Conversa com artista e curador | LING apresenta: Camila Soato
Conversa com artista e curador | LING apresenta: Camila Soato
Data e hora
Localização
Instituto Ling
João Caetano , 440 Três Figueiras Porto Alegre, RS 90470260 BrazilGood to know
Highlights
- 1 hour
- Para maiores de 12 anos
- In person
- Paid venue parking
- Portas abrem às 10:50
Sobre este evento
O Instituto Ling recebe a artista brasiliense Camila Soato para realizar uma intervenção artística inédita em uma das paredes da instituição. De 18 a 22 de agosto, o público poderá acompanhar gratuitamente a criação da nova obra, durante o horário de funcionamento do centro cultural. Será possível acompanhar, em tempo real, o processo criativo, as técnicas empregadas e os movimentos do artista. Após a finalização, o trabalho ficará exposto para visitação até o dia 18 de outubro, com entrada franca
Após a finalização do mural, a artista comentará a experiência e o resultado em um bate-papo com o público e o curador Paulo Henrique Silva, que, na ocasião, também apresentará um panorama da produção artística da região Centro-Oeste. O encontro acontece no sábado, 23 de agosto, às 11h. Inscrições gratuitas.
A atividade faz arte do projeto LING apresenta: Quando as fronteiras se dissolvem, com curadoria de Paulo Henrique Silva, que tem o objetivo de aproximar o Rio Grande do Sul da cultura do Centro-Oeste, trazendo artistas visuais da região para desenvolverem obras inéditas no centro cultural.
Saiba mais sobre essa edição do LING apresenta.
Duração: 60 min.
50 lugares disponíveis
O Instituto Ling está empenhado em proporcionar uma experiência acessível e inclusiva a todos os seus visitantes. Esta programação oferece a possibilidade de contratação de intérprete de libras. Caso necessite do serviço, por favor, sinalize no formulário de inscrição.
A atividade oferece certificado de participação mediante solicitação. Escrever para instituto.ling@institutoling.org.br.
Sobre a artista:
Camila Soato (Brasília, DF, 1985)
Camila Soato é artista visual e desenvolve pesquisas prático-teóricas em pintura figurativa, desenho e performance, explorando temas como feminismo, gênero e “fuleragem”. Suas obras combinam cenas cômicas protagonizadas por personagens atrapalhados ou perversos com pinceladas expressivas, manchas e escorridos de tinta, resultando em uma visualidade marcada pelo contraste entre carga violenta e humor satírico. Participou de exposições no Brasil e no exterior, como a individual Imundas e Abençoadas, no CCSP (2022), e as coletivas XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, em Portugal (2022), e 11ª Bienal do Mercosul (2018), onde realizou residência artística. Graduada em Artes Visuais e mestre em Poéticas Contemporâneas pela UnB, é doutora em Poéticas Visuais pela USP. Vive e trabalha entre Brasília (DF) e Planaltina (GO).
Sobre o curador:
Paulo Henrique Silva (Anápolis, Goiás)
Paulo Henrique Silva foi aluno e professor na Escola de Artes Oswaldo Verano, mantida pela Prefeitura de Anápolis (GO), e graduou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde 2004, dedica-se à curadoria, com foco no estudo e na pesquisa da arte contemporânea produzida na Região Centro-Oeste do Brasil. Projetos recentes incluem as mostras Entre Acervos, Dialetos 1 e 2, Novas Aquisições, Um Acervo em Construção, Fotografia no Acervo do Mapa, Conversas – resistência e convergência e Vozes do Silêncio. Foi curador em mais de onze edições do Salão Anapolino de Arte e tem contribuído significativamente para a ampliação do acervo do MAPA e o fortalecimento da arte contemporânea no interior do Brasil. De 2020 a 2024, foi responsável pela Coordenação do Fundo Municipal de Cultura e Editais, Curadoria e Gestão do MAPA e da Galeria de Artes Antônio Sibasolly, em Anápolis.
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.
PRONAC 233474