Curso de Vendas e Negociação 4.0
Data e hora
Localização
Evento on-line
Política de reembolso
Neste programa o participante aprenderá como identificar os maiores influenciadores em qualquer cadeia decisória da empresa cliente.
Sobre este evento
Metodologia
A metodologia é totalmente prática e será apresentada em forma de treinamento e workshop. Será transmitida uma série de ferramentas práticas de trabalho, para uso imediato do participante. O conteúdo será transmitido por meio de exercícios práticos, simulações, estudo de casos e jogos de negócios e vendas.
A bases deste curso são as mais atualizadas e reconhecidamente eficazes em vendas e negociação como a International Sales Consulting Miller Heiman, Inc. (USA) e nas pesquisas da Huthwaite Sales Sourcing Program (USA). Lastreadas com a experiência e vivência do apresentador em empresas nacionais e multinacionais, dos diversos segmentos de vendas: alimentício, utilidades domésticas, construção civil, entre outras – estratégias e táticas.
Carga horária
12 horas – online ao vivo – Treinamento, exercícios, simulações, testes e práticas.
Objetivo
Este programa mostrará como reduzir incertezas associadas ao abuso da sorte no processo da venda. Mostrará como evitar os erros mais comuns e os voos cegos de vendas. O programa é fundamentado em bases lógicas, através de um método racional para criar a própria sorte em vendas.
Neste programa o participante aprenderá como identificar os maiores influenciadores em qualquer cadeia decisória da empresa cliente e como persuadi-los, de modo a obter os resultados de vendas objetivados. Saberá como prevenir os sabotadores internos de negócios, a evitar os matadores de vendas dentro da empresa cliente e a neutralizar a ação da concorrência, utilizando táticas eficazes.
Ensina a aplicar o Ciclo de Vendas e, como efetuar a abertura de uma visita. Demonstra como construir a Oportunidade de Negócios a partir da análise de fatos reais e das dificuldades. Mostra como intensificar as consequências e a dar solução a organização cliente. Demonstra ainda como atingir o sucesso na venda e seus resultados e como evitar o insucesso.
Entenderá como aplicar estratégias e táticas – Vendas de Alto Desempenho.
O participante aprenderá:
- Desenvolver competência de alto desempenho em vendas e negociação.
- Obter resultados em vendas a partir do entendimento do cliente.
- Fechar negócios vantajosos por meio de soluções mais adequadas.
- Negociações de alta performance com foco na venda de melhor resultado.
- Venda de valor e não de preço (mudar a crença do preço sua e do cliente).
- Utilizar um processo de vendas adaptável a sua situação de negócio.
- Identificar os influenciadores presentes no seu processo de venda.
- Montar a estratégias de captação e fidelização total dos clientes.
- Desenvolver a tática certa de venda e negociação para evitar objeções.
- Quebrar as barreiras de vendas: Objeções, negativas, crença em preço…
- Eliminar obstáculos que podem atrapalhar suas vendas.
- Colocar os seus decisores de compras a trabalhar para você.
- Focalizar nas oportunidades de negócios e obter resultados em vendas
- Ampliar os benefícios do seu produto, conforme a necessidade do cliente
- Aplicar táticas de vendas e como obter sucesso nos negócios
- Encurtar o ciclo de vendas e evitar o insucesso, através de ações reais
- Transformar as dificuldades e problemas em soluções para o cliente
A quem se destina
Vendedores em geral – Vendedores B2C, B2B: externos, internos; Consultores de vendas; Vendedor remoto ou digital; Representantes de vendas; Assistentes, Atendimento e Administração de Vendas; Pós-Venda; Gerentes; Supervisores; Empresários; Empreendedores; Profissionais interessados em entender e dominar vendas em todos os níveis.
Conteúdo Programático do Curso de Vendas e Negociação 4.0
- Profissional, competências e venda de valor
- Quem é esse profissional de vendas e negociação de nova mentalidade?
- Os maiores erros dos vendedores do passado.
- Que profissional de vendas e negociação o cliente quer receber?
- Em que, você profissional de vendas e negociação acredita?
- Posicionamento e atitudes de sucesso em vendas.
- Aumento de 1% nas vendas resulta em 3,3% de lucratividade*
- Aumento de 1% no preço aumenta 33% na lucratividade*
- (*Fonte: Pesquisa McKinsey – 2005).
- Exercício: Vou provar! – Demonstração de um balancete.
- As competências para a negociação e vendas de alta performance
- Perfil do profissional de vendas de alta performance
- As premissas na Negociação 4.0 e da venda inteligente.
- Captação e fidelização total de clientes.
Potencial do cliente (capacidade), cobertura de venda (visitas) e penetração (volume de venda)
- A excelência do atendimento e relacionamento com o cliente.
- Teste: Perfil do profissional de alta performance em vendas.
- Venda de valor e não de preço – crenças limitantes
- Em que você acredita? Commodity, volume?
- Seus pensamentos são as causas das suas palavras.
- Mudando o foco e o pensamento – produto para o cliente.
- Como agregar valor em um produto ou serviço.
- Como negociar agregando valor para o cliente.
- O tripé da agregação de valor: você, o cliente e o produto.
- Negociando valor, fugindo da guerra de preços.
- Exercício: Como eliminar as crenças limitantes do preço.
- Estratégias de Vendas
- O que é Vendas a partir do valor do cliente?
- Por que você precisa primeiro de estratégia?
- O ciclo da venda e processo de aprimoramento.
- Como a venda inteligente funciona – Estratégias e Táticas.
- Venda com foco – foco na solução do problema do cliente.
- Estratégia de longo prazo – foco na conta do cliente.
- O cenário da estratégia da conta – 4 passos para o sucesso.
- O ponto de início: posicionamento do cliente.
- Prática: Posicionamento – Foco no sucesso e não na falha!
- Os seis elementos chaves da estratégia da Negociação 4.0
- Usando influenciadores de compras do cliente.
- Influenciador de compras econômico – foco e importância.
- Influenciador de compras gerente de loja – foco e competência.
- Influenciador de compras – repositores foco e responsabilidade.
- Coach em compras – quem pode abrir caminho.
- Como vender para todos os influenciadores de compras.
- Alertas para os riscos e alavancagens de forças.
- Exercício: Identificando os Influenciadores de compras
- Identificando as oportunidades de negócios
Os 4 modos de respostas da negociação 4.0.
- O modo de resposta: crescimento (oportunidade de ganho)
- O modo de resposta: problema (solução de faturamento)
- O modo de resposta: equilíbrio (estabilidade)
- O modo de resposta: superconfiante (não precisa do seu produto)
- Prática: Cobrindo todos os modos com estratégias e táticas.
- A Negociação de alta performance em vendas
A importância dos ganhos mútuos.
- Os quatro quadrantes da matriz do ganha – ganha.
- Diferenças entre ganho e resultado.
- Ganho-resultados
- Influenciador de compras financeiro – estratégica e tática.
- Resolvendo problema 1: identificação
- Resolvendo problema 2: Quando você está bloqueado
- Resolvendo problema 3: A zona de desconforto
- Prática: As melhores táticas de negociação.
- Sua posição com o influenciador de compras financeiro
- O Coach, para orientar o caminho em compras.
- Os 3 critérios para identificar um coach em compras
- Testando seu coach
Lidando com a concorrência no seu território de vendas
- Tipos de concorrentes.
- Por que o foco no concorrente não funciona?
- Por que o foco no cliente funciona.
- Como vencer o concorrente
- Estratégia e território – foco no ganha-ganha
- Cliente lucrativo ideal – demográfico e psicográfico
- Desenvolvendo o seu cliente ideal
- Estratégia e território – administrando o time de venda
- Tempo, território e dinheiro.
- O efeito do rolo de custo – causa e efeito
- Exercício: Mapa dom cliente ideal.
- O pipeline de vendas
- Prioridades e alocações – trabalhando o funil
- Alocando tempo – O processo dinâmico.
- Prioridades e alocação de tempo no território de vendas
- O plano de ação para vendas complexas e consultivas
- A regra básica essencial de vendas
- Pondo a teoria em ação da negociação 4.0
- Estratégias quando você não tiver tempo
- Estratégia de vendas – permanente
- Estudo de caso: A concorrência e o cliente ideal.
- Táticas de vendas
- Vendas de longo relacionamento e vendas de soluções
- FOCO no problema ou na dificuldade do cliente
- Fatos, Oportunidades, Consequências e Obter solução
- Ferramentas para levantar informações, identificar oportunidades,
- demonstrar as consequências e apresentar soluções de vendas.
- FOCO na solução do problema ou na dificuldade do cliente
- Características, Ampliação dos Benefícios e Expectativas
- Ferramenta para vender com FOCO no interesse do cliente.
- Transformando uma necessidade implícita de solução para explicita
- As razões e motivos da decisão de compras pelo cliente.
- Necessidades Implícitas e Explicitas do cliente.
- Ferramentas para intensificar o desejo de solução do problema identificado (criado pelo vendedor).
- O contato de vendas (visita ao cliente) – Tática em vendas
- Ciclo de Vendas – PIS, Sucesso e como evitar o insucesso
- Situação atual, fatos e oportunidade de negócios
- Dificuldades e insatisfações da empresa cliente
- Efeitos e necessidade de solução dos problemas
- Foco na solução do problema
- Ferramentas para a preparação da visita, análise dos resultados e alimentação do planejamento de vendas.
- Quebrando barreiras, impasses e objeções em vendas com eficácia
- Como mudar uma objeção na cabeça do cliente.
- Transformando o “não” em “sim” – acordo condicional.
- Entendendo o porquê da objeção do cliente;
- Compreendendo o ponto de vista do cliente;
- Persuasão por meio de um novo ponto de vista.
- Como provar ao cliente que a decisão é certa.
- Técnicas: Aterramento, refraseamento e ressignificação.
- Colocando em prática o aprendizado de negociação e vendas:
- Simulações e dramatizações de vendas, roleplaying de objeções e jogo de negociação.
Instrutor: A. J. Limão Ervilha
Especialista em vendas de produtos e serviços: Strategic Selling e Tatical Selling, com certificação da Miller Heiman® International Sales Consulting, desenvolvendo programas especiais para seus clientes.
Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management, em Negociação para Profissionais de Alta Performance.
Graduado em Comunicação Social e Pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda pela New York State University.
Coach com certificação internacional pela ICC – International Coach Community dedicando-se a coaching em liderança, gestão de pessoas e Vendas.
DHE® com certificação de Dr. Richard Bandler e Máster em PNL, realizado com cursos do criador Dr. John Grinder. Formado em Análise Transacional.
Professor, autor de 6 livros: HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, VENDAS COM APLICAÇÃO DE NEUROLINGÚSTICA, editados pela NOBEL; NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, NEGOCIE BEM , LIDERANDO EQUIPES, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES editados pela SARAIVA,, e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).
Atuou como executivo nas empresas: Fleischamenn & Royal (Kraft Foods – americana), Santa Marina (Saint Gobain – francesa), Incepa (Ag Keramic Laufen – suiça), Portobello (nacional) e Eletrolux (sueca).
Como consultor atuou nas empresas: ALPARGATAS, AMBEV, AMAGGI, BASF, BOB´s, BR FOODS (Perdigão) BOSCH, COCA-COLA, CREDICARD, DANONE, DELLMARE, DURATEX, FORD, IGUAÇU (Café), J. MACEDO, KIBON, KRAFT FOODS, PEPSICO, PHILIPS, TENNECO, SCHNEIDER ELÉTRIC, SEW, SULAMÉRICA, MERCEDES BENS, UNILEVER, VOLVO, VOTORANTIN, YAKULT, entre outras.
Outras informações
- Treinamento 100% Online – Transmissão Ao Vivo
- Transmissão e Participação utilizando o aplicativo de webconferência ZOOM;
- Aula interativa: durante todo o treinamento o aluno participa e interage com o Instrutor para realizar comentários e tirar dúvidas.
O Curso de Vendas e Negociação 4.0 Oferece:
- Material Didático e Certificado por meio eletrônico
- 30 dias para sanar dúvidas