R$1.692

cultivando o equilíbrio emocional (curso completo - 42h)

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

casa Casulo

rua groenlâdia, 160

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Imagine como seria poder ganhar mais consciência das nossas emoções, entender como elas funcionam e impactam nosso mundo interno, relações e ações? Como seria poder olhar para elas com mais gentileza, amorosidade, destemor? E, principalmente, poder cultivar uma habilidade que nos dê a possibilidade de ter uma quietude em meio aos movimentos que surgem dos gatilhos emocionais?

Neste curso, basedo no CEB (Cultivating Emotional Balance), resultado do trabalho de Paul Ekman em parceria com o professor budista Alan Wallace, vamos aprender sobre práticas contemplativas que nos apoiam no cultivo do equilíbrio emocional e do bem-estar genuíno. Vamos falar sobre como desenvolver relaxamento, estabilidade, compaixão, sabedoria; e como isso impacta nossas vidas e das pessoas ao redor.

Uma conversa sincera, gentil e aberta sobre as emoções. Que podem não ser assustadoras, a ponto de querermos suprimi-las; ou sedutoras demais, a ponto de seguirmos qualquer estímulo sem antes ganharmos liberdade de escolha.


O que é o CEB?

O Programa Cultivating Emotional Balance (CEB) teve início em uma conferência do Mind and Life Institute no ano 2000 sobre “emoções destrutivas”. Dela participaram, além de SS o Dalai Lama, um grupo de cientistas, filósofos e monges. A pedido do Dalai Lama, o psicólogo Paul Ekman e o professor budista Alan Wallace assumiram o desafio e desenvolveram o primeiro currículo do CEB (com colaborações de Richard Davidson, Mark Greenberg e Matthieu Ricard). Mais tarde, Eve Ekman juntou-se ao programa, sendo a atual professora do curso de formação de professores do CEB.


O que vamos abordar?

O curso é dividido em 5 etapas:

1) Felicidade genuína: A intenção principal do programa CEB é oferecer recursos para que o participante aprenda a cultivar níveis maiores de bem-estar emocional. Neste contexto, “bem-estar emocional” equivale ao que os gregos chamavam de eudaimonia, a felicidade mais genuína e que independia da sustentação e do controle de estímulos externos. Esse bem-estar emocional é abordado como o resultado da interação de inteligências desenvolvidas com base em quatro equilíbrios fundamentais: conativo, atencional, cognitivo e emocional.

2) Equilíbrio conativo: refere-se à qualidade das nossas intenções e desejos, a possibilidade de compreendê-los e alinhá-los ao cultivo de um bem-estar mais perene para si mesmo e também dos outros.

3) Equilíbrio da atenção: equivale a “afinar o instrumento” da nossa atenção, permitindo-nos focar de maneira funcional e no que realmente importa, naquilo que temos como aspiração (equilíbrio conativo).

4) Equilíbrio cognitivo: a inteligência desenvolvida aqui é a de reconhecer a realidade como ela é; e o papel ativo do observador. Cultivar esse equilíbrio nos ajuda no processo de perceber as nossas experiências de omissão, projeção ou distorção.

5) Equilíbrio emocional: diz respeito a desenvolver uma maior consciência sobre as nossas emoções e das pessoas ao redor. Pode surgir como resposta natural ao cultivo dos demais equilíbrios e nos ajuda a perceber os gatilhos e a como ter respostas mais construtivas a episódios emocionais.

Para quem é este curso?

todas as pessoas interessadas em conexão e em ganhar mais consciência sobre as emoções, entender como elas funcionam e impactam nosso mundo interno, relações e ações.

o objetivo do CEB é:

> identificar a cultivar a felicidade genuína;

> apoiar no cultivo de uma vida emocional mais construtiva;

> criar escolhas sobre como podemos nos envolver com as nossas emoções

Formato?

São 42 horas, divididas entre 9 encontros presenciais, em São Paulo + um retiro.

> os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, a cada duas semanas, das 19h às 22h

(datas: 1/8, 15/8, 29/08, 12/09, 26/09, 10/10, 24/10, 7/11, 21/11)

> o retiro acontece no final de semana dos dias 21 a 23 de setembro em uma fazenda que fica a 2,5 horas de SP. os custos do retiro estão inclusos no valor do curso, mas você precisa providenciar o seu transporte até lá (o próprio grupo se ajuda na organização em relação a isso).


CEB - Resultados científicos:

O estudo feito com o CEB revelou uma redução significativa dos graus de depressão, ansiedade e hostilidade sentidos ao longo de um período de cinco semanas. Os participantes relataram também uma melhoria das suas habilidades afetivas em relação a terceiros.

No período pós-programa, os participantes demonstraram uma alteração no seu padrão de resposta durante um episódio emocional, o que sugeriu uma redução da reatividade emocional face ao stress, quando comparada com o período pré-programa. Resultados adicionais evidenciaram que os participantes melhoraram as suas relações interpessoais, não só no ambiente de trabalho como também na vida pessoal.

Quem oferece?

Nathália Roberto é sócia fundadora da Kind, professora formada pelo programa CEB (Cultivating Emotional Balance, do Santa Barbara Institute for Consciousness), pós graduada em marketing pela Fudação Dom Cabral e graduada em comunicação social pela PUC de Minas Gerais. Trabalhou durante oito anos no mercado de moda, foi de trainee a diretora de produto, de empresa grande a startup, sempre com foco no público feminino. Hoje também conduz grupos de estudos e práticas para mulheres, é interessada no silêncio e em investigar o mundo interno para ajudar pessoas a cultivarem mais liberdade interna.


POLÍTICA DE CANCELAMENTO – por favor, leia com atenção.

Este curso é penado para uma turma pequena. Por isso, cancelamentos de última hora podem comprometer a viabilidade da realização do mesmo.

Caso haja a necessidade de cancelamento, será reembolsado o valor total pago pelo workshop até 30 dias úteis antes do início do curso. Entre 30 e 15 dias úteis antes da primeira etapa, serão reembolsados 50% do valor total pago pelo workshop. A partir de 15 dias úteis antes da primeira etapa, não será reembolsado nenhum valor, mas você pode indicar uma pessoa para participar no seu lugar.

Caso não consigamos o número mínimo de inscritas para realização do programa, você receberá retorno de 100% do valor pago.


Etiquetas
Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

casa Casulo

rua groenlâdia, 160

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo