primeiro que acontecer) para solicitar o estorno de pagamento.

Descrição do evento

Descrição

O que vamos trabalhar no curso:

  • Os critérios de noticiabilidade como norte na escolha do tema (ineditismo, interesse público, empatia etc);

  • A escolha da mídia ou modalidade mais adequada (livro-reportagem, reportagem para TV, reportagem para rádio, reportagem para revista, reportagem para jornal, reportagem multimídia, documentário para TV, documentário para rádio, site, plano de assessoria de imprensa etc.)

  • A fase da pauta e do planejamento: levantamento das fontes de referência, fontes documentais, fontes bibliográficas e personagens a serem entrevistados/consultados.

  • Criação de um cronograma de execução de cada fase do TCC.

  • A apuração e a importância da pesquisa de campo.

  • A implementação do trabalho (redação, edição e diagramação, no caso de mídia impressa; roteiro e edição no caso de TV e rádio etc.)

  • Os segredos de um bom relatório: como montar um adequado e consistente quadro teórico e como atender às normas da ABNT.


Saiba mais sobre os idealizadores do projeto:


Patrícia Paixão

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), no Programa de Integração em América Latina (PROLAM). É professora do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Anhembi Morumbi. Também lecionou na Uniban Brasil, FIAM-FAAM e FAPSP. É fundadora do blog Formando Focas, colunista dos portais IMPRENSA e Comunique-se, além de organizadora dos livros “Mestres da Reportagem” e “Jornalismo Policial: Histórias de quem faz”. Possui quase 20 anos de experiência na área jornalística. Foi repórter do portal IG e da Folha de S.Paulo e editora das revistas segmentadas Professional Publish (indústria gráfica) e Anave (indústria de papel e celulose). Também atuou como gerente de comunicação do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (em São Paulo) e assessora de imprensa de diversas organizações.

Tânia Trajano

Jornalista, com mais de 20 anos de experiência na área. Atuou como repórter, chefe de redação e editora de publicações voltadas aos segmentos de negócios, economia, comunicação e marketing. É Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2002) e Especialista em Teoria da Comunicação, pela Faculdade Cásper Líbero (1999). É professora contratada da Universidade Paulista desde 2006. É sócia diretora da TT Projetos Editoriais, especializada na produção de conteúdo para as áreas de marketing e comunicação, e atua como colaboradora para veículos desses segmentos. É co-autora do livro “Marketing e Comunicação para Pequenas Empresas”, editado pela Novatec.

Eduardo da Rocha Marcos

Jornalista com 25 anos de experiência, trabalhou como repórter em publicações segmentadas e foi redator e editor-assistente na Agência Folha (Grupo Folha). Atua como docente no Ensino Superior há 13 anos. É graduado em Jornalismo e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Possui cursos de extensão pela Universidade de Andalucía (Espanha) e pela Universidade de Paris-V (França). É ainda especialista em Literatura pela PUC-SP e, atualmente, doutorando em Letras pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Mackenzie. Leciona disciplinas técnicas de jornalismo na Universidade Paulista (UNIP) desde agosto de 2004.

** Atenção: os cursos serão ministrados por apenas um dos professores e, dependendo do tipo de aula, em duplas.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Lobo Centro Criativo

Capitão Cavalcanti, 35A

Vila Mariana

São Paulo, SP 04017000

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra ou até 2 dias antes do início do evento ( o primeiro que acontecer) para solicitar o estorno de pagamento.

Salvar este evento

Evento salvo