Gratuito

CLUBE TATUÍ DE LEITURA | A Pedra

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Clube de Tatuí de Leitura para discutir o livro "A Pedra", de Yuri Pires, publicado pela editora Lote 42.

Sobre este evento

O Clube Tatuí de Leitura é um encontro mensal de discussão e reflexão a respeito de uma obra literária que escolhe, a cada mês, um novo título. Quem conduz a conversa é a curadora do Clube Tatuí de Leitura, Maria Paula Coelho, médica por profissão, restauradora de livros por hobby e bibliófila por paixão.

A cada edição, o Clube Tatuí de Leitura contará com a participação de alguém que conhece profundamente a obra debatida: o editor. Assim, é uma possibilidade de conhecer os bastidores do trabalho editorial tomando como ponto de partida um livro específico. A ideia é que os editores participem ativamente do encontro trazendo detalhes, histórias e curiosidades do processo de edição desses livros.

No mês de outubro, o livro discutido será A Pedra, de Yuri Pires, publicado pela editora Lote 42, com a participação dos editores João Varella e Cecilia Arbolave.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Sala Tatuí está fechada desde meados de março. No caso do Clube Tatuí de Leitura de agosto, o encontro será virtual na plataforma Zoom (o link será enviado após a inscrição). A leitura prévia da obra é recomendada, porém não obrigatória.

SOBRE O LIVRO

Ambientada no Nordeste brasileiro, A Pedra traz a história de uma pequena cidade que se surpreende quando uma rocha misteriosa aparece na praça principal. Esse fato agita o povoado. As consequências influem na religião, política, história e relações dos moradores da região. O pernambucano Yuri Pires tece em A Pedra uma narrativa realista disparada a partir de um fato real.

“Este livro traz assentado, logo de cara, seu território. Particular e universal. Apoiado que está no Nordeste do Brasil. E nos mistérios da oralidade do Brasil”, diz o escritor Marcelino Freire. “Yuri Pires constrói uma fábula sobre a invisibilidade social e crueldade humana”, afirma a escritora Micheliny Verunschk.

SOBRE O AUTOR

(Recife, 1986) Nasceu em 1986, na cidade do Recife (PE). É professor de literatura. Escreveu os livros O Homem e o Seu Tempo (2014), Fábrica de Heróis (2015) e Artifício (2016). Cursou História na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e é pesquisador na área de Literatura Brasileira, desenvolvendo atualmente uma pesquisa sobre Quaderna, de João Cabral de Melo Neto. Foi finalista do prêmio Barco a Vapor 2017, com o romance infanto-juvenil A estrada do mar sem fim.

SOBRE A EDITORA

A Lote 42 é uma editora criada em São Paulo em dezembro de 2012. Publica autores que exploram as possibilidades da linguagem, questionam o status quo e têm uma abordagem criativa frente à vida contemporânea. O catálogo transita por vários gêneros, como ficção, não ficção, quadrinhos e poesia.

O ritmo mais parcimonioso de lançamentos permite que a editora desenvolva com cuidado diversos aspectos do livro, do conteúdo ao projeto gráfico. Em cada título, o design gráfico tem um papel fundamental como elemento narrativo, que acrescenta novas camadas de interpretações à obra.

A Lote 42 é também responsável da Banca Tatuí, uma banca paulistana, criativa e diferente, que distribui livros e zines publicados por 200 editores e artistas independentes, e pela Sala Tatuí, espaço de cursos e livraria com hora marcada.

data e horário

20 de outubro

terça-feira, 18h

publicação: A Pedra, de Yuri Pires

mediação: Maria Paula Coelho

editores: João Varella e Cecilia Arbolave

investimento: gratuito

plataforma do encontro: Zoom (o link será enviado por email aos participantes)

mais informações: clubetatuideleitura@gmail.com | contato@salatatui.com.br

A Banca Tatuí oferece 10% de desconto em A Pedra aos participantes do Clube Tatuí de Leitura, neste link.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo