R$100 – R$200

[curso] As imagens como seres vivos: fotografia, cinema e teorias da vida

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Paulista

Paulista

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Professores: Philippe Dubois e Teresa Castro

[Curso da série Histórias da fotografia]

É possível considerar as imagens como “seres vivos”? Em que medida as “teorias da vida” e as “teorias da imagem” dialogam e se identificam? Este curso, ministrado por dois professores da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, se propõe a evocar sinteticamente algumas linhas de pesquisa recentes e originais que refletem sobre essas “imagens vivas”, no cruzamento da antropologia, da estética e da história da arte. Entre animação e animismo, o curso atravessará práticas como a antotipia, os herbários, gabinetes de curiosidades, dioramas, a taxidermia e os efeitos especiais no cinema.


Sobre a série Histórias da Fotografia: Como alternativa a uma história da fotografia única e cronológica, esta série apresenta histórias variadas a partir de temas que atravessam a produção fotográfica, como os já abordados arte, exposições, imprensa, ciências humanas, moda, fotografia amadora, arquitetura e cinema.


Observação: Philippe Dubois fará sua exposição em francês. A professora Teresa Castro, portuguesa, além de ministrar sua parte do curso, fará a tradução consecutiva da fala de Dubois.

PROGRAMA

1) A “força vital” das imagens e a teoria dos atos de imagem.

2) O “vitalismo vegetal”: a antotipia (fotografia vegetal), os herbários (naturais, fotográficos, cinematográficos, digitais), os filmes de plantas, as florestas vivas etc.

3) O “vitalismo animal”: gabinetes de curiosidades, dioramas, taxidermia, cinema de efeitos especiais e outros.

4) O poder e o pensamento das imagens (o “vitalismo humano” pela imagem): animismo, animação, pinturas vivas, Efeito Pigmalião (imagem, magia, milagre).



PROFESSORES

Philippe Dubois é professor da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e membro do centro de investigação LIRA (Laboratoire International de Recherches en Arts). Especialista em estética do cinema, da fotografia e do vídeo, é autor do seminal O ato fotográfico e outros ensaios (publicado no Brasil em 1994) e de Cinema, vídeo, Godard. Realizou inúmeras estadias de ensino e de pesquisa no Brasil, sobretudo como professor convidado na Universidade Federal do Ceará, entre 2012 e 2018.


Teresa Castro é professora associada na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e membro do centro de investigação IRCAV (Institut de Recherches sur le Cinéma et l’Audiovisuel). Foi pós-doutoranda no Musée du Quai Branly (Paris) e no Max Planck Institute for the History of Science (Berlim) e publicou, entre outros, La Pensée cartographique des images e, com Maria do Carmo Piçarra, Re-Imagining African Independence: Film, Visual Arts and the Fall of the Portuguese Empire. Pesquisa atualmente as ligações entre cinema e animismo.



O curso tem 4 aulas e será realizado sexta e sábado, das 14h às 18h30, nos dias 22 e 23 de fevereiro. Contando duas aulas por dia, com um intervalo de 30 minutos entre elas.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 3 aulas do curso. (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).



Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Paulista

Paulista

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo