Curso de Auditoria Interna Governamental - Brasília, DF - 12 e 13/abr

Ações e painel de detalhes

Vendas terminadas

A venda de ingressos terminou

A venda de ingressos terminou
Olá, Infelizmente esta turma está lotada. Solicite a próxima turma através do e-mail contato@portaldeauditoria.com.br

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

A definir em Brasília, DF (região central)

SCS, Quadra 6, Bloco A, Lote 141

Asa Sul

Brasília, DF 70327900

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra ou até 2 dias antes do início do evento ( o primeiro que acontecer) para solicitar o estorno de pagamento.

A venda de ingressos terminou

A venda de ingressos terminou
Olá, Infelizmente esta turma está lotada. Solicite a próxima turma através do e-mail contato@portaldeauditoria.com.br
Descrição do evento
Auditoria Interna Governamental

Sobre este evento

OBJETIVO

O Curso tem como objetivo trazer aos participantes uma visão ampla dos conceito e práticas que atualmente envolvem a função da Auditoria Governamental de Orgãos de controle das diversas áreas do Governo, conforme Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal-CGU.

PÚBLICO-ALVO

Destina-se a atender integrantes de órgãos de controle das diversas esferas de governo; Diretores, Gerentes, Ordenadores de Despesa, Administradores, Contadores, Auditores, Profissionais de Controle Interno e Externo das três esferas de governo (Executivo, Judiciário e Legislativo). Servidores que atuam nas áreas de Auditoria Interna e Externa e também profissionais das demais áreas de execução financeira, orçamentária e patrimonial no âmbito governamental que tenham interesse sobre esse assunto.

PROGRAMA

MÓDULO I - AUDITORIA INTERNA - UM DOS PILARES DA GOVERNANÇA    

1 - Teoria da Agência, Governança Corporativa e Auditoria  2 - Definição de Auditoria Governamental3 - IPPF (International Profissional Practices Framework)4 - A natureza do Trabalho do Auditor5 - Estatuto, Independência e Objetividade6 - Responsabilidade, conduta e ética do auditor7 - Proficiência e Zelo Profissional8 - O auditor interno em processo de investigação de fraude9 - Trabalhos de consultoria10 - Visão objetiva e informativa da Lei 13303 de 30/06/2016 que dispõe sobre o “Estatuto da Empresa Estatal”. Com destaque para Auditoria, Comitê Executivo de Auditoria, Gestão de Risco, Controles Internos e Boas Práticas de Integridade Corporativa

 

MÓDULO II - PLANO DE AUDITORIA BASEADO EM LEVANTAMENTO DE RISCOS

1 - Conceitos fundamentais de riscos1.2 - Gerenciamento de Riscos Corporativos1.3 - Parceria entre Auditores e Gestores1.4 - Atribuições da AI, segundo o IIA, na implementação do ERM 

2 - A elaboração do Plano de Auditoria2.1 - O processo de Risk Manegement – Levantamento de riscos junto aos gestores2.2 - Revisão dos Riscos de Auditoria2.3 - Universo de Auditoria-Decisões sobre prioridades de auditoria

3 - Controles Internos e seus elementos3.1 - Evolução dos Controles Internos3.2 - COSO-Revisão de suas premissas

  

MÓDULO III - O CICLO DE AUDITORIA E SUAS MELHORES PRÁTICAS 

1 - Planejamento do Trabalho de Auditoria1.1 - Gestão de tempo1.2 - Definição de datas (Cronograma de Trabalho)1.3 - Conhecimento da área, processos, localidade a ser auditada1.4 - A elaboração do programa de trabalho da auditoria1.5 - Comunicação formal da auditoria ao auditado1.6 - Solicitação prévia de informações e documentação para o trabalho de auditoria e outros recursos necessários.

2 - O Trabalho de campo2.1 - Reunião de abertura2.2 - Execução dos trabalhos2.3 - Revisão dos papéis de trabalho2.4 - Apresentação do resultado prévio da auditoria ao auditado2.5 - Conclusão do trabalho de campo2.6 - Garantindo os resultados do trabalho de auditoria2.7 - Cuidados a serem observados no processo de follow-up

3 - Comunicando à Diretoria, Presidência e outras partes interessadas o resultado final da auditoria.

 

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES:

  • Claro entendimento da importância dos Controles Internos e Análise de Risco na administração dos processos internos.
  • Conhecimento do conceito de Controle Interno incluindo a Metodologia C.O.S.O. (Comitee of Sponsoring Organizations) e princípios do Comitê da Basiléia, destacando seus fundamentos e aplicação aos processos organizacionais.
  • Conscientização quanto ao ganho de eficiência em suas atividades, com o conhecimento da Análise de Processos.
  • Domínio de técnicas para analisar e melhorar os processos existentes e para implementar novos processos.

 

METODOLOGIA

O treinamento será ministrado através de exposição oral interativa, baseada em recursos visuais, debates, dinâmicas de grupo, apresentação de cases, através da experiência do palestrante. Os participantes realizarão exercícios para auxiliar a fixação do tema proposto.Abordagem didática e prática baseada no construtivismo: interação com os participantes por meio da apresentação de conceitos e discussões práticas, onde serão debatidas e fixadas as idéias apresentadas.O palestrante estimulará o grupo com perguntas, visando dinamismo, troca de experiências e melhor assimilação do conteúdo abordado.

PROFESSOR

IBRAIM LISBOA - Auditor Interno há mais de 30 anos

Consultor do Portal de Auditoria, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - AUDIBRA. Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros. Pioneiro, no Brasil, com o treinamento "Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais". Forte atuação em Treinamentos Empresariais realizados em todo o Brasil. Autor dos livros eletrônicos (E-book's) Manual de Auditoria Interna, Como Formar uma Equipe de Auditores Internos e Auditoria Interna Operacional, todas editadas pelo Portal de Auditoria - Curitiba/PR. (disponíveis nos sites www.portaldeauditoria.com.br e www.maph.com.br).

SÉRGIO MACIEL - Auditor e Executivo há mais de 35 anos no mercado

Economista, 35 anos de experiência como Auditor e Executivo em empresas, instituições públicas e organismos internacionais, tais como Telefônica VIVO, ONU – Organização das Nações Unidas, Ministério da Ciência e Tecnologia, Pirelli Cia Industrial , CITIBANK, Brasil Telecom, HSBC e KPMG.

Atualmente é Membro do Comitê de Auditoria – COAUD do Banco do Estado do Pará – BANPARÁ 2018 até o momento;Foi Membro do Conselho Fiscal – CF da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP/RJ – 2000/2001;

Certificador e Team Leader do IIA Brasil para Certificações de Departamentos de Auditoria Interna do IIA BRASIL - The Institute of Internal Auditors, EUA e 165 países no mundo.Bacharel em Economia, Ciências Militares – Colégio Militar e cadete da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras – Ministério da defesa por 1,6 anos),Pós-Graduações em Auditoria Interna, Gestão de Controladoria e Ciência da Educação.Especialista em Riscos Corporativos pelo IIA Brasil/EUA – The Institute of Internal Auditors. (CRMA)Consultor Especialista em Estruturação de Áreas de Auditoria Interna em empresas e empresas/órgãos públicos;Consultor e Especialista em Implantação de áreas de Controles Internos e Compliance;Especialista em Programas de Combate a Fraudes, Implantação de Canal de Denúncias Comitê de Ética, Lei Anticorrupção 12.846/13 e Decreto 8420, Programa de Integridade e Leis Anticorrupção EUA e UKBA Britânica.Consultor da SM Consulting & Training e na empresa TETRA IT Consulting;Professor convidado nas Universidades USP, UNIP e UNIBMembro da Banca de TCCs e Monografias das graduações e Pós-Graduações.Atuou como Avaliador e Certificador dos Departamentos e Áreas de Auditoria Internas das empresas e instituições: MRS Logística Banco Itaú, Banco Bradesco, Telefônica/Vivo, BMF Bovespa, Três Corações, CTEEP Energia, TEC BAN, Banco do Brasil, BACEN, BSM/B3, Copel Cia Paranaense de Energia Elétrica, Sabesp e Banco Central em processo de certificação.Instrutor do IIA Brasil nos Cursos de formação de Auditores: AUDI I e AUDI II, Logística, COSO e Gestão de Riscos, Combate a Fraudes, Auditoria Interna, Gestão de Riscos, Controles Internos para Instituições públicas e privadas.Instrutor de Auditoria cadastrado nas Escolas Judiciárias dos Tribunais de Justiça e Tribunais Eleitorais nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso Sul, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.Instrutor de Auditoria cadastrado no Ministério da Defesa / Brasília;Atuou como Auditor, Gerente e Executivo nas empresas Roma Consulting, IIA Brasil, Vivo Celular, Tele Centro-Oeste – TCO Celular, Ministério da Ciência e Tecnologia em Brasília/DF, Brasil Telecom S/A, Organização das Nações Unidas, Pirelli S/A, CITIBANK N.A, Banco HSBC e KPMG.

Carga-horária: 16 horas/aula

Horário: 09:00 às 18:00 horas

Incluso: Material Didático, Coffee-Break, Certificado de Conclusão

Telefones: (41) 3068-6708

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

A definir em Brasília, DF (região central)

SCS, Quadra 6, Bloco A, Lote 141

Asa Sul

Brasília, DF 70327900

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra ou até 2 dias antes do início do evento ( o primeiro que acontecer) para solicitar o estorno de pagamento.

{ _('Organizer Image')}

Organizador Grupo Portal de Auditoria

Organizador de Curso de Auditoria Interna Governamental - Brasília, DF - 12 e 13/abr

Salvar este evento

Evento salvo