CLUBE TATUÍ DE LEITURA | Margarida La Rocque: A ilha dos demônios
Data e hora
Clube Tatuí de Leitura para discutir o livro "Margarida La Rocque: A ilha dos demônios", de Dinah Silveira de Queiroz
Sobre este evento
O Clube Tatuí de Leitura é um encontro mensal de discussão e reflexão a respeito de uma obra literária que escolhe, a cada mês, um novo título. Quem conduz a conversa é a curadora Maria Paula Coelho, médica por profissão, restauradora de livros por hobby e bibliófila por paixão.
A cada edição, o Clube Tatuí de Leitura contará com a participação de alguém que conhece profundamente a obra debatida: o editor. Assim, é possível conhecer os bastidores do trabalho editorial tomando como ponto de partida um livro específico. A ideia é que os editores participem ativamente do encontro trazendo detalhes, histórias e curiosidades do processo de edição desses livros.
No mês de junho, o livro discutido será Margarida La Rocque: A ilha dos demônios, de Dinah Silveira de Queiroz, publicado pela Editora Instante. O encontro contará com a presença do editor Silvio Testa e da pesquisadora Ana Cristina Steffen, autora da tese Quando a mulher tem voz: a narradora-personagem de Margarida La Rocque: A ilha dos demônios, de Dinah Silveira de Queiroz.
SOBRE O LIVRO
Nascida numa pequena aldeia na França, no século XVI, Margarida La Rocque conta sua história para um padre, com o desejo de “lavar o espírito de recordações aterradoras”, começando pela profecia que a acompanha desde o nascimento, de que conheceria o inferno em vida. Segue contando o casamento com o aventureiro Cristiano, que partiu numa viagem à América e não retornou, e a decisão de, ao lado da ama Juliana, embarcar para o mesmo destino, com intuito de obter notícias do marido. No trajeto, envolveu-se com o tripulante João Maria, sem medir consequências.
SOBRE A AUTORA
Dinah Silveira de Queiroz nasceu em 1911, na cidade de São Paulo, em uma família profundamente dedicada às letras. Seu primeiro livro, Floradas na Serra, lançado em 1939, tornou-se de imediato um best-seller — a primeira edição esgotou-se em pouco mais de um mês. A obra de Dinah abrange romances, crônicas, contos, artigos e dramaturgia — e a ficção científica nacional teve na autora uma pioneira, uma vez que foi das primeiras escritoras a publicar dois livros de contos nesse gênero: Eles herdarão a terra (1960) e Comba Malina (1969). Faleceu em 1982, aos 71 anos.
SOBRE A EDITORA
A Editora Instante atende às necessidades de um público exigente, de alma sensível, que questiona o mundo e a si mesmo, sem subestimá-lo. Conta com um catálogo que inclui obras de autores contemporâneos sobre temas discutidos na atualidade e reedições de grandes clássicos que fazem referência ao momento presente, proporcionando ao leitor entretenimento aliado à reflexão.
data e horário
28 de junho
terça-feira, 18h
publicação: Margarida La Rocque: A ilha dos demônios
mediação: Maria Paula Coelho
investimento: gratuito
plataforma do encontro: Zoom (o link será enviado por email aos participantes)
mais informações: contato@salatatui.com.br
A Banca Tatuí oferece 10% de desconto em Margarida La Rocque: A ilha dos demônios aos participantes do Clube Tatuí de Leitura, neste link.