CORPO, fenômeno poético

Event Information

Share this event

Date and Time

Location

Location

Rio de Janeiro

Local em definição

Rio de Janeiro, RJ

Brazil

View Map

Event description

Description

CORPO
fenômeno poético
com Augusto Gutierrez e Alexandre Mender

Experimentar o(s) corpo(s) como linguagem em que se desenvolve uma exploração de conceitos e ações próprios da ciência goetheana e sua mistura com os estudos da dança, tais como conversação e diálogo, abertura e porosidade, tessitura e trama, processo e preenchimento - paralelos conceituais entranhados na tríade presença, escuta e relação.

Semana Viva! Goethe de 1 a 6 de outubro



Mais detalhes:

Vivência aberta a qualquer pessoa que não tenha restrição de movimentos; pede-se que venha com roupas confortáveis. Na presente proposição pretendemos traçar relações conceituais entre a fenomenologia Goetheana e a fenomenologia do movimento na dança Contato Improvisação, que tem por foco a Improvisação em dança a partir de uma linguagem particular que evidencia a interação corporal pelo que chamamos de Comunicação de Inconscientes (GIL, apud Paxton).Movimento e comunicação corporal: qual o grau de intervenção de um corpo sobre o outro, suas variações espaço-temporais e correlações psico-físico-emocionais.

Desejamos não tratar da dança em si, mas partir de suas técnicas como forma de revelação de um campo energético sutil em que a consciência esteja atenta e em consonância com a inteligência cinestésica, que se imprime por sua capacidade de mobilização de fluxo de energias e comunicação não verbal. Conceitos comuns à ciência empírica de Goethe como conversação, abertura, processo, imaginação sensorial, serão abordados na condução da experiência do movimento e seus paralelos conceituais como porosidade, diálogo, tessitura, trama e preenchimento, imbricados nas interações dos corpos participantes da experiência oferecida. Tais conceitos estão diretamente entranhados numa tríade definida por três pilares desta linguagem de dança: presença, escuta e relação. Assim, desejamos partilhar uma nova forma de se perceber, se relacionar e se experimentar em relação em si mesmo, com os indivíduos e seus modos de existir no mundo.


Augusto Gutierrez
Biólogo, educador e facilitador de processos. Há 14 anos atua profissionalmente com desenvolvimento organizacional, programas de aprendizagem e inovação social. Criador e co-facilitador do Programa RODA e do Canteiro - grupo de pesquisa e aprofundamento da prática social reflexiva, ambos inspirados na abordagem fenomenológica de Goethe, apresentada pelo trabalho pioneiro de Allan Kaplan e Sue Davidoff.

Alexandre Mendes
Bacharel e professor de dança. Ministra aulas e workshops de dança Contato Improvisação para grupos profissionais e amadores há cinco anos. Em suas aulas e facilitações, pesquisa independentemente e aplica seus estudos sobre fenomenologia do movimento e seus desdobramentos na interação dos corpos, na comunicação não verbal e seus respectivos desdobramentos de ressignificação de relações, processos de co-criação e co-habitação. Atende ao público da área artística, cultural e organizacional.


http://www.programaroda.com/
https://www.facebook.com/ProgramaRoda/
https://instagram.com/programaroda
programaroda@gmail.com

Date and Time

Location

Rio de Janeiro

Local em definição

Rio de Janeiro, RJ

Brazil

View Map

Save This Event

Event Saved