R$280 – R$450

Colecionismo: perspectivas e aproximações

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Casa Contexto

Rua Abreu Fialho, 5

sobrado

Jardim Botânico, RJ 22460-240

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
oficina para novos colecionadores

Sobre este evento

A prática cultural do colecionismo é um ato inerente ao ser humano, que consiste em selecionar, organizar, preservar, e expor diversos itens em função de seus interesses. Nestes encontros, debateremos a evolução histórica dessa prática e seu contexto atual. Abordaremos especialmente o colecionismo de obra em papel e as questões inerentes a esse tipo de suporte, como os diferentes tipos de impressão e o processo de aquisição e guarda dessas obras.

27/01, 19 às 20:30

com Aldones Nino

O primeiro encontro abordará o fenômeno do colecionismo como prática social, desde sua origem até a contemporaneidade. Demonstraremos a evolução dos principais conceitos e tipologias e suas relações com o contexto histórico ao qual foram constituídas.

03/02, 19 às 20:30

com Carolina Matos

Este encontro abordará colecionismo do múltiplo artístico - gravura, livro de artista e fotografia. Abordaremos os critérios de avaliação necessários ao processo de compra e questões como: construção de coleção, acondicionamento, catalogação e exibição.

15/02, 10 às 12:30

visita ao Estúdio Baren, com João Sánchez (saída da Casa Contexto)

Nesta visita, conheceremos de perto alguns processos de impressão, bem como a figura do impressor. Algumas obras editadas no estúdio estão em coleções de instituições, como Instituto Moreira Salles - IMS/RJ, Museu de Arte Moderna de São Paulo MAM/ SP, Modern Museum of Modern Art - MoMA – NY.

ALDONES NINO é curador independente e historiador da arte especializado em arte contemporânea, doutorando em Historia y Arte pela Universidade de Granada em cotutela com o programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (2018). Atualmente é pesquisador/redator da Enciclopédia Itaú Cultural, já tendo publicado textos em livros e periódicos nacionais e internacionais (Portugal, Espanha e EUA). Participa do Programa Imersões Curatoriais da Escola Sem Sítio (Villa Aymoré/RJ), com pesquisa sobre curadoria e pensamento descolonial. Realiza gestão de coleções privadas, acompanhamento artístico e leitura de portfólio (Feira Oriente – RJ). Já desenvolveu diversos projetos curatoriais na cidade do Rio de Janeiro, na Procuradoria Geral do Estado, Galeria Gustavo Schnoor, Galeria A Gentil Carioca, Villa Aymoré e Centro Cultural Light.

CAROLINA MATOS é curadora de imagens, histórias e pessoas. Com 15 anos de experiência, possui olhar educado em primeira pessoa sobre todos papéis de um projeto cultural. Elabora e coordena exposições e propostas educativas, e já atuou em instituições como Itaú Cultural (São Paulo), Oi Futuro (Rio de Janeiro), Matadero e La Casa Encendida (Madri). Consultora especializada em arte moderna e contemporânea e Especialista em Gestão de Coleções de Arte pelo I-ART Madrid (2008), assessora coleções privadas com diferentes perfis de aquisição, desenvolvendo estratégias desde a compra até gerenciamento e instalação de obras. Doutoranda em História da Arte pela Universidad Complutense de Madrid, com tese sobre a preservação digital do patrimônio histórico e cultural, desenvolve projetos que criam pontes sólidas e divertidas entre as pessoas e o universo cultural.

JOÃO SÁNCHEZ é formado em gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Viveu em Madrid de 2007 a 2011, onde trabalhou como coordenador do curso de prevenção de riscos e toxicidade do ateliê de gravura do Círculo de Bellas Artes e também ministrou cursos de gravura. Ainda em Madri, focou suas atuação no meio da impressão e edição de obras gráficas, trabalhando principalmente em dois importantes ateliês de edição: o ateliê de litografia Antonio Gayo, e o ateliê especializado em impressões de grandes formatos e fotogravura Benveniste.

Política de reembolso:

1. Em caso de cancelamento de aula ou curso por parte da Casa Contexto, a restituição dos valores pagos é completa.

2. Em caso de cancelamento do participante entre 10 dias e 48 horas antes do início do curso, a restituição será de 90% do valor pago ou o participante poderá indicar um substituto (opção sujeita à lotação, mediante confirmação da Casa Contexto).

3. Em caso de cancelamento do participante em menos de 48 horas do início do curso, não haverá restituição.

4. Em caso de não comparecimento do aluno o curso, não haverá restituição.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Casa Contexto

Rua Abreu Fialho, 5

sobrado

Jardim Botânico, RJ 22460-240

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo