CLUBE TATUÍ DE LEITURA | O verão em que mamãe teve olhos verdes
Data e hora
Localização
Evento on-line
Clube Tatuí de Leitura para discutir "O verão em que mamãe teve olhos verdes", de Tatiana Tibuleac, publicado pela editora Mundaréu.
Sobre este evento
O Clube Tatuí de Leitura é um encontro mensal de discussão e reflexão a respeito de uma obra literária que escolhe, a cada mês, um novo título. Quem conduz a conversa é a curadora Maria Paula Coelho, médica por profissão, restauradora de livros por hobby e bibliófila por paixão.
A cada edição, o Clube Tatuí de Leitura contará com a participação de alguém que conhece profundamente a obra debatida: o editor. Assim, é possível conhecer os bastidores do trabalho editorial tomando como ponto de partida um livro específico. A ideia é que os editores participem ativamente do encontro trazendo detalhes, histórias e curiosidades do processo de edição desses livros.
No mês de março, o livro discutido será O verão em que mamãe teve olhos verdes, de Tatiana Tibuleac, traduzido por Fernando Klabin e publicado pela editora Mundaréu. O encontro contará com a presença da editora Silvia Naschenveng.
SOBRE O LIVRO
Aleksy sempre recordará aquele verão que passou sozinho com sua mãe em um vilarejo francês, mesmo muitos anos depois. Quando ela foi buscá-lo no instituto, seu ódio, rancor de desprezo por ela o impediam de sequer imaginar que poderia ser um verão marcante, muito menos que ódio, desprezo e rancor pudessem ter outras formas.
A força narrativa de Tatiana Ţîbuleac se propõe a desvelar camadas após camadas nas relações familiares, em um testemunho inusitado da hipossuficiência e relevância das relações entre mãe e filho, sem concessões a convenções ou sentimentalismos.
SOBRE A AUTORA
Nascida em Chisinau, em 1978, Ţîbuleac é escritora e jornalista moldava de expressão romena. Publicou seu primeiro livro, de contos, em 2014, e com seu primeiro romance, O verão em que mamãe teve olhos verdes (2017), virou um fenômeno literário na Romênia e chamou a atenção de crítica e público na Europa, tendo recebido os principais prêmios da Romênia e da Moldávia e com o prêmio Cálamo (Livro do Ano 2019) na Espanha. Seu segundo romance, O jardim de vidro, recebeu o prêmio de Literatura da União Europeia 2019.
SOBRE A EDITORA
A Mundaréu foi criada por leitores, não por profissionais com experiência no mercado editorial. A ideia surgiu porque, além de gostar muito de livros, sentiam falta de alguns títulos nunca lançados no Brasil ou que haviam saído de catálogo, ou que simplesmente não eram mais encontrados nas livrarias. Aqueles livros longevos, cuja leitura é lembrada e recomendada mesmo anos depois de ter sido concluída, livros cuja relevância se percebem agora e são relembradas tempos depois.
data e horário
29 de março
terça-feira, 18h
publicação: O verão em que mamãe teve olhos verdes
mediação: Maria Paula Coelho
investimento: gratuito
plataforma do encontro: Zoom (o link será enviado por email aos participantes)
mais informações: contato@salatatui.com.br
A Banca Tatuí oferece 10% de desconto em O verão em que mamãe teve olhos verdes aos participantes do Clube Tatuí de Leitura, neste link.