CLUBE TATUÍ DE LEITURA | A casa do pai
Informações do evento
Sobre este evento
O Clube Tatuí de Leitura é um encontro mensal de discussão e reflexão a respeito de uma obra literária que escolhe, a cada mês, um novo título. Quem conduz a conversa é a curadora Maria Paula Coelho, médica por profissão, restauradora de livros por hobby e bibliófila por paixão.
A cada edição, o Clube Tatuí de Leitura contará com a participação de alguém que conhece profundamente a obra debatida: o editor. Assim, é possível conhecer os bastidores do trabalho editorial tomando como ponto de partida um livro específico. A ideia é que os editores participem ativamente do encontro trazendo detalhes, histórias e curiosidades do processo de edição desses livros.
No mês de janeiro, o livro discutido será A casa do pai, de Karmele Jaio, traduzido por Fabiane Secches e publicado pela editora Instante. O encontro contará com a presença do editor Silvio Testa.
SOBRE O LIVRO
A casa do pai é um romance profundo e bem construído, ambientado no País Basco. Nesta obra, vozes narrativas de três personagens - Ismael, Jasone e Libe - alternam-se a cada capítulo. Na casa do pai, homem rude e já envelhecido, esses três personagens realizam um exame do passado e buscam resgatar o ponto de mutação que os levou a traumas, bloqueios e desencontros.
Karmele Jaio aborda temas delicados neste livro, mesclando tensão e ironia. A autora sugere que a opressão de gênero se revela não só a partir de agressões físicas, mas pode também se infiltrar com sutileza em todas as relações.
Nas palavras da própria autora: "Tentei mostrar o sótão das personagens, seus sonhos escondidos e, sobretudo, suas palavras não ditas. Essas palavras-chave, que só aparecem quando baixa a maré, quando as pedras escondidas sob a água se tornam visíveis”.
SOBRE A AUTORA
Karmele Jaio Eiguren é uma escritora e jornalista nascida em Vitoria-Gasteiz, município da Espanha. Publicou contos, romances e poemas. Obras que foram traduzidas para diversas línguas, como o português, alemão, russo e inglês, além de adaptadas para o cinema e para o teatro. Em 2020, A casa do pai recebeu o Prêmio Euskadi de Literatura, o maio da literatura basca.
SOBRE A EDITORA
A Editora Instante tem um catálogo que inclui romances, contos, crônicas, biografias, filosofia, autoconhecimento, ficção e não ficção. Obras de autores contemporâneos sobre temas discutidos na atualidade e reedições de grandes clássicos que fazem referência ao momento presente. Livros que tratam de instantes - reais ou fictícios - da vida. Tudo isso em linguagem acessível. Os títulos publicados pela Instante prezam pelo cuidado com a qualidade textual e gráfica, para condizer com a densidade das histórias e proporcionar ao leitor uma experiência completa.
data e horário
18 de janeiro
terça-feira, 18h
publicação: A casa do pai
mediação: Maria Paula Coelho
investimento: gratuito
plataforma do encontro: Zoom (o link será enviado por email aos participantes)
mais informações: contato@salatatui.com.br
A Banca Tatuí oferece 10% de desconto em A casa do pai aos participantes do Clube Tatuí de Leitura, neste link.