CULTIVO DE HABILIDADES EMOCIONAIS - Compaixão baseada em Mindfulness
Informações do evento
Descrição
A ciência tem encontrado evidências que o cultivo de habilidades emocionais melhora nossa comunicação e conexão em nossas relações interpessoais. Deixa-nos mais felizes e alegres, nos ajuda a lidar com situações estressantes de forma mais saudável e menos reativa. Pode até mesmo aumentar a nossa satisfação no trabalho e diminuir a sensação de estar sobrecarregado.
Além disso, esse bem estar muitas vezes acaba contagiando e beneficiando amigos, familiares e colegas de trabalho.
Os seres humanos têm a habilidade natural de serem compassivos, entretanto, o estresse do dia a dia, as exigências sociais e as experiências de vida podem acabar fazendo com que deixemos isso em segundo plano.
Ao cultivar a autocompaixão e a compaixão nos tornamos mais saudáveis e menos suscetíveis a problemas físicos e psicológicos.A boa notícia é que podemos treinar essa habilidade natural e instintiva, e uma das melhores maneiras de fazer isso de forma segura, com um ambiente apropriado e com suporte profissional é através das práticas para o desenvolvimento da compaixão baseadas em ciência e em mindfulness.
Serão 8 encontros com 3 horas de duração, sempre aos sábados.
A realização do curso depende de um número mínimo de participantes.
CONTEÚDO DE CADA SESSÃO
SEMANA 1: Cultivar a atenção
É uma semana introdutória que servirá para que todos os participantes se conheçam e também possam experimentar e entender um pouco mais sobre a importância do cultivo da atenção para as habilidades emocionais, bem como os seus benefícios e características.
SEMANA 2: Habilidades emocionais
Na segunda semana as participantes poderão fazer uma breve revisão do último encontro e aprofundar-se no tema das habilidades emocionais: quatro atitudes saudáveis relacionadas ao cultivo da compaixão e boa vontade, bondade amorosa, equanimidade e alegria empática.
SEMANA 3: Fundamentos da compaixão
A terceira semana trata dos fundamentos da compaixão e boa vontade. O cultivo da motivação focada no outro e o receber a boa vontade dos outros.
SEMANA 4: Autocompaixão e boa vontade
A quarta semana abordará a boa vontade para consigo mesmo. Oferecerá estratégias para lidar com momentos de mal estar, reconectar com os próprios sentimentos e atender as próprias necessidades de forma compassiva.
SEMANA 5: Conectando-se com os outros
Na quinta semana o tema será a realidade existencial humana, o reconhecimento dessa condição em comum, a consciência da interdependência em qualidades.
SEMANA 6: O cultivo da compaixão
A sexta semana desenvolve ainda mais a compaixão através de práticas em diferentes contextos e situações, também trata dos medos da compaixão e da boa vontade.
SEMANA 7: Compaixão e boa vontade para com pessoas difíceis
A sétima semana foca em entender o que significa ter compaixão para com pessoas difíceis, aquelas com as quais acabamos sentindo rejeição, ressentimento ou ódio. Se estabelece os fundamentos para o perdão (mesmo que não vá necessariamente perdoar) e para começar a melhorar as relações em que há desconexão.
SEMANA 8: Compaixão em ação
Na oitava e última semana trabalharemos os julgamentos que promovem desconexão.
O cultivo da ação altruísta e da compaixão.
O QUE IRÁ RECEBER AO FAZER O CURSO
Áudios das práticas meditativas para download para praticar e utilizar em seus dispositivos digitais, onde e quando quiser
Material teórico em PDF disponível para download
Certificado de Participação (somente com 100% de presença e/ou entrega de todas as atividades solicitadas aos que não puderem estar nas sessões)