R$100 – R$140

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Escola Viva

Rua Casa do Ator 836

Vila Olímpia

São Paulo, São Paulo

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Atualmente vivemos a época da globalização. O mundo globalizado traz liberdade, mas carrega consigo a perda de limites conhecidos, as fronteiras tornam-se virtuais. Paradoxalmente vemos uma busca por fronteiras, a ponto de se ver novamente a construção de um muro que a corporifica.

Não à toa falamos de terra-mãe, termo impregnado de simbolismo. Uma presença materna satisfatória garante limites protetores, que internalizados permitem criar fronteiras claras e que permitem a interação com o mundo.

Convidamos a pensar nas patologias da atualidade, nos casos bordeline, nos transtornos de pânico, nos distúrbios de alimentação, distúrbios de imagem, sentimentos de insegurança, ansiedades...

A Terapia Morfoanalítica é uma terapia psicocorporal e trabalha diretamente no corpo. Quando a imagem corporal está deformada, a percepção de si mesmo está alterada e o indivíduo fica sem acesso ao seu próprio conhecimento, e por sua vez sem interação com o mundo. A TM trabalha no sentido oferecer experiências de sentir o próprio corpo. Trabalhos corporais que colocam o paciente em contato com o corpo e a pele, território e fronteira do Eu, e senti-lo na relação com o outro. É a corporeidade, o sentido de existência, que vai garantir a fronteira do Eu no mundo em constante transformação.

Convidamos todos os Morfoanalistas e profissionais da área da saúde que buscam uma forma de tratar a pessoa como um todo, a conhecer e pensar conosco esta terapia contemporânea.

Informações:

(11) 3862-3912

(11) 94361-3097 (Vivo), com Helena

Email: contato@abtm.com.br


Comissão Organizadora:

Andréia Miki Yoshimoto

Cristina Hirashima

Lucia Pessoa Gurgel

Márcia Lavaqui Gonçalves

Vânia Carlini Almeida

Ida Leyda Martinez A. de Mello - Presidente da ABTM


Comissão Científica:

Chênia Maia Arrouk

Cristina Hirashima


Realização:

ABTM _ Associação Brasileira de Terapeutas Morfoanalistas


Programação

8:30_ Recepção e entrega de material

9:00 _Abertura

9:15_ Palestra: Fronteira: Ameaça ou Proteção?

Fernanda S. M. Pachioni Pernas, terapeuta morfoanalista, fisioterapeuta, mestre em fisioterapia pela FCT/UNESP

10:00_ Coffee Break

10:15_ Mesa Redonda:Corpo sem Fronteira(s).

Aline Eugênia Camargo, psicanalista e mestre em Psicologia Social pela USP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora dos cursos de especialização: Psicossomática Psicanalítica, corpo e clínica contemporânea e de aperfeiçoamento: Psicopatologia Psicanalítica e clínica contemporânea do mesmo Instituto. Autora do livro Fobia (São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001) e co-organizadora do livro Alonso, S. L.; Gurfinkel, A C. e Breyton, D. M. (org.) – Figuras clínicas do feminino no mal-estar contemporâneo (São Paulo: Escuta, 2002).

Vanessa Dentzien Pinzon, médica e psiquiatra pelo HC de Porto Alegre da UFRGS, Mestre em Ciências pela FMUSP, especialista em Transtornos Alimentares. Coordenadora Geral do PROTAD_Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares da Infância e Adolescencia do IPq-HC∕FMUSP. Autora e co-autora de capítulos de livros e artigos científicos.

Ana Rita Mira, terapeuta morfoanalista, Terapeuta Ocupacional pela USP, Coordenadora e Assistente de Formação em Terapia Morfoanalítica no Brasil,Especialização no Método Neuro-evolutivo, especialização em Psicodrama Pedagógico, membro Fundador da ABTM.

Mediadora: Lucia Pessoa Gurgel, terapeuta morfoanalista, Assistente de Formação em Terapia Morfoanalítica no Brasil, Fonoaudióloga pela PUC- SP. Experiência clínica no Ambulatório de Saúde Mental IPSO- Instituto de Psiquiatria Social de SBC. Desde 2009 participa de grupos de estudos de Freud e Bion com Marta Foster, psicanalista didata da SBPSP. Membro Fundador da ABTM.

12:30 _ Almoço

14:00:

  • sala 1: Workshop: “ Território e fronteira do Eu na Terapia Morfoanalítica”. Direção: Márcia Lavaqui Gonçalves, terapeuta Morfoanalista 1988, fisioterapeuta pela UNESP -1983, Coordenadora e Assistente de Formação em Terapia Morfoanalítica no Brasil. Especialização em Psicossomática Psicanalítica pelo SEDES- SP. Membro do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto SEDES Sapientiae, Membro Fundador da ABTM. Andreia Miki Yoshimoto, terapeuta morfoanalista, fisioterapeuta pela UNAERP, aprimoramento em ortopedia na área da coluna, membro fundador da ABTM

  • Sala do Fórum: Palestra- Um olhar delicado. Anderson Quisbert dos Santos, fisioterapeuta com pós -graduação em oncologia e unidade de terapia intensiva, terapeuta morfoanalista desde 2016.

15:30_ Coffee Break

16:00:

  • Sala 1: workshop- continuação

  • Sala do Fórum: Palestra- Formalidade: uma prótese para a fronteira. Maria Lucia Romanelli, terapeuta morfoanalista 2005 e fisioterapeuta 1987

17:30_ Encerramento

__________________

Perguntas frequentes

O que posso levar para o evento?

Para aqueles que participarão do workshop, recomendamos levar uma roupa que facilite os movimentos e uma almofada para utilizar como assento.


Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas?

Através do nosso e-mail: contato@abtm.com.br. Ou pelos telefones: 11 3862.3912/ 11 94361.3097

Qual é a política de reembolso?

Reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento. Após esta data não será reembolsado nenhum valor mas você pode indicar uma pessoa para participar no seu lugar.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Escola Viva

Rua Casa do Ator 836

Vila Olímpia

São Paulo, São Paulo

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo