R$575

Curso de Imersão em Primeiros Socorros em Áreas Remotas (26h)

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia, Blumenau/SC

rua Santa Maria

Blumenau, SC 89027203

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Curso de Imersão em Primeiros Socorros em Áreas Remotas (26h)

Sobre este evento

Com foco na prática e com uma didática fácil e descomplicada, o curso é destinado tanto a profissionais que já atuam na área da saúde e resgate, como também leigos que trabalham com turismo de aventura ou que desejam se capacitar na área.

O profissional que atua em área remota deve saber se adaptar, pois além da distância aos grandes centros urbanos e apoio especializado muitas vezes enfrentará também restrição de mobilidade e de recursos, exigindo um conhecimento específico para que a situação seja resolvida da forma mais rápida e adequada possível, muitas vezes tendo a necessidade de fazer uso de recursos naturais como meios de fortuna.

O curso de imersão em Primeiros Socorros em Áreas Remotas é DIRECIONADO A GUIAS DE TURISMO, CONDUTOR DE TRILHA, MONTANHISTAS, CORREDORES DE AVENTURA, BIKERS, LÍDERES DE GRUPOS ESCOTEIROS, bem como PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE e DEMAIS INTERESSADOS EM APRENDER TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS EM LOCAIS REMOTOS.

Responsável técnico do curso: Instrutor Fabricio Giovani

Com experiência de mais de 20 anos na área, sendo 9 anos como Condutor Socorrista no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pomerode/SC, iniciou suas atividades em 1997 no Bombeiro Voluntário de Pomerode/SC permanecendo até 1999 quando assumiu atividade no Bombeiro Comunitário em Blumenau/SC até 2009. Em 2008 atuou como Coordenador do abrigo da FURB em conjunto com as equipes do 3º BBM e do 23º BI e desde 2000 desempenha atividade de instrutor de técnicas verticais (rapel). Durante esse período esteve em constante atualização contando com mais de 30 capacitações nas áreas de segurança do trabalho, técnicas verticais, resgate e primeiros socorros, como curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), de CPR-PRO Suporte Básico de Vida para profissionais da saúde e resgate, de Suporte Básico de Vida e de Suporte Médico em Operações Táticas, capacitação em intercorrências clínicas e psiquiátricas, curso Corpo Voluntário de emergências em heliponto, curso de socorrista em atendimento pré-hospitalar básico e de formação de Bombeiros Comunitários.

Introdução ao curso:

  1. Introdução aos primeiros socorros em áreas remotas
  2. Prevenção de acidentes em áreas remotas

Módulo I - Primeiros Socorros: Nesse módulo o aluno aprende noções de primeiros socorros para as principais situações que podem ocorrer durante uma atividade em área remota, utilizando recursos padrões e também improvisando com meios de fortuna. Nem sempre o profissional terá a disposição todos os recursos necessários, portanto é fundamental que ele saiba improvisar e utilizar a natureza a seu favor. Qualquer situação de emergência, ainda mais em área remota e de difícil acesso, deve ser resolvido o mais rápido possível a fim de evitar a evolução do quadro clínico dessa vítima. O módulo de primeiros socorros inclui:

  1. Avaliação da cinemática do trauma
  2. Avaliação inicial da vítima
  3. Avaliação detalhada da vítima
  4. Sinais vitais e verificação
  5. Hipotermia
  6. Hiperglicemia e hipoglicemia
  7. Controle de hemorragias
  8. Controle do estado de choque
  9. Ferimentos e bandagens
  10. Aplicação de torniquete
  11. Luxação, entorse e contusão
  12. Fraturas
  13. Técnicas de imobilização
  14. Utilização da maca SKED e prancha
  15. Transporte de acidentados
  16. Uso de meios de fortuna
  17. Técnicas de ventilação artificial
  18. Parada Cardiorrespiratória (PCR)
  19. Protocolo SBV para adultos

Módulo II – Características geográficas e fauna e flora local: Locais remotos apresentam características específicas e antes mesmo de adentrar nessas regiões para realizar a sua atividade é fundamental que o profissional já esteja ciente do que poderá encontrar. Conhecer a vegetação predominante, os animais, o clima e a altitude daquele local, por exemplo, ajuda o profissional não só a elaborar suas atividades, mas também já permite uma antecipação dos riscos e das técnicas de resgate que poderão vir a ser necessárias. Esse módulo inclui:

  1. Plantas venenosas
  2. Animais peçonhentos
  3. Características geográficas (vegetação, altitude e clima típicos)

P´ré Requisitos: Idade mínima de 18 anos, estar em condição física e de saúde compatível com a atividade e principalmente: ESTAR DISPOSTO A SAIR DA ZONA DE CONFORTO.

Incluso apostila, certificado e brevê aos aprovados, área de camping, todos os materiais para uso e demonstração no curso e alimentação (almoço, café e jantar no dia 22 e café da manhã no dia 23).

Não está incluso sendo de responsabilidade dos alunos, barraca e acessórios para o acampamento, itens de higiene pessoal, lanches extras e bebidas e demais itens não especificado anteriormente.

EMPRESAS: Consulte parcelamento via boleto. Envie um e-mail para: contato@bravale.com.br.

VOLUNTÁRIOS DO IPAN: Se você é voluntário do IPAN, sua inscrição deve ser feita diretamente com a administração do Instituto Parque das Nascentes.

Observações: 1. Vagas limitadas. 2. A Bravale Treinamentos se reserva no direito de cancelar ou adiar a data de início do treinamento caso não complete o número mínimo de participantes ou dependendo das condições climáticas. Os alunos já inscritos serão avisados e em caso de impossibilidade de acompanhar a nova data os valores já pagos serão devolvidos (por meio do mesmo método utilizado para realizar o pagamento).

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia, Blumenau/SC

rua Santa Maria

Blumenau, SC 89027203

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo