O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos (PRCEU-USP) será palco para o espetáculo do renomado Grupo Andante, do Coral da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP), no sábado, 11 de outubro, às 15h. O evento, aberto ao público, promete encantar os presentes com um repertório diversificado, cheio de emoção e qualidade vocal. A entrada é grátis.
O Grupo Casa Dona Yayá marcará presença em Santos, sob regência de Mauro Aulicino, trazendo um repertório de samba e pagode paulista dos anos 80 e 90. Desde 2024 o grupo tem se debruçado na conclusão do projeto Pedra 90, elaborando arranjos, leituras e ensaios para apresentações públicas em 2025.
Além da oportunidade de rememorar clássicos da MPB em arranjos únicos, e de prestigiar artistas talentosos, a experiência ganha novas camadas simbólicas, pois ocorrerá num local histórico: o Monumento Nacional é um sítio arqueológico fundamental para aprendermos mais sobre a presença indigena e a diáspora africana na historia da Baixada Santista.
Ambos, o CORALUSP e o Engenho dos Erasmos, fazem parte da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP). Essa conexão ressalta o compromisso da USP em promover a difusão cultural, artística e patrimonial em benefício da sociedade.