R$100 – R$200

[curso] A fotografia através das exposições, com Helouise Costa

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Instituto Moreira Salles

Marquês de São Vicente, 476

Gávea

Rio de Janeiro, RJ 22451040

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

A fotografia através das exposições

Professor: Helouise Costa

[curso da série Histórias da fotografia]

A história das exposições é parte inseparável da história geral da fotografia, porém costuma ser vista como mera curiosidade ou apoio para outras formas de análise. O estudo de exposições brasileiras e estrangeiras, como Fotoforma (1951), The Family of Man (1955) e New Topographics (1975), entre muitas outras, revela aspectos pouco explorados do campo fotográfico e também o percurso, nada previsível, que levou a fotografia a ser assimilada pelos museus de arte ao longo do século XX.

Programa:

As aulas irão se concentrar sobre uma seleção de exposições que contribuíram para a assimilação da fotografia pelo circuito de arte em diferentes momentos entre os séculos XIX e XX, priorizando o universo dos museus na França, Inglaterra, Alemanha, União Soviética, Estados Unidos e Brasil.

1) A história das exposições como área de conhecimento. A exposição como médium. Exibindo fotografias no século XIX.

2) A fotografia entre a estética, a política e a comunicação: exibindo fotografias na primeira metade do século XX.

3) A fotografia em campo expandido: fotografia e arte na segunda metade do século XX.

4) Por uma história das exposições de fotografia no Brasil.

Helouise Costa é docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Coautora do livro A fotografia moderna no Brasil, entre outros. Realizou exposições como Rafael França: entre mídias e Fronteiras incertas: arte e fotografia no acervo do MAC USP.

Sobre a série Histórias da fotografia: Como alternativa a uma história da fotografia única e cronológica, esta série apresenta histórias variadas a partir de temas que atravessam a produção fotográfica. Nesse semestre os temas são arte, exposições e imprensa.

O curso tem 4 aulas e será realizado às quintas e sextas, nos dias 7, 8, 14 e 15 de junho, das 19h às 21h.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 3 aulas do curso.

Perguntas frequentes

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Linhas de ônibus: TRONCAL 5 (Alto Gávea - Central – Via Praia de Botafogo), 112 (Rodoviária - Alto Gávea), 538 (Rocinha - Botafogo), 539 (Rocinha - Leme), ônibus executivo (frescão) Praça Mauá – Gávea.

Metrô: Integração Gávea

Estacionamento e bicicletário gratuitos, a saída é mediante entrega de ticket carimbado pela recepção.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email imsrj@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade e apresentar-se na recepção do IMS para check-in.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Crédito da imagem: Exposição Fotoforma, Museu de Arte de São Paulo, 1951. Arquivo Geraldo de Barros, Genebra, Suíça. © Fabiana de Barros

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Instituto Moreira Salles

Marquês de São Vicente, 476

Gávea

Rio de Janeiro, RJ 22451040

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo