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Comunicação Interna: estratégias e ferramentas em tempos digitais - Campina...

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O ambiente em que a Comunicação Interna se encontra mudou. E agora? Os protagonistas são outros, as relações não são mais as mesmas, as aspirações são bem diferentes do que todos estavam acostumados a ver. Como sobreviver em meio a todas essas mudanças sendo relevante, estratégico e, acima de tudo, catalizador de ótimos resultados? Vivemos uma mudança de era, do tradicional para o digital, onde as ferramentas de comunicação evoluíram rapidamente, seguindo os anseios e desejos das pessoas. Um curso que traz a estratégia, os processos e, claro, as ferramentas mais atuais de como se fazer Comunicação Interna em tempos digitais. Marcas, canais e ações precisam explorar novos caminhos. Afinal, para ser relevante nos dias de hoje, é preciso abandonar os conceitos ultrapassados e mergulhar em mundo completamente novo, onde os colaboradores são os protagonistas.

PROGRAMA: UM FINAL DE SEMANA COM CONTEÚDO, COLABORAÇÃO, CASES E MÃO NA MASSA

Dia 1 | Estratégias [7 de outubro de 2017]

Comunicação 4.0: do Tradicional ao Digital.

Para ser eficiente em um ambiente tão mutável, completo e competitivo, a comunicação deve guiar o colaborador ao longo de uma jornada que começa na apresentação da marca e termina no engajamento total. Nessa etapa, vamos identificar as novas tendências e aplicações da comunicação digital.

Diagnóstico: quem é o público-alvo da sua Comunicação Interna?

O primeiro passo para se fazer uma boa Comunicação Interna, é conhecer as características do público-alvo - por meio de um mapeamento quantitativo e qualitativo. Chegou a vez de entendermos os caminhos dos colaboradores na era digital, para adotarmos um conjunto novo de métricas e práticas de comunicação.

Planejamento de Comunicação: passo a passo, sem mistérios.

Quando uma empresa não planeja sua Comunicação Interna, a informação não alcança todos os colaboradores, os comunicados circulam desordenados e o relacionamento entre empresa e colaborador pode ser confuso, abrindo espaço para ruídos, troca de informações erradas e/ou com sentido distorcido. Vamos aprender os 8 passos, que se cumpridos de maneira correta, fazem a diferença na hora da implementar um programa de Comunicação Interna.

Rede Interna de Canais: um conjunto de canais a favor do diálogo.

O conceito de uma rede interna de comunicação deixa de lado o gerenciamento isolado dos canais, organizando-os de forma integrada. Vamos aprender a estruturar essa rede, que facilita o processo de tomada de decisão, o entendimento da empresa e seus objetivos, a propagação dos atributos culturais, entre outros fatores que impactam diretamente no engajamento dos colaboradores.

Dia 2 | Ferramentas [8 de outubro de 2017]

Multiplicadores: passo a passo para estruturar uma rede.

A essência de um programa de multiplicadores em Comunicação Interna reside em facilitar o diálogo da entre empresa e colaborador. Porém, para que isso funcione, é preciso deixar claro que todos terão direitos e deveres para que essa relação se estabeleça de maneira estruturada e, claro, eficiente. Aprenda o passo a passo para estruturar essa rede de comunicadores na sua empresa, sem muito investimento, mas com retorno garantido.

Colaboradores Influenciadores: alavanque produtividade e engajamento.

A popularização da internet deu voz para muitas pessoas, que se destacam pela produção de conteúdo relevante, atingindo um grande número de pessoas. Essa popularidade pode ajudar na estratégia de Comunicação Interna das empresas, sendo capaz de alavancar a produtividade e o engajamento. Nessa etapa, vamos entender os tipos de influenciadores, como identificá-los em meios aos colaboradores e como utilizá-los no ambiente interno.

Endomarketing de Conteúdo: como criar conteúdos relevantes e valiosos.

A satisfação do colaborador no trabalho, depende de muitos fatores, mas é consequência para o endomarketing de conteúdo – uma forma de engajar esse público por meio da criação de conteúdo relevante e valioso -, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da empresa. Não existe uma fórmula mágica para geração de conteúdo, mas vamos aprender como fazer isso de maneira rápida e eficiente.

Jornada do Herói: boas histórias podem se tornar memoráveis e criar vínculos sólidos.

Aprenda a estruturar e contar a história da sua empresa aos colaboradores, transmitir as conquistas e derrotas, para transferir valores. Marcas que contam boas histórias se tornam memoráveis - já que permeiam o imaginário, são atraentes, emocionantes e ficam na memória das pessoas. Com a Jornada do Herói, a marca se aproxima dos colaboradores, tornando-se mais humanizada. É uma forma de ser mais atraente, construindo um vínculo sólido, que gera engajamento e resultados.

WhatsApp e Aplicativos: é inevitável não utilizá-los.

O WhatsApp, assim como os aplicativos, dispensa apresentações. Essas novas ferramentas, ganham a cada dia, mais adeptos – se tornando interlocutores entre colaboradores e empresas. Tudo bem, mas como o mercado está enxergando essas novas formas de se fazer comunicação? Quais são os riscos? Nessa etapa, vamos olhar com mais detalhes a utilização dessas plataformas, aprendendo com cases de mercado que já deram certo.

Mensuração de Resultados: estruture indicadores para área de CI e seus canais de comunicação.

Seria mesmo possível, um comunicador apaixonado pelo que faz viver em harmonia com um mundo corporativo tão repleto de indicadores e metas? Sim, é possível mensurar a comunicação, aprender com os seus resultados e, claro, desenvolver planos de ação (realmente) efetivos. Nesse último tema, vamos tratar dos indicadores de resultados, tanto para a área, quanto para as ações e canais.

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