R$150

Conferência Nacional 2019 - Unidade e Catolicidade

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Hotel Praia Centro

Monsenhor Tabosa, 740

Centro

Fortaleza, CE 60165010

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

"Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos." Efésios 4:4-6


A fé cristã, desde os seus primórdios, tem confessado a universalidade ou catolicidade da Igreja de Cristo: Creio na igreja, una, santa, católica e apostólica(Credo Niceno-Constantinopolitano, 381 d.C.). No Brasil, entretanto, a expressão “católica” (gr. καθολικός) tem sido associada à tradição católica romana. Esta associação não tem fundamento. Pois, bem antes da tradição romana surgir na história, entre o final do século IV e início do século V, os credos e símbolos de fé cristãos, aceitos no Oriente e no Ocidente, já falavam da catolicidade da igreja. Se o termo não se refere à tradição romana, o que significa então?

Os pais e doutores da igreja usaram o termo católico em pelo menos três sentidos básicos: Primeiro, para falar da universalidade da igreja, a comunidade que inclui povos oriundos de toda raça, língua, tribo e nação, em todos os tempos e em todos os lugares. Isto é, a Igreja de Cristo é católica no sentido de que pela fé em Cristo Jesus todos os remidos de todos os tempos e espaços geográficos são incluídos. O corpo místico de Cristo não encontra fronteiras temporais, geográficas, raciais, culturais ou linguísticas.

Segundo, a Igreja de Cristo é católica pois a fé cristã abarca toda a experiência humana. O cristianismo não é um conjunto de doutrinas que se articulam somente em níveis abstratos e distantes da realidade, mas trata de todos os aspectos da vida, quer visíveis ou invisíveis. “Não há um centímetro quadrado da experiência humana, sobre o qual Cristo, que é Rei sobre tudo, não diga: É meu!” (Abraham Kuyper). Todos os palcos onde o homem atua, tais como o trabalho, a família, a política, as artes, o mercado, o estado, a economia, a educação e o entretenimento estão debaixo do senhorio de Cristo e são objeto da operação da fé cristã.

Por fim, a Igreja de Cristo é católica pois não está restrita somente a uma única tradição denominacional ou confissão local. Deus não entregou os seus tesouros somente a uma tradição. A fé cristã não está reduzida a uma única linha melódica, mas é uma grande sinfonia que se compõe de uma multiplicidade de vozes e tradições, expressando a beleza do Reino e a multiforme graça de Deus sobre sua Igreja.

Portanto, nesta primeira conferência nacional da Coalizão pelo Evangelho, queremos convidar cristãos de todo o país para refletir sobre a beleza da Igreja de Cristo, expressa em sua unidade e catolicidade, e para que a unidade da Igreja Cristã no Brasil esteja fundamentada em Cristo Jesus, morto por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação, como revelado na Palavra de Deus.



PRELETORES


  • D.A. Carson

    D.A. Carson

    Donald Arthur Carson é escritor, conferencista, professor de Novo Testamento no Trinity Evangelical Divinity School (Deerfield, IL) e presidente do ministério The Gospel Coalition. É doutor em teologia (PhD) pela Universidade de Cambridge (Inglaterra).




  • Franklin Ferreira

    Franklin Ferreira

    Franklin Ferreira é escritor, pastor da Igreja da Trindade, diretor-geral do Seminário Martin Bucer (São José dos Campos-SP) e presidente da Coalizão pelo Evangelho. É bacharel em teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP) e mestre em teologia (ThM) pelo Seminário Batista do Sul (Rio de Janeiro/RJ).


  • Jonas Madureira

    Jonas Madureira

    Jonas Madureira é escritor, pastor da Igreja Batista da Palavra (São Paulo/SP), professor no Seminário Martin Bucer, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e vice-presidente da Coalizão pelo Evangelho. É bacharel em teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, bacharel e mestre em filosofia (MPhil) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em filosofia (PhD) pela Universidade de São Paulo (USP) e Universität zu Köln (Alemanha).


  • Mauro Meister

    Mauro Meister

    Mauro Meister é escritor, pastor da Igreja Presbiteriana Barra Funda (São Paulo/SP), diretor e professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e diretor executivo da Associação Internacional de Escolas Cristãs (ACSI). É bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (Extensão Goiânia/GO), mestre em teologia (ThM) pelo Covenant Theological Seminary (EUA) e doutor em literatura semítica (DLitt) pela Universidade de Stellenbocsh (África do Sul).


  • Emílio Garofalo Neto

    Emílio Garofalo Neto

    Emílio Garofalo é escritor, pastor da Igreja Presbiteriana Semear (Brasília/DF) e professor no Seminário Presbiteriano de Brasília e Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. É bacharel em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade de Brasília, mestre em teologia (MDiv) pelo Greenville Presbyterian Theological Seminary e doutor em teologia (PhD) pelo Reformed Theological Seminary (EUA).


  • Augustus Nicodemus

    Augustus Nicodemus

    Augustus Nicodemus escritor, pastor auxiliar na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife e vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. É bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, mestre em teologia do Novo Testamento (ThM) pela Universidade Reformada da África do Sul e doutor em teologia (PhD) pelo Westminster Theological Seminary (EUA).



Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Hotel Praia Centro

Monsenhor Tabosa, 740

Centro

Fortaleza, CE 60165010

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo