R$200

Curso Imigração Italiana: História, Pesquisa Genealógica e Cidadania 2021

Ações e painel de detalhes

R$200

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Descrição do evento
Curso pago pelo Zoom | 7 aulas

Sobre este evento

O curso online apresentará um resumo da história da migração italiana para o Brasil; fornecerá informações gerais e dicas práticas sobre pesquisa genealógica, com ênfase nos registros de migrantes italianos, e abordará aspectos históricos e práticos do reconhecimento e concessão da nacionalidade italiana.

Serão sete encontros: 28/06 (segunda-feira), 29/06 (terça-feira), 30/06 (quarta-feira), 01/07 (quinta-feira), 02/07 (sexta-feira), 05/07 (segunda-feira) e 06/07 (terça-feira). No total serão 17h30 horas de curso, sendo 15h para conteúdo e 2h30 para perguntas e respostas (um dia reservado somente para essa atividade, 06/07).

As aulas, que ocorrerão das 18h30 às 21h, acontecerão por meio da plataforma Zoom e serão ministradas pelo professor, historiador e genealogista, Virginio Mantesso; pelo historiador e pesquisador do Museu da Imigração, Henrique Trindade, e pelo sociólogo e genealogista, Daniel Taddone.

Virginio Mantesso: Natural de Sorocaba, SP, 100% descendente de imigrantes italianos, cidadão italiano desde 1987 e residente na Itália. Bacharel em História (USP 1994), organizador e ministrante de dois cursos presenciais com mais de 50 turmas em São Paulo e em outras cidades: "Imigração Italiana: dados históricos e competência em pesquisa genealógica", desde 2005; e "Elementos de Paleografia: Leitura e transcrição de documentos antigos", desde 2009. Realiza estudos e pesquisas de genealogia brasileira e italiana, busca de documentos para reconhecimento de cidadania italiana e transcrições de documentos antigos. Palestrante do RootsTech Connect, maior evento de genealogia do mundo, promovido pelo FamilySearch em fevereiro de 2021. Autor, com duas colegas, do e-book "Guia de Pesquisa Genealógica para Cidadania Italiana" (2021).

Daniel Taddone: Sociólogo (FFLCH/USP), pós-graduado em Arquivística pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) e em Genealogia e Arquivos pela Universidad de Córdoba (Espanha). Presidente do COMITES NORDESTE (comitê dos italianos residentes na região Nordeste) na gestão 2015-2021. Ex-funcionário do Istituto Italiano di Cultura di São Paulo, do Consulado-Geral da Itália em São Paulo e do Consulado da Itália no Recife. Escreve, mensalmente, duas colunas na revista bilíngue Insieme sobre origens e significados de sobrenomes italianos e sobre a genealogia de personalidades ítalo-brasileiras. Palestrante do RootsTech Connect, maior evento de genealogia do mundo, promovido pelo FamilySearch em fevereiro de 2021.

Henrique Trindade: Historiador (FFLCH/USP) e pesquisador do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Ministra os cursos "Pesquisando Documentos de Família" e "Registros de Imigrantes: História e Pesquisa". Autor do e-book sobre o Acervo Digital do Museu da Imigração.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento on-line

{ _('Organizer Image')}

Organizador Museu da Imigração

Organizador de Curso Imigração Italiana: História, Pesquisa Genealógica e Cidadania 2021

O Museu da Imigração ocupa parte das edificações da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, que, entre 1887 e 1978, recebeu, acolheu e encaminhou para postos de trabalho mais de 2,5 milhões de imigrantes, migrantes e refugiados. Dormitórios, refeitório, hospital, enfermaria, sala de registro, estação férrea e agência de colocação foram alguns dos vários ambientes que compunham esse conjunto arquitetônico, cuja construção está intimamente ligada a políticas de substituição da mão de obra escrava, de povoamento do interior paulista e de incremento da economia local. 

Em 1993, foi criado o museu, com a missão de preservar, pesquisar e comunicar a imigração no estado de São Paulo. Atualmente, neste edifício são abrigadas coleções, e realizadas exposições e programações culturais que celebram e problematizam a temática em uma perspectiva histórica e contemporânea. 

Funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 17h. Domingos e feriados, das 10h às 17h. 

Salvar este evento

Evento salvo