R$323

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

R. Dep. Cunha Bueno, 55

55 Rua Deputado Cunha Bueno

Rio Vermelho, BA 41950-220

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO DE MÃOS DADAS

Sobre este evento

SEMINÁRIO VIVENCIAL DE ARTES PARA EDUCADORES

27 a 29/09/2019

“CIRANDA DAS CORES” ARTES PLÁSTICAS E DANÇAS CIRCULARES

“A dança é uma das raras atividades humanas em que o ser humano se encontra totalmente engajado: corpo, espírito e coração”.

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Mairany Gabriel/Campinas -SP - Ana Cardoso/Salvador

A focalizadora Mairany Gabriel tem obtido grandes feedbacks das escolas de Campinas/SP, resultando assim, a expansão desse curso em outros estados do Brasil e desta vez em Salvador.

EMENTA

Dança circular é um convite através do ritmo, da melodia e do movimento, aos dançantes da roda a sentirem por meio da música as maneiras de expressão de outras culturas. De mãos dadas no círculo, há possibilidade de acessar conteúdo internos da sua alma e que favorecem a expansão da sua consciência.

Bernhard Wosien, o dançarino que começou esse movimento, percebeu que as danças tradicionais das comunidades tinham algo que unia as pessoas dessas comunidades, num processo de comunhão e partilha.

Nos anos 70, foi convidado para ensinar essas danças na Comunidade Holística de Findhorn, no norte da Escócia, onde foram adotados diferentes nomes, tais como Dança Sagrada, Dança Circular ou Danças Circulares Sagradas.

Essa comunidade se tornou responsável pelo início e pela expansão desse movimento, e hoje o mundo todo dança.

Aplicadas na Educação, as Danças Circulares movimentam uma energia alegre, resgatam as relações, a convivência do grupo, aproximando os aprendizes de seus professores, trabalhando principalmente o conceito circular, onde todos estão na mesma distância do centro e são “convidados” a despertar sua consciência para a ética, a igualdade, a boa convivência, o ritmo e a afetividade.

“Promover experiências sensíveis e processos reflexivos nos profissionais de educação que os levem a perceber a relevância da educação estética e a educação dos sentidos no trabalho pedagógico. ”

A prática das expressões artísticas aqui propostas com os professores, propicia a criação de um espaço para o adulto, para o reencontro consigo mesmo e com a sua criança interior, construindo um repertório onde o objetivo maior é ampliar suas possibilidades de interagir com os outros educadores e com os próprios educandos através de uma abordagem transdisciplinar e transcultural (entre, além e através de todas as culturas).”

OBJETIVO GERAL

-Propõe-se, através das Danças Circulares, as artes plásticas e jogos cooperativos - a aprendizagem criativa, e o desenvolvimento de competências físicas, ritmo, também as habilidades sensíveis, como a intuição, o imaginário e o afeto, ampliar as possibilidades de interação com o outro, de maneira cooperativa e transdisciplinar.

-Expressar, interagir exercitando a transposição de linguagens, ampliando o processo de desenvolvimento das competências naturais.

- Estimular nos educadores o trabalho do bem conviver com os outros, com a natureza e consigo mesmo.

INFORMAÇÃO SOBRE OS FOCALIZADORES

MAIRANY GABRIEL Mairany Gabriel, Focalizadora de Danças Circulares Sagradas, Professora de música, Arte educadora e Arte terapeuta. Conheceu as Danças Circulares Sagradas em 1992, quando fez seu primeiro curso, com Marcos Guilherme e Paula Andrada da Comunidade de Nazaré Paulista.

Desde 2005 ensina Danças Circulares Sagradas com cursos e seminários em Campinas e RMC, no Brasil e na Itália. Por três anos em seguida, de 2009 a 2011, ganhou prêmios do Ministério da Cultura e da Funarte com projetos de danças circulares em Campinas e Região. Participou do grupo de coordenação do Curso de Pós-graduação de Dança circular e Jogos cooperativos em 2010-2011 pela Unipaz Campinas/ Faculdade Campos Elíseos. Desde 2014 é co-responsável pelo curso de Formação em Danças Circulares Sagradas em Campinas. Seus principais temas de trabalho são a Educação e o Feminino.

ANA CARDOSO ALMEIDA

Pedagoga e pós-graduada em Ed. Especial. Trabalhou na Sec. De Educ. de Estado de Mato Grosso por trinta anos- Aposentada há 15 anos.

Experiência em Brinquedoteca na escola especial em Cuiabá Mato Grosso.

Em 2002 fez o curso de dança dos florais Bach em Cuiaba MT, com Renata Ramos

Lecionou a disciplina Educação Especial no Curso Pedagogia Empresarial UNIVAG- MT. Onde desenvolveu o projeto Brinquedoteca laboratorial inclusiva.

Trabalhou prestando serviço ao Senai, Sesc e Senac de Salvador

Formação em Eneagrama para terapeutas e educadores, com André Prudente em Aracajú – Eneagrama com Padre Domingos Cunha/Salvador

Formação em Danças Circulares , realizados: Cuiabá, Salvador, Itaparica, São Paulo, Curitiba, Brasília. Workshop Nacionais e Internacionais.

Atualmente atua como palestrante e focalizadora de Dança Circular, em aula regular, oficinas e vivências em Faculdades, Educação, Saúde, Empresas, abertura palestras, Congressos etc . Ministrou curso na Ed. Paulinas: Dançando os florais de Bach à luz do Enegrama.

Coordena cursos e workshops de danças circulares, trazendo profissionais de outros estados para salvador.

Vivências na Unifacs, Unijorge, abertura de início e final de semestre; Centro de Saúde Mental (Caps), Espaço terapêutico Pierre Machat na ECOLCUT .

Organização: Ana Cardoso / 71 988939789 dancacircular2017@gmail.com

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

R. Dep. Cunha Bueno, 55

55 Rua Deputado Cunha Bueno

Rio Vermelho, BA 41950-220

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo