CLUBE TATUÍ DE LEITURA | As aventuras da China Iron
Data e hora
Localização
Evento on-line
Clube Tatuí de Leitura para discutir "As aventuras da China Iron", de Gabriela Cabezón Cámara, publicado pela Editora Moinhos.
Sobre este evento
O Clube Tatuí de Leitura é um encontro mensal de discussão e reflexão a respeito de uma obra literária que escolhe, a cada mês, um novo título. Quem conduz a conversa é a curadora Maria Paula Coelho, médica por profissão, restauradora de livros por hobby e bibliófila por paixão.
A cada edição, o Clube Tatuí de Leitura contará com a participação de alguém que conhece profundamente a obra debatida: o editor. Assim, é possível conhecer os bastidores do trabalho editorial tomando como ponto de partida um livro específico. A ideia é que os editores participem ativamente do encontro trazendo detalhes, histórias e curiosidades do processo de edição desses livros.
No mês de fevereiro, o livro discutido será As aventuras da China Iron, de Gabriela Cabezón Cámara, traduzido por Silvia Massimini Felix e publicado pela Editora Moinhos. O encontro contará com a presença do editor Nathan Matos.
SOBRE O LIVRO
Na obra, é narrado o renascimento da personagem Iron, que ao fugir do marido junto de sua cadela Estreya, inicia uma jornada pelo pampa argentino. Em sua caminhada, acompanhada com as cores e luzes da paisagem local, conhece a inglesa Liz, que juntas seguem rumo ao delta do rio Paraná.
"[...] A paródia do Martín Fierro, livro fundador da literatura argentina, alcança aqui seu princípio modernizador: uma relação dialética faz do modelo um antimodelo ao criar sentidos textuais novos e muito além da imitação.
É algo único o estilo de Gabriela Cabezón Cámara. Mas acaba por filiá-la a uma particularíssima família de refundadores do espanhol rio-platense: Una excursión a los indios Ranqueles, de Mansilla; Zama, de Antonio di Benedetto; Gualeguay, de Juan L. Ortiz; Eisejuaz, de Sara Gallardo; El entenado, de Saer.
Poucas vezes um livro inadiável recebeu de seus contemporâneos o reconhecimento imediato por parte de críticos e público. As aventuras da China Iron é um desses casos excepcionais. Causou furor na Argentina entre 2017, 2018 e 2019. Em 2020 esteve entre os finalistas do International Booker Prize. Por sorte, podemos recebê-lo agora no Brasil, não muito distante do ano de seu lançamento original [...]", escreve Davis Diniz, na orelha do obra.
SOBRE A AUTORA
Gabriela Cabezón Cámara (Buenos Aires, 1968) trabalhou em jornalismo e edição, publicou vários romances, incluindo La virgen cabeza (2009), pré-selecionada para o Prêmio Memorial Silverio Cañada e Livro da Rolling Stone Argentina de 2009. Em 2013, foi escritora residente na UC Berkeley. É também uma das fundadores do NiUnaMenos, um movimento contra o feminicídio e violência de gênero. Las aventuras de la China Iron foi publicado em 2017 na Argentina, em 2019 na Espanha, e em 2020 na Escócia, e chegou à final do International Booker Prize 2020.
SOBRE A EDITORA
A Editora Moinhos é uma casa editorial independente que surge com o objetivo de publicar livros nos mais diversos gêneros. Nossa proposta inclui o resgate de grandes clássicos da literatura brasileira e estrangeiras, buscando viabilizar obras ainda inéditas no país. Para cada autor que nos procurar, seremos como um moinho, uma fonte de energia que impulsionará o seu trabalho, dando atenção individualizada ao texto e ao projeto gráfico do livro, a fim de entregar ao público uma obra de qualidade.
data e horário
22 de fevereiro
terça-feira, 18h
publicação: As aventuras de China Iron
mediação: Maria Paula Coelho
investimento: gratuito
plataforma do encontro: Zoom (o link será enviado por email aos participantes)
mais informações: contato@salatatui.com.br
A Banca Tatuí oferece 10% de desconto em As aventuras de China Iron aos participantes do Clube Tatuí de Leitura, neste link.