R$995 – R$1.990

CURSO DE GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO - 80H AULA - 2ª TURMA

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

PATROCÍNIO BRASIL COMUNICAÇÃO E MARKETING

Avenida das Nações Unidas 14.261 - 24 ANDAR

WT MORUMBI - TORRE B

São Paulo, SP 04730090

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

OBJETIVO

O curso “Gestão & Marketing Esportivo” tem o objetivo de capacitar profissionais de marketing, vendas e comunicação a analisar demandas, propor soluções, desenvolver projetos e produtos inovadores no setor
esportivo com foco na reputação, objetivos organizacionais e responsabilidade social que estejam alinhados e adequados às melhores práticas de gestão de marketing esportivo;

PÚBLICO-ALVO

Analistas, Executivos, Consultores e Gestores de clubes, entidades, agências e empresas que desejam adquirir uma compreensão ampliada sobre a Gestão de Marketing Esportivo nos contextos de negócios, comunicação, marketing, vendas, eventos , contéudo, relacionamento e responsabilidade social para organizações do setor esportivo.

CONTEÚDO – CURSO DE GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO

AULA 1 - 18 de outubro de 2019 - Sexta-feira
8h30 às 18h - Planejamento e Gestão de Eventos Esportivos

• Gestão de Instalações Esportivas
• Planejamento de Eventos Esportivos
• Gerenciamento de Eventos Esportivos
• Monitaromento e Controle de Eventos Esportivos

Luiz Brum - Gerente de Operações de Estádios na Copa 2014 , Rio 2016, Copa América 2019. Profissional com sólida experiência no planejamento estratégico, tático e operacional em gestão e operação de Eventos Esportivos e Arenas/Estádios. Atuação em Copa do Mundo FIFA 2014, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Federação Internacional e Confederação Brasileira de Voleibol.

AULA 2 - 19 de outubro de 2019 - Sábado
8h30 as 18h - Planejamento e Gestão Comercial de Marketing de Propriedades Esportivas

• Planejamento de Patrocínio e Propriedades Esportivas
• Inteligência comercial
• Processo comercial
• Cases comerciais

Antonio de Castro Neves - Gerente de Marketing Comercial do Comitê Paralímpico Brasileiro. Executivo com mais de 20 anos de atuação profissional na área Comercial, com experiência exercida no Brasil e no exterior em empresas dos segmentos de Esportes e Entretenimento, Eventos e Logística & Navegação. Experiência consistente no que se refere a vendas de patrocínios, processos licitatórios, relacionamento com patrocinadores, fornecedores, agências, governos e comitês olímpicos. Atuou como executivo comercial em empresas como Kawasaki Kisen Line (K-Line), World Travel Awards, Major Events International, Comitê Organizador Rio2016, Nielsen Company, Pico Projects, Fluminense Football Club, Sony Music e Comitê Paralímpico Brasileiro.

AULA 3 - 25 de outubro de 2019 - Sexta-feira
8h30 às 18h - Gestão de Licenciamento e Marcas no Esporte

• Definições e conceitos ligados ao licenciamento de marcas e desenvolvimento de produtos licenciados
• A indústria do Licenciamento no Brasil e no Mundo
• Licenciamento Esportivo (+ e-sports)
• Licenciamento sob as ópticas: das Marcas (Licenciadores) e dos Fabricantes (Licenciados)
• Gestão comercial aplicada a venda de produtos licenciados do Varejo

Rafael Pedreira - Sócio Fundador da Licencie. Especialista em licenciamento de marcas e varejo, com foco em produtos licenciados, tem 13 anos de experiência na área. Fundou em 2016 a Licencie. Antes, atuou como Gerente de Novos Negócios da empresa inglesa Sporting iD, responsável gerenciar todo o programa de Licenciamento e Varejo da empresa junto a CBF, Nike, Adidas e FIFA, em projeto vinculado a Copa 2014. Foi Gerente de Marketing Esportivo das marcas Umbro e Fila no Brasil, onde gerenciava os patrocínios a Clubes. Também atuou em Clubes esportivos em áreas de marketing e gestão, passando por Esporte Clube Pinheiros, Paulista de Jundiaí e Goiás Esporte Clube.

AULA 4 - 26 de outubro de 2019 - Sábado
8h30 às 18h - Gestão de Projetos Esportivos Incentivados

• Lei de Incentivo ao Esporte
• Ciclo de Vida dos Projetos Incentivados
• Procedimentos e técnicas para utilização de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte,
• As 7 etapas dos meios de gerenciamento e controle vinculados aos projetos esportivos

Ricardo Paolucci - Gestor de Projetos Incentivados do Esporte Clube Pinheiros . Profissional de Educação Física, bacharel em Administração de Empresas e Negócios, pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo e Mestre em Administração. Há 20 anos atua no segmento esportivo, sendo premiado como “Gestor Esportivo de 2009” pela CBC – Confederação Brasileira de Clubes. Atualmente é Gestor de Projetos Incentivados do EC Pinheiros e Sócio Consultor da Incentive Projetos, com trabalhos realizados para entidades como Palmeiras, Corinthians, Chapecoense, entre outras. Possui mais de 90 projetos aprovados, representando R$ 270 milhões em recursos a captar.

AULA 5 - 08 de novembro de 2019 - Sexta feira
8h30 as 18h - Turismo e Hospitalidade no esporte

• Planejamento e gestão de Experiências esportivas
• Gestão e Comercialização de Camarotes e serviços
• Desenvolvimento e Gestão de parcerias estratégicas
• Planejamento de eventos receptivos
• Gestão do patrimônio material e imaterial

Alex Fernandes - Gerente de Parcerias Institucionais - Santos Futebol Clube. Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Administração de Empresas - Gestão e Estratégia em Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutor em Ciências Sociais com Ênfase em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo atualmente professor Universitário nas instituições UNISANTA, Universidade Estácio de Sá e UNIFMU. No Santos Futebol Clube e o responsável pelo desenvolvimento e gestão dos convênios estabelecidos entre o clube e instituições públicas e privadas e Gestor do Memorial das Conquistas (Museu oficial do Santos FC). Entre 2004 e 2009 foi Gerente de Marketing do Santos Futebol Clube , sendo responsável e co gestor do Projeto Sereias da Vila (Prêmio Marketing Best 2010, do desenvolvimento das mascotes oficiais do Santos Beleinha e Baleião (Prêmio Marketing Best 2007 ) , pela política de patrocínios das diversas modalidades do clube e gestor da implantação do ISO 9001 na área de licenciamento do clube.


AULA 6 - 09 de novembro de 2019 - Sábado
8h30 as 18h -Planejamento e Produção de Contéudo Audiovisual no Esporte

• Panorama da produção audiovisual no esporte nos dias atuais;
• Tendências do audiovisual e plataformas de hospedagem de conteúdo;
• Compreensão de produto e usuário e planejamento da produção audiovisual;
• Criação de roteiro e brainstorm;
• Estrutura técnica de produção - equipamentos e softwares
• Conteúdo ao vivo;
• Discussão de cases;
• Atividade prática em grupo: proposição de roteiro e estratégia de divulgação de conteúdo audiovisual;

Victor Borges - Supervisor SantosTV - Santos Futebol Clube. Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), possui MBA em Negócios, Marketing e Comunicação nos Esportes pela Estácio. Atua, desde 2014, na área de produção de conteúdo audiovisual no esporte, mais especificamente para canais de times de futebol. Iniciou sua trajetória no segmento na Santos TV, canal oficial do Santos Futebol Clube. Em 2015, participou do projeto de reformulação da Fla TV, do Clube de Regatas do Flamengo, e, atualmente, é supervisor do time de audiovisual do Peixe, que, em seu canal no YouTube, soma mais de 220 milhões de views - líder entre as equipes do futebol brasileiro.


AULA 7 - 22 de novembro de 2019 - Sexta feira
8h30 às 18h - Marketing , Branding e Ativações de marca no Esporte

• Entendendo o marketing esportivo como ferramenta de negócios e comunicação;
• Diferentes objetivos do marketing esportivo para as marcas
• Brand experience como principal benefício do marketing esportivo para a marca
• O patrocínio esportivo como eixo central da comunicação integrada de marketing.
• As variáveis que envolvem as estratégias de sinergia à ação de patrocínio.
• Exemplos de ações integradas de comunicação para ativação do patrocínio.

Bruno Fontanelli - CEO, FontSports. Graduado em Esporte pela USP especializado em Marketing Esportivo pela ESPM e Eventos pelo SENAC. Fundador da Fontsports Sportrategy, empresa de soluções estratégicas para o mercado esportivo. Experiência em Projetos de Patrocínio de grandes clubes de futebol incluindo ativações de marca, ações de endomarketing, relacionamento e campanha de vendas.

AULA 8 - 23 de novembro de 2019 - Sábado
8h30 as 18h - Tecnologia Aplicada ao Marketing Esportivo

• Reinventando a experiência do fã com o uso da tecnologia;
• Estádios conectados / arenas inteligentes;
• Conhecendo os fãs, torcedores ou clientes e o potencial do negócio com indicadores, software de gestão e ferramentas de fidelização; •Visão 360 dos atletas; • Estudos de casos. • Como seria a sua experiência ideal em um grande evento? Como será o estádio do futuro? Como fidelizar • Vamos nos desafiar a responder essas e outras perguntas com a aplicação metodologia ágil e criativa. • Exercício tipo "Hands on" e elaboração de protótipos de baixo custo.

Mateus Rafael Ortiz Grings - Consultor de suporte na Indústria de Esportes e Entretenimento, na SAP Labs Latin America, Hub de Inovação da SAP na América. Possui MBAs nas áreas de Gestão de Projetos e Marketing Estratégico e Graduação em Administração de Empresas. Visitou estádios e arenas inteligentes, clubes e centros de treinamento na Alemanha e parques temáticos referência em entretenimento nos EUA e Europa.

AULA 9 - 29 de novembro de 2019 - Sexta feira
8h30 às 18h - Gestão de conteúdo e mídia Esportes

• Gestão do conteúdo esportivo e as multiplataformas:
• A importância da gestão do conteúdo esportivo, produção e distribuição nos diversos canais existentes para oferecer a melhor experiência aos fãs
• Soluções promocionais para aderência das marcas patrocinadoras.

Álvaro Cotta - Diretor de Marketing da Liga Nacional de Basquete - NBB. Formado em Administração pela PUC-MG, com especialização em Administração Esportiva pela FGV-RJ e em Marketing pela FDC (Fundação Dom Cabral), foi Diretor de Marketing do Clube Atlético Mineiro (De 2006 a 2008), Sócio-Diretor da Agência ACE Esportes e Eventos (2009-14) e desde 2015 é responsável pelo marketing e comercial da Liga Nacional de Basquete.

AULA 10 - 30 de novembro de 2019 - Sábado
8h30 às 18h - Gestão de Ligas e Competições Esportivas

• Gestão de Competições e ligas Esportivas,
• Gerenciamento de projetos e controle orçamentário,
• Marketing, transmissão e produção de eventos

Renato D´Ávila - Superintendente de competições de quadra na Confederação Brasileira de Volei . Professor de Educação Física atuando como treinador por 12 anos, iniciou carreira na gestão na Penalty onde se apaixonou pelo Marketing Esportivo. Pós graduado na matéria pela ESPM, após três anos na área, volta ao esporte para mais uma etapa atuando como Supervisor de uma equipe profissional. Chega à CBV em 1999 , Pos graduado em gestão esportiva avançada pelo COI, e atua como Superintendente de Competições.

LOCAL

Patrocinio Brasil Marketing & Tecnologia
Av. Das Nações Unidas, 12. 901 - 25 andar - Torre Norte
Brooklin – São Paulo/SP


INFORMAÇÕES
www.patrocinio.net.br
11 94177 9602
ad@patrocinio.net.br

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

PATROCÍNIO BRASIL COMUNICAÇÃO E MARKETING

Avenida das Nações Unidas 14.261 - 24 ANDAR

WT MORUMBI - TORRE B

São Paulo, SP 04730090

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo