R$2.250

Datas múltiplas

Curso de Introdução à Justiça Restaurativa - São Paulo - 2018

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Laboratório de Convivência

Monte Alegre 1774

Perdizes

São Paulo, SP 05014002

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 1 dia antes do evento

Descrição do evento

Descrição

SÃO PAULO 2018


CURSO DE INTRODUÇÃO À JUSTIÇA RESTAURATIVA

com Monica Mumme

Uma certeza tem orientado o fazer do Laboratório de Convivência: trabalhar com a Justiça Restaurativa tema tão nobre, é preciso calma, um processo artesanal, bem planejado, flexível às realidades e às demandas locais e, principalmente, envolvendo as pessoas e acolhendo suas necessidades para que este fazer seja legítimo e transformador.

Sustentar isto diante de um mundo que exige resultados e velocidade é um dos princípios do Laboratório. Onde não há tempo para o ser humano, as violências se perpetuam e passam sem serem percebidas. Os sistemas que oprimem e violam são, por vezes, sutis e engessam as mudanças.

Desejamos uma Justiça Restaurativa que esteja a serviço de reflexões profundas. Temos visto que isto se dá em 1o lugar naquele que aceita o ousado convite de se visitar e compreender como constrói a paz dentro de si. E neste lugar desvela suas violências e a potência de curá-la no exercício constante de um novo repertório relacional.

O que buscamos na forma de implementar a Justiça Restaurativa é contribuir para um sistema de convivência onde a Justiça se funda na união dos sentimentos e das necessidades. E neste entrelace ir além das contradições humanas e os rótulos que vem juntos para um aprendizado criativo e que opera transformações que combinem com a evolução tão necessária de todos nós.


Desenvolvimento da Proposta

- Formação com o foco no desenvolvimento da convivência justa e humanizada


05 Módulos | 16h cada | 80 horas de formação | Certificado


O curso tem como objetivo:

- Possibilitar aos participantes da Formação acessem informações que contribuam para a compreensão sobre Justiça Restaurativa, ampliando seu conhecimento acerca destes temas e construindo outros entendimentos sobre as relações pessoais, institucionais e sociais.

- Contribuir para que cada integrante possa revisitar suas crenças e teorias sobre conflito e violência, possibilitando que percebam o papel do cidadão na construção da Paz e, fundamentalmente, na implementação de uma lógica de convivência mais justa.

- Apresentar outras maneiras de se resolver conflitos, buscando no procedimento restaurativo respostas efetivas para se estabelecer um novo paradigma que está pautado nos direitos humanos fundamentais e na lógica da inclusão, pacificação e harmonização das relações pessoais e institucionais.


Módulos

1º módulo – 16 horas – Construindo Relações

  • Pertencimento, autonomia e competência: elementos para uma cultura de responsabilidade.
  • Mudanças individuais: outro paradigma na construção da convivência

2º módulo – 16 horas - Diálogos com os princípios da Justiça Restaurativa

  • Histórico;
  • Elementos teóricos que contribuem para as definições da Justiça Restaurativa;
  • Sistema de convivência à luz dos princípios e valores da Justiça Restaurativa.

3º módulo – 16 horas - Os Círculos de Construção de Paz e suas possibilidades

  • Princípios e valores;
  • Tipos de círculos de Construção de Paz;
  • Etapas do procedimento.

4º módulo – 16 horas – Despertando o guardião que cada um de nós tem

  • Papel do Guardião no Circulo de Construção de Paz;
  • Habilidades e competências: no centro o ser humano e sua humanidade.

5º módulo – 16 horas – Implementação – praticando diálogos sociais

  • Cultura de Paz: sua importância no contexto da Justiça Restaurativa;
  • Aplicações nas dinâmicas institucionais;
  • Fluxo e Rede de Garantias de Direitos: Interinstitucionalidade
  • Polo Irradiador: metodologia de Expansão da Justiça Restaurativa

Resultados esperados

- Pessoas formadas nos conteúdos introdutórios apresentados, com conhecimento básico em teorias relacionadas à Justiça Restaurativa, bem como aptos a mapear situações de conflito e violência dentro do sistema de convivência e sensibilizar os envolvidos nos princípios da Justiça Restaurativa, desenvolvendo com isso determinadas práticas restaurativas.


Avaliação

Os processos implementados serão avaliados sistematicamente, utilizando ferramentas e técnicas para ouvir as pessoas envolvidas, possibilitando que crie um espaço dialógico, para acolher necessidades, de acordo com o desenvolvimento e as diretrizes do Curso.

O participante deverá socializar suas reflexões através de um portfólio individual com registro de ideias, experiências e reflexões acerca do processo de formação. Nessa estratégia conjunta de reflexão-ação, a formação será concluída num processo de auto avaliação e construção coletiva de conhecimento.

Datas

I Módulo - 04 e 05 de agosto
II Módulo - 01 e 02 de setembro
III Módulo - 06 e 07 de outubro
IV Módulo - 10 e 11 de novembro

V Módulo - 01 e 02 de dezembro


Horário

Sábados: 9h às 18h

Domingos: 9h às 18h

Local

Rua Monte Alegre 1774 - Perdizes - São Paulo - SP
Arredores da estação Sumaré do metrô

O Processo Formativo


Após o curso de Introdução à Justiça Restaurativa, compreendemos que há um percurso continuado e sistemático, para que os conhecimentos sejam consolidados e aprofundados.

A partir do conteúdo trabalhado no curso de Introdução - conceitos básicos de Justiça Restaurativa e a técnica dos círculos de construção de paz-, convidamos aos participantes, que tenham interesse em prosseguir investigando o tema da Justiça Restaurativa e suas possibilidades, a participar de outras etapas, que são subsequentes, que incluem a Supervisão – práticas orientadas dos círculos de construção de paz e teorias correlacionadas, e o Curso de Aprofundamento de Guardiões.

As etapas subsequentes não são obrigatórias. São escolhas que trazem níveis e graduações de aprendizados. Para saber mais entre no site

www.laboratoriodeconvivencia.com.br



"A Justiça Restaurativa busca, no resgate das potencialidades e fragilidades da condição humana, respostas para o desenvolvimento de alternativas diante de atos conflituosos e violentos praticados na interação das pessoas no exercício da convivência."

Monica Mumme

Compartilhar com amigos

Localização

Laboratório de Convivência

Monte Alegre 1774

Perdizes

São Paulo, SP 05014002

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 1 dia antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo