R$210

Conceituando a Corrupção no Brasil: Aspectos Psicológicos

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Hotel Green Place

Rua Doutor Diogo de Faria, 1200

Vila Mariana

São Paulo, SP 04024-002

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Processos Cognitivos que Explicam a Ação de Invíduos que Cometem Atos de Corrupção

Sobre este evento

O que leva um indivídio a envolver-se em atos de corrupção? Por que as taxas de corrupção no Brasil são tão altas? A corrupção endêmica é um fenômeno cultural?

O tema "corrupção" tem atraído grande atenção nacional e internacionalmente. No Brasil, especificamente, o tema gera grandes debates nas mais variadas esferas, como política e acadêmica, especialmente desde 2014 quando revelados os casos de desvios ocorridos dentro da Petrobrás (denominado como "Lava Jato").

Focando primordialmente no indivíduo, esse evento focará nos fatores que levam pessoas a não só engarem-se em atos de corrupção, como permitir sua perpetuação. Tradicionalmente na área acadêmica, tais indíviduos são tratados como racionais (ou calculistas) que realizam uma análise de custos e benefícios ao decirem-se por participar ou não de atos de corrupção. Porém, uma abordagem alternativa tem-se destacado, em que invíduos são tratados como "não-conscientes" (ou irracionais, em inglês mindless). Tal abordagem tem respaldo na psicologia cognitiva. Dessa forma, visa-se explicar o porquê de um indivíduo engajar-se em corrupção ou não procurando-se compreender os processos cognitivos que resultam em tal ação.

Esse evento tem portanto como objetivo central delinear os processos cognitivos do indvíduo que participa de atos de corrupção. Dessa forma, esse evento será dividido em duas partes:

1a Parte: Fundamentos da Abordagem Cognitiva

A Dra. Ana Maria Serra, PhD em Psicologia pelo King's College, Universidade de Londres, e Diretora do ITC - Instituto de Terapia Cognitiva, apresentará fundamentos e preceitos da abordagem cognitiva para a compreensão do indivíduo. Além disso, a Dra. Ana Maria apresentará o conceito de "cognições de permissão", bem como os pontos de ruptura, humanos e sistêmicos, no fluxo de informação e como forma de explicar a intenção de cometer um ato de corrupção.

2a Parte: Desengajamento Moral

A Dra. Tatiana Martinez, PhD em Sistemas de Informação pela London School of Economics, no Reino Unido, apresentará o conceito de desengajamento moral (Bandura, 1986). Esse conceito, aplicado a diversos temas como bullying e terrorismo, foi primeiramente aplicado à área de corrupção por Moore (2008) e desenvolvido com maior profundidade pela Dra. Tatiana para a realidade brasileira. Tendo como foco o governo federal brasileiro, a Dra. Tatiana utilizou-se desse conceito cognitivo para compreender o porquê da alta incidência de casos de corrupção dentro do governo federal, concluindo que, ao contrário do que as abordagens tradicionais afirmam, não se trata de um processo racional, mas sim "irracional" e frequentemente inconsciente.

Esse evento concluirá com projeções e perspectivas futuras.

Certificado oferecidos aos participantes.

Investimento: R$310,00

Horário: 9hs às `7hs.

Sobre o Festival das Melhores Práticas em TCC:

O Festival das Melhores Práticas em TCC é um conjunto de atividades (palestras, cursos, simpósios) lançados pelo ITC em 2019 para celebrar 40 anos desde o lançamento da obra mais importante de Aaron T. Beck, idealizador da Terapia Cognitiva: "Terapia Cognitiva da Depressão". Saiba mais a respeito do Festival: https://www.youtube.com/watch?v=zV5x2HsiCrA

Quem Somos?

O ITC - Instituto de Terapia Cognitiva foi a primeira instituição no Brasil a oferecer cursos de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental. Fundado pela Dra. Ana Maria Serra, PhD em Psicologia e Especialista em TCC pelo Institute of Psychiatry, do King's College, Universidade de Londres, o ITC já formou milhares de profissionais em todo o Brasil. É composto por um corpo docente altamente qualitificado, reconhecido nacionalmente como líderes em suas áreas de especialidade.

A Dra. Ana Maria Serra se destaca entre poucos profissionais no Brasil formalmente e extensivamente treinados em TCC por um centro de treinamento reconhecido pelo Dr. Aaron Beck. Em 1996, quando de seu retorno ao Brasil, ela fundou o ITC, reconhecido, nacional e internacionalmente, como referência em TCC no Brasil, e que, desde então, vem atuando na disseminação e desenvolvimento da TCC, através de um programa intensivo de treinamento de profissionais de todas as regiões do país.

Saiba mais a respeito de nossos cursos, palestras e eventos! Participe!

Visite nosso site: www.itcbr.com

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Hotel Green Place

Rua Doutor Diogo de Faria, 1200

Vila Mariana

São Paulo, SP 04024-002

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo