R$100 – R$200

[curso] A fotografia através das ciências humanas, com Lilia Moritz Schwarc...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Instituto Moreira Salles

Marquês de São Vicente, 476

Gávea

Rio de Janeiro, RJ 22451040

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

[curso da série Histórias da fotografia]

O objetivo deste curso é mostrar como as ciências humanas – antropologia, história e sociologia – podem entender a fotografia não como um produto do seu contexto, mas como produtora de imagens, representações e hábitos. Se, por muito tempo, representações visuais foram entendidas como ilustrações ou anexos, neste programa objetiva-se tirá-las do segundo plano para que ganhem o papel de protagonistas. Fotografias comportam-se como documentos poderosos que, muitas vezes, ajudam a construir a realidade que pretendem apenas reproduzir.


Programa

1) O intervalo da foto e seus fantasmas

Vários especialistas têm mostrado como existe uma diferença importante entre a pintura e a fotografia. No caso da pintura, toda representação visual é basicamente controlada pelo artista. Já no exemplo da fotografia, há sempre a possibilidade da agência dos “modelos”, os quais, no pequeno hiato entre a ordem do profissional e o clichê da máquina, podem “negociar" e agenciar o seu lugar. Explorar essa especificidade da fotografia e vinculá-la a seus contextos históricos, sociais e políticos são os objetivos desta primeira aula.

2) Séries e repetições

O antropólogo Franz Boas afirmou que “o olho que vê é órgão da tradição”. Somos todos, pois, e de maneiras diferentes, míopes culturais; vemos a partir de certas convenções, as quais delimitam e condicionam as nossas percepções. E nada mais exemplar do que analisar séries e reiterações de cenas fotográficas – amas de leites, escravizados transportando em seus corpos seges e liteiras, a exposição dos corpos de vendedoras, carregadores, meninos de recado afro-brasileiros e escravizados – que não respondem à lógica da mera coincidência. Na insistência elas conformam verdadeiras retóricas do olhar. Pensar nas pretensas repetições fotográficas e problematizá-las é a meta desta segunda seção.

3) A fotografia nasceu para mentir (e assim dizer a verdade)

Desde o seu início, em meados do século XIX, a técnica da fotografia revelou sua capacidade de reproduzir mas também de recriar. Documentos visuais que se apresentam teoricamente como produtos, retratos “verdadeiros” da realidade, muitas vezes cumprem o papel de produzir costumes, conceitos e estereótipos. Nessa aula, vamos observar algumas “trucagens” da fotografia, que sempre soube fazer da noite o dia, da tensão uma grande tranquilidade, do desequilíbrio social uma tremenda paz.

4) Fotografia e nacionalidade: o monarca e o presidente

Imagens mostraram-se fundamentais na construção de “comunidades de imaginação” e na produção de projetos de identidade nacional. No Brasil, dois elementos destacaram-se: a natureza e “seus naturais”. Porém, enquanto a paisagem foi sempre idealizada e eternamente tropical, já seus “naturais” demandavam atenção e apareciam em documentos científicos e policiais. Mas falta outro elemento nesta história fotográfica da nacionalidade: o chefe de Estado. Desde Pedro II (que gostava de se definir como o primeiro imperador fotógrafo) até os presidentes Vargas, Juscelino Kubitscheck ou mesmo, mais recentemente, FHC, Lula e Dilma, nossos representantes políticos fizeram uso da técnica, e de maneira crescente. Não por acaso, passamos a “enquadrar” as nossas imagens pessoais e a lembrar por meio de fotografias.

Lilia Moritz Schwarcz é professora de antropologia na USP, Global Professor em Princeton e curadora adjunta do Masp. Organizou exposições como Um olhar sobre o Brasil (com Boris Kossoy) e Histórias mestiças (com Adriano Pedrosa), ambas no Instituto Tomie Ohtake. É autora de Brasil: uma biografia (com Heloisa Starling) e Lima Barreto: triste visionário, entre outros.

Sobre a série Histórias da fotografia: Como alternativa a uma história da fotografia única e cronológica, esta série apresenta histórias variadas a partir de temas que atravessam a produção fotográfica. Nesse semestre os temas são arte, exposições e imprensa.

O curso tem 4 aulas e será realizado às terças e quartas, nos dias 4, 5, 25 e 26 de setembro, das 19h às 21h.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 3 aulas do curso.

Perguntas frequentes

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Linhas de ônibus: TRONCAL 5 (Alto Gávea - Central – Via Praia de Botafogo), 112 (Rodoviária - Alto Gávea), 538 (Rocinha - Botafogo), 539 (Rocinha - Leme), ônibus executivo (frescão) Praça Mauá – Gávea.

Metrô: Integração Gávea

Estacionamento e bicicletário gratuitos, a saída é mediante entrega de ticket carimbado pela recepção.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo e-mail imsrj@ims.com.br

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade e apresentar-se na recepção do IMS para check-in.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Crédito da imagem: Retrato de três índios com cocar e arco e flechas, São Paulo, c. 1905. Vincenzo Pastore/Acervo IMS.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Instituto Moreira Salles

Marquês de São Vicente, 476

Gávea

Rio de Janeiro, RJ 22451040

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo