Congresso Saberes da Docência (Presencial)

Congresso Saberes da Docência (Presencial)

Perspectivas Metodológicas Contemporâneas

By Instituto Inovar

Date and time

Saturday, May 25 · 8:30am - 1pm GMT-3

Location

Colégio Magister - Unidade Junior

1301 Avenida Engenheiro Alberto de Zagottis Jardim Marajoara, SP 04675-085 Brazil

Agenda

9:00 AM - 10:00 AM

Ação pedagógica baseada em dados

10:00 AM - 11:00 AM

Jornada da educação inclusiva: teoria, prática e pertencimento!

11:30 AM - 12:30 PM

Emoções e Práxis Docente: Contribuições da Psicologia ao fortalecimento ...

About this event

  • 4 hours 30 minutes

Em 2024 o Congresso Saberes da Docência reserva um momento especial para o seu encerramento, que acontecerá de forma presencial no dia 25 de Maio. Os participantes assistirão a palestras com profissionais renomados que compartilharão suas experiências sobre estes temas relevantes na Educação:

  1. Ação pedagógica baseada em dados - Profª Camila Akemi Karino
  2. Jornada da educação inclusiva: teoria, prática e pertencimento - Profª Francisca Edna Maia
  3. Emoções e práxis docente: contribuições da psicologia ao fortalecimento do coletivo escolar - Prof. Guilherme Siqueira Arinelli e Profª Fernanda Pereira Medeiros

Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso a todo esse conteúdo.

Camila Akemi Karino

Diretora Geekie e Grupo Arco Educação. É psicóloga, mestre pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora pela mesma universidade com estágio na Universidade de New Brunswick, Canadá, quando estudou “Igualdade, equidade e eficácia do sistema educacional brasileiro”. É pesquisadora colaboradora do programa de pós-graduação do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB. Na Geekie, antes de assumir o cargo de Chief Executive Officer, atuou como Diretora Pedagógica.


Francisca Edna da Silva Maia

Pedagoga; Professora na área de Educação Especial da rede regular de ensino; Psicopedagoga, curso de aperfeiçoamento em Educação e Psicanálise, Pós- Graduação Arte Educação e Educação Ambiental, Coordenadora do Espaço Mosaico, Consultora e Assessora Educacional, atua na área de formação de profissionais da educação e afins, com enfoque na área pedagógica em Educação Inclusiva. Consultora de Emprego Apoiado e coordenadora nacional da Autodefensoria da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD).

Guilherme Siqueira Arinelli

Doutor em Psicologia pela PUC Campinas/SP (Bolsista CNPq) com estágio doutoral (Bolsista CAPES) no Departamento de Psicologia, Graduate Center, da City University of New York (CUNY, EUA). Psicólogo e Mestre em Psicologia, pela PUC-Campinas. Orientador Profissional e de Carreira pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da International Society for Cultural-Historical Activity Research (ISCAR), desde 2019. Membro associado da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC). Membro do grupo de pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED), da PUC-Campinas. Atua como Docente do curso de graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (USF). Atualmente é Docente e Coordenador do curso de Especialização "Psicologia na Escola" e Coordenador dos cursos da Area da Saúde da PUC Collab, ambos do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da PUC-Campinas. Tem experiência e desenvolve pesquisas na área da Psicologia Escolar e Educacional com interesse em desenvolvimento humano, adolescência, processos educativos e orientação profissional. Assume como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, ancorando-se nos conceitos desenvolvidos por Lev S. Vigotski e demais autores das teorias críticas.

Fernanda Pereira Medeiros

Doutora e Mestre em Psicologia pela PUC Campinas/SP, graduada em Psicologia pela Unesp -  Bauru/SP e especialista em Neuropsicologia clínica. 

É membro do Grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED) e membro convidada do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEP. Com experiências profissionais e projetos voltados à área de Psicologia Escolar e Educacional, docência em Ensino Superior em Psicologia e assessoria educacional a instituições privadas e públicas, assume como aporte teórico a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os pressupostos de Lev S. Vigotski e sua Psicologia da Arte. Atualmente é professora no curso de Especialização "Psicologia na Escola" da PUC-Campinas, supervisora de estágio em Psicologia Escolar na FMU/SP e psicóloga clínica de adolescentes e adultos.


Frequently asked questions

Tem estacionamento no local ?

Temos estacionamento gratuito no local para todos os participantes.

Tem algum lugar para comer ?

A cantina estará aberta , vendendo salgados, lanches e sucos.

Tenho direito a certificado ?

Para receber o certificado você deve estar inscrito na Plataforma Congresse.me do evento virtual do Congresso Saberes da Docência

Organized by