O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos (PRCEU-USP) será palco para o espetáculo do renomado Grupo Andante, do Coral da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP), no próximo sábado, 06 de setembro, às 15h. O evento, aberto ao público, promete encantar os presentes com um repertório diversificado, cheio de emoção e qualidade vocal. A entrada é grátis.
Sob a regência de Thiago Pinheiro, o Grupo Andante desenvolve desde 2019 um trabalho eclético, explorando períodos variados da tradição européia, música de diferentes etnias indígenas e cantos de raizes africanas como as cantigas de candomblé e o samba.
Ambos, o CoralUSP e o Engenho dos Erasmos, fazem parte da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP). Essa conexão ressalta o compromisso da USP em promover a difusão cultural, artística e patrimonial em benefício da sociedade.
O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos pertence à USP desde 1958. Foi construído, em 1534, por indígenas escravizados e/ou aldeados, a mando do navegador português Martim Afonso de Souza e de seus sócios. É a mais antiga evidência física da colonização portuguesa no Brasil. Ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o espaço oferece, desde 2004, visitas monitoradas e atividades culturais como oficinas, peças, saraus e outras.
O espetáculo no Engenho dos Erasmos, um importante patrimônio histórico nacional, traz uma experiência única ao unir música e história. O ambiente singular do Engenho adiciona charme ao evento, tornando-o uma oportunidade imperdível para os amantes da cultura e da música.