Gratuito

Conversa sobre a exposição Dito e Feito – Aos Vivos, Porto Alegre

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Descrição do evento
Conversa Exposição Dito e Feito – Aos Vivos, Porto Alegre, com Nuno Ramos e Tiago Mesquita

Sobre este evento

Neste encontro você terá a chance de conhecer um pouco mais sobre o trabalho do artista Nuno Ramos. Ele, o curador Tiago Mesquita, Fernando Zugno, diretor artístico do Poa em Cena, e Laura Cogo, coordenadora da programação cultural do Instituto Ling, conversarão sobre a exposição Dito e Feito – Aos Vivos, Porto Alegre, que estará em cartaz no Instituto Ling até o dia 18 de setembro.

Para a exposição no Instituto Ling, Nuno Ramos elaborou a performance Dito e feito – aos vivos, Porto Alegre, a se realizar entre os dias 15 e 18 de junho de 2021. Aqui, as atrizes e o ator em palco reproduzirão as falas que uma equipe nas ruas de Porto Alegre captura ao vivo.

Em performances anteriores, o artista tentava fazer o eco desencontrado da voz do televisor, que ele já chamou, em seu livro Cujo (2008) de “o verdadeiro ventríloquo, cuspidor de imagens e de vozes”. Agora, vemos pelo YouTube uma repetição desencontrada dos acontecimentos que os repórteres da exposição encontraram. O que é dito no palco não se acerta totalmente com o que é feito na rua. Há alguma interferência na transmissão. Vemos o que sobra dessa vida, um resíduo que não se apaga nem neste período particularmente trágico.

Confira mais detalhes sobre a exposição acessando a página do evento aqui.

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário da live. :)

Nuno Ramos nasceu em 1960, em São Paulo, onde vive e trabalha. Formado em filosofia pela Universidade de São Paulo, é pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor. Começou a pintar em 1984, quando passou a fazer parte do grupo de artistas do ateliê Casa 7. Desde então tem exposto regularmente no Brasil e no exterior. Participou da Bienal de Veneza de 1995, onde foi o artista representante do pavilhão brasileiro, e das Bienais Internacionais de São Paulo de 1985, 1989, 1994 e 2010. Em 2006, recebeu, pelo conjunto da obra, o Grant Award da Barnett and Annalee Newman Foundation.

Tiago Mesquita é crítico de arte, curador e professor de história da arte. Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo, ele atua como crítico desde a década de noventa e já publicou em periódicos como Revista Fevereiro, Folha de São Paulo, Frieze (Londres), Novos Estudos Cebrap, O Público (Lisboa) e Quatro Cinco Um e nas revistas Novos Estudos, Soma e Reportagem. Como curador, organizou exposições de artistas como David Drew Zingg e José Bezerra. Publicou, entre outros, os livros “Rodrigo Andrade: Resistência da matéria”, “Paulo Monteiro: O interior da distância” e “Imagem útil, imagem inútil”.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento on-line

{ _('Organizer Image')}

Organizador Instituto Ling

Organizador de Conversa sobre a exposição Dito e Feito – Aos Vivos, Porto Alegre

Entidade sem fins lucrativos voltada a investimentos em educação, cultura e saúde.

Salvar este evento

Evento salvo