Curso de Controle Interno e Análise de Risco na Gestão de Processos - São P...
Informações do evento
Descrição
OBJETIVO
As organizações públicas e privadas têm como preocupação permanente o alcance de objetivos operacionais, mas nem sempre dão a necessária importância à gestão de seus processos e às práticas e princípios de Controle Interno e Análise de Risco, duas ferramentas de suporte à consecução de objetivos. Neste treinamento serão abordadas as práticas e princípios de Controle Interno da Escola Americana de Auditoria e também um resumo da metodologia do C.O.S.O. (I e II), além de proposições do Comitê da Basiléia. A par desses estudos, será apresentada uma metodologia de Análise de Processos e os princípios do Sistema Gerencial de Controles, informações necessárias para melhor gestão de processos.
PÚBLICO-ALVO
Dada a generalidade do programa apresentado, o curso aplica-se, indiferentemente, a gestores e profissionais de instituições públicas e empresas privadas com atuação em qualquer área da estrutura organizacional, havendo, no entanto, maior aplicabilidade àqueles que tenham sob sua responsabilidade a operação e controle de processos internos da organização.
PROGRAMA
O Sistema Gerencial de Controles
- Responsabilidade da Diretoria e dos Gestores;
- O Ambiente de Controles Internos na Organização;
- Como “incentivar” a prática de controles pelos gestores;
- Benefícios de um Sistema Gerencial de Controles.
PARTE I: CONTROLE INTERNO
Práticas de conformidade, controle interno, gestão de riscos e auditoria, destacadas na Lei 13303 de 30/06/2016 que se aplicam ás empresas Estatais.
- Escola Americana de Auditoria
- Definição de Controle Interno;
- Principais tipos de Controle Interno;
- Controle Contábil, Controle Administrativo e Controle Estrutural.
PARTE II: CONTROLES INTERNOS (Metodologia C.O.S.O.)
- Como surgiu a Metodologia C.O.S.O.
- Objetivos do C.O.S.O.
- Visão do Processo Controle Interno (os cinco elementos) – COSO I
- Ambiente de Controle;
- Avaliação e gerenciamento de Riscos;
- Atividades de Controle;
- Informação e comunicação;
- Monitoramento.
Componentes da Avaliação dos Controles e Gerenciamento dos Riscos de acordo com a Metodologia C.O.S.O. – COSO II
- Cenário interno;
- Fixação de objetivos;
- Identificação de impactos;
- Avaliação de risco;
- Planos de ação;
- Atividades de controle;
- Informação e Comunicação;
- Monitoramento.
- COSO 2013 - Fundamentos
PARTE III- CONTROLES INTERNOS (Comitê da Basiléia)
- Objetivo inicial
- Responsabilidade do Conselho de Administração e dos Gestores
- Considerações sobre os Principais Riscos:
- de crédito;
- de país e transferência;
- de mercado;
- de liquidez;
- de operação;
- da taxa de juros;
- legais.
Princípios de Controle Interno aplicáveis, segundo orientação do Comitê da Basiléia
- Nas atividades de Controle;
- Na informação e comunicação;
- No monitoramento dos planos de ação.
Comparações entre a Escola Americana, a metodologia C.O.S.O. e Comitê da Basiléia nas práticas de controle recomendadas
- Relação Entre Processo, Risco e o Objetivo do Controle;
- Em Compras;
- No Contas a Pagar.
PARTE IV: ANÁLISE DE RISCO
- Esquema da Análise de Risco;
- Princípios de avaliação de risco;
- Tipos de risco;
- Metodologia da Análise de Risco
- Matriz de risco (exemplo: Compras).
PARTE V: ANÁLISE DE PROCESSOS
Preliminares
- Definição
- Categorias de processos
- Origem da análise de processos
- Solução de tarefas x Solução de processos
- Objetivos da Análise de Processos
- Quando Precisamos Analisar Nossos Processos
- Melhoria x Reengenharia de Processos
- Questões Básicas de Análise de Processos.
Mudanças internas necessárias em uma organização voltada a processos:
- Na estrutura Organizacional
- Nos métodos de trabalho
- Nos princípios de Avaliação de Desempenho
- Nos Métodos de Gerência.
Metodologia de Análise de Processos
- As cinco etapas da metodologia “Rápida Reengenharia”
PARTE VI: FRAUDES
- A motivação do fraudador;
- A aposta do fraudador;
- Fases de uma fraude;
- Porque ocorrem fraudes;
- Sinais de alerta de uma fraude;
- Áreas preferidas pelo fraudador.
PARTE VII- FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA GERENCIAL DE CONTROLE PELOS GESTORES
ESTUDO DE CASO (Em grupos de trabalho)
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES:
- Claro entendimento da importância dos Controles Internos e Análise de Risco na administração dos processos internos.
- Conhecimento do conceito de Controle Interno incluindo a Metodologia C.O.S.O. (Comitee of Sponsoring Organizations) e princípios do Comitê da Basiléia, destacando seus fundamentos e aplicação aos processos organizacionais.
- Conscientização quanto ao ganho de eficiência em suas atividades, com o conhecimento da Análise de Processos.
- Domínio de técnicas para analisar e melhorar os processos existentes e para implementar novos processos.
METODOLOGIA
O treinamento será ministrado através de exposição oral interativa, baseada em recursos visuais, debates, dinâmicas de grupo, apresentação de cases, através da experiência do palestrante. Os participantes realizarão exercícios para auxiliar a fixação do tema proposto.
Abordagem didática e prática baseada no construtivismo: interação com os participantes por meio da apresentação de conceitos e discussões práticas, onde serão debatidas e fixadas as idéias apresentadas.
O palestrante estimulará o grupo com perguntas, visando dinamismo, troca de experiências e melhor assimilação do conteúdo abordado.
PROFESSOR
IBRAIM LISBOA - Auditor Interno há mais de 30 anos
Consultor do Portal de Auditoria, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - AUDIBRA. Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros. Pioneiro, no Brasil, com o treinamento "Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais". Forte atuação em Treinamentos Empresariais realizados em todo o Brasil. Autor dos livros eletrônicos (E-book's) Manual de Auditoria Interna, Como Formar uma Equipe de Auditores Internos e Auditoria Interna Operacional, todas editadas pelo Portal de Auditoria - Curitiba/PR. (disponíveis nos sites www.portaldeauditoria.com.br e www.maph.com.br).
Carga-horária: 16 horas/aula
Horário: 09:00 às 18:00 horas
Incluso: Material Didático, Coffee-Break, Certificado de Conclusão
Telefones: (41) 3068-6708