CLUBE TATUÍ DE LEITURA | Eisejuaz

CLUBE TATUÍ DE LEITURA | Eisejuaz

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Data e hora

Clube Tatuí de Leitura para discutir o livro "Eisejuaz", de Sara Gallardo

Sobre este evento

O Clube Tatuí de Leitura é um encontro mensal de discussão e reflexão a respeito de uma obra literária que escolhe, a cada mês, um novo título. Quem conduz a conversa é a curadora Maria Paula Coelho, médica por profissão, restauradora de livros por hobby e bibliófila por paixão.

A cada edição, o Clube Tatuí de Leitura contará com a participação de alguém que conhece profundamente a obra debatida: o editor. Assim, é possível conhecer os bastidores do trabalho editorial tomando como ponto de partida um livro específico. A ideia é que os editores participem ativamente do encontro trazendo detalhes, histórias e curiosidades do processo de edição desses livros.

No mês de agosto, o livro discutido será Eisejuaz, de Sara Gallardo, publicado pela Relicário Edições. O encontro contará com a presença da editora Maíra Nassif e da tradutora Mariana Sanchez.

SOBRE O LIVRO

A obra nasce do encontro entre a Sara Gallardo com um indígena wichí para uma entrevista em 1968. A fala lacônica, com gramática alterada e ares poéticos, inspirou a autora na confecção do livro. No início do século XX, missionários nórdicos se instalaram em partes da Argentina no intuito de evangelizar povos nativos. Nesse contexto, o texto traz o monólogo de Eisejuaz, líder indígena religioso e político, e sua vivência entre dois mundos culturais distintos. O tradicional de seu povo e o trazido por cristãos europeus, religião na qual ele foi batizado como Lisandro Vega.

SOBRE A AUTORA

Sara Gallardo nasceu em 1931 em uma família argentina ilustre que incluía o cientista Angel Gallardo, o escritor Miguel Cané e o presidente Barlomé Mitre, mas sempre se interessou por temas do homem simples, do campo ou à margem da sociedade. Em apenas 57 anos de vida, foi uma prolífica jornalista, cronista e escritora. Como muitas autoras da época, foi excluída do chamado boom latino-americano, embora hoje sua obra seja reivindicada como uma das mais importantes da literatura argentina.

SOBRE A EDITORA

A proposta editorial da Relicário Edições aproxima-se da definição de seu verbete, com a diferença de que a transpomos para um sentido laico. Escritas por mãos humanas, as palavras são fruto de um amálgama de sentidos, percepções e afetos – muitas delas palavras-relíquias, signos carregados de aura, rastros de tempo. A verdade é que desde muito as palavras possuem uma morada cativa – o livro é por excelência o relicário das letras.

data e horário

30 de agosto

terça-feira, 18h

publicação: Eisejuaz

mediação: Maria Paula Coelho

investimento: gratuito

plataforma do encontro: Zoom (o link será enviado por email aos participantes)

mais informações: contato@salatatui.com.br

A Banca Tatuí oferece 10% de desconto em Eisejuaz aos participantes do Clube Tatuí de Leitura, neste link.

Compartilhar com amigos