Conversa com artista e curadora | Ling Apresenta: Gustavo Assarian

Conversa com artista e curadora | Ling Apresenta: Gustavo Assarian

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Data e hora

Localização

Instituto Ling

João Caetano , 440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Conversa com artista e curadora | Ling Apresenta: Gustavo Assarian

Sobre este evento

O Instituto Ling recebe o artista visual porto-alegrense Gustavo Assarian para uma intervenção ao vivo em uma das paredes do centro cultural. De sábado a sexta-feira (6 a 12 de agosto), das 10h30 às 20h, o público poderá acompanhar gratuitamente a criação em tempo integral da nova obra, observando as escolhas, os gestos e os movimentos do artista.

A atividade faz parte do projeto Ling Apresenta que, até o fim deste ano, receberá a intervenção de outro nome da arte contemporânea, selecionado pela jornalista, pesquisadora e curadora independente Luísa Kiefer. Após a finalização do trabalho, Assarian comentará a experiência e o resultado em bate-papo com o público e a curadora no sábado, dia 13, às 11h. A conversa poderá ser acompanhada gratuitamente no Instituto Ling ou no canal do YouTube do centro cultural. Faça sua inscrição sem custo.

A intervenção ficará em exposição até o dia 15 de outubro.

Saiba mais sobre o projeto.

Gustavo Assarian (Porto Alegre/RS, 1993)

Vive e trabalha em Porto Alegre. Possui bacharelado em Artes Visuais pela UFRGS e atualmente está cursando licenciatura em Artes Visuais pela mesma instituição. Trabalha majoritariamente com a linguagem do desenho, investigando a representação autobiográfica. O artista pesquisa os infortúnios cotidianos, pensando questões do controle e urgência ao representá-los. Teve uma exposição individual na Galeria Ecarta, em 2018, chamada “Os infortúnios nos são úteis”. E participou de exposições coletivas como "Presença negra no MARGS" (2022), no MARGS; “O que resta após” (2020), na Pinacoteca Rubem Berta; “No eStúdio” (2017), no MARGS; e “Pintura e desenho - a novíssima geração” (2012), vencedora do Prêmio Açorianos de melhor exposição coletiva.

Luísa Kiefer (Porto Alegre/RS, 1986)

Jornalista, pesquisadora e curadora independente. É doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Em 2017, foi pesquisadora visitante no departamento de fotografia do Centre for Research and Education in Art and Media (CREAM) da University of Westminster, Londres, Inglaterra. É Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pelo mesmo programa e jornalista formada pela PUCRS. Nos últimos anos, realizou a curadoria de exposições, individuais e coletivas, em diferentes espaços como Fundação Ecarta, Goethe-Institut Porto Alegre, Instituto Ling, Espaço Cultural ESPM-Sul e Fundação Vera Chaves Barcellos. Desde 2018, coordena, junto com Eduardo Veras, o projeto de catalogação da obra da artista plástica Gisela Waetge. Em 2019, foi curadora geral do Linha, espaço independente de artes visuais, em Porto Alegre. Em 2021, recebeu o XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Jovem Curadora/Aliança Francesa.

Este encontro tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

Compartilhar com amigos